Worlds 2020: Após conquistar o Mundial, ShowMaker lembra do seu pior momento: “Fiquei deprimido, não sabia o que fazer da vida”

League of Legends
De:Vitor Ventura-
October 31, 2020

A DAMWON Gaming é a campeã do Mundial de LoL 2020. A equipe da LCK derrotou a Suning na manhã deste sábado (31) por 3×1 e trouxe a Taça dos Invocadores de volta à Coreia pela primeira vez desde 2017.

Os jogadores da DWG participaram da coletiva de imprensa após a conquista do título, onde falaram sobre o confronto contra a equipe chinesa, o significado de conquistar o Mundial e suas carreiras até o momento, o ápice esportivo na vida de cada um.

Como não pode faltar em nenhuma coletiva de campeão mundial, a pergunta sobre os campeões que eles escolherão para receber as skins DWG foi feita logo de cara. Nuguri já havia dito antes que Kennen seria sua provável escolha.

Continue após a publicidade
DAMWON venceu a Suning e se sagrou campeã do Worlds 2020 (Foto: Riot Games)

Quais campeões ganharão a skin DWG?

O suporte, BeryL, ainda não se decidiu. Ele está entre Leona e Pantheon. Apesar do campeão ter sido sua marca registrada neste Worlds, o jogador acha que dificilmente ele continuará sendo jogado como suporte na próxima temporada. Outro que também está em dúvida é o atirador, Ghost. Ele afirma que escolherá entre Ashe ou Caitlyn.

Por outro lado, Canyon e ShowMaker já cravaram suas respostas. O jungler optou por Graves “porque sou mono Graves”, já o Meio escolheu Twisted Fate.

Da CK ao Topo do Mundo e pior momento de ShowMaker

A DAMWON Gaming, apesar do título da LCK e do Mundial, é uma organização nova na elite sul-coreana. Eles conquistaram o acesso à primeira divisão no final de 2018, e logo nos dois anos seguintes, jogaram os dois Mundiais.

Worlds 2020 Showmaker

Ghost falou qual foi seu momento mais memorável, e também mandou um recado para jogadores que estão passando por momentos difíceis em sua carreira.

“Se até esse cara (ele mesmo) conseguiu conquistar o Mundial, não tem porque desanimar. Você vai conseguir conquistar seus objetivos. Para mim, o momento mais memorável da minha carreira foi aquele há alguns minutos, no palco.”

ShowMaker também respondeu sobre seu momento mais marcante e a trajetória desde a classificação à LCK até o título Mundial.

“Eu diria que meu momento mais marcante foi hoje, mas exceto esse, foi em 2018, quando eu jogava na Challengers Korea (2ª divisão da Coreia), nós não conseguimos chegar aos playoffs do 1º split e eu fiquei muito deprimido. Pensei ‘o que eu vou fazer da minha vida agora?’ É esse momento que me vem à mente agora.”

Feedback do treinador e Franquias na LCK

A partir de 2021, assim como o CBLoL, a LCK também adotará o formato das franquias. Na opinião do coach da DAMWON, Zefa, a região continuará evoluindo.

Ainda com a palavra, o coach sul-coreano não deixou as broncas de lado, mesmo com o título Mundial em mãos. “Nossos jogadores cometeram alguns erros hoje, mas nada que prejudicasse a vitória, então eu gostaria de dizer que eles tiveram uma grande performance. Uma mensagem para eles: Vocês são os melhores do mundo.”

Um dos destaques desta Grande Final foi sem dúvidas o Pentakill conquistado por Bin, topo da Suning, na única vitória da equipe na série, no Jogo 2. Foi o primeiro Penta na história em uma decisão de Worlds. Seu rival de rota, Nuguri o avaliou após a partida:

“Bin é um jogador excelente com campeões de side lanes, ele brilha muito quando tem controle e prioridade sobre elas. Eu soube que ele é muito novo, tenho certeza que ele tem um futuro brilhante pela frente.”

Preparação para Final e amadurecimento da DAMWON

Novamente o treinador Zefa tomou o microfone, desta vez para responder sobre a preparação da equipe rumo à decisão. Ele conta que não conseguiram treinar muito por conta das gravações antes da Final, mas que não havia problema pois eles já haviam scrimado bastante antes disso.

 Zefa (dir.) comentou que a DAMWON não treinou muito para a Grande Final (Foto: Riot Games)

“Nós focamos nos VODs da Suning das Quartas e Semifinais, analisamos todos os jogos e discutimos bastante”, afirma o coach.

Este é o segundo mundial da DAMWON. No ano passado, a equipe da LCK chegou como Seed 3 da região, passou pela Fase de Entrada e acabou eliminada nas Quartas de Final para a G2. Sobre as diferenças daquele time para o atual, Zefa falou da experiência de seus jogadores.

“No ano passado, a DAMWON estava com muitos jogadores novatos que jogavam ao redor da sua mecânica, mas para este ano, com muitos feedbacks do treinador Daeny, os jogadores começaram a compreender melhor o jogo e absorveram muito bem. Eles se tornaram inteligentes e mantiveram seu grande nível mecânico.”

Recado de Ghost para jogadores pelo Mundo

Na transição para a parte final da coletiva, Ghost pegou o microfone e pediu a palavra. Era, o que parece, um complemento à sua primeira resposta, quando falou para jogadores que estejam passando por momentos difíceis.

Ghost agradeceu à sua namorada e família pelo apoio e mandou recado a jogadores pelo mundo (Foto: Riot Games)

“Eu já passei por um longo período ruim na minha carreira. Teve um momento onde cheguei a pensar que o mundo estava contra mim, mas queria dizer que agradeço muito o apoio dos torcedores, e também gostaria de agradecer à minha namorada e minha família que me apoiaram durante esse período. Eu amo vocês.”

A DAMWON Gaming trouxe o título de volta à LCK após uma seca de dois anos. Além dos dois títulos chineses, um europeu e um da LMS, todos os outros seis Mundiais foram conquistados por times sul-coreanos.

Você vê todos os resultados do Worlds 2020 aqui no Mais Esports.

Veja também: Assista ao show de abertura da grande final

24 horas de Esports em apenas 10 minutos. Assine o Recall, a Newsletter diária do Mais Esports!