A PEACE venceu a RED Canids por 3-2 nesta sexta-feira (8) e eliminou os brasileiros do Worlds 2021, o mundial de LoL. Babip, caçador e um dos destaques da equipe da Oceania, deu uma entrevista para o Mais Esports e falou sobre a preparação para jogar contra a matilha, entrada do Avenger, evolução da região da Oceania e confronto contra a Cloud9.
Série contra a RED Canids
Babip começou falando sobre como foi a série contra a RED Canids e como a PEACE se preparou para enfrentar as principais forças da matilha.
Eu não consigo me lembrar do Jogo 1. Bom, nós viemos para esta série pensando em, se não dermos muitas vantagens… Nós achamos que somos um time melhor no mid e late game e, pelo que vimos da RED contra os outros times, achamos que eles tinham um early game forte e parecia um time bastante coordenado, e assim eles ganhavam os jogos. Ganhavam o early e tropeçavam no final, foi o que vimos nos jogos. Este era o plano de jogo, e claro que você precisa lutar no começo, não pode só entregar tudo, então tivemos que medir forças e foi isso, basicamente.
O caçador também comentou sobre o “stomp” nos jogos 4 e 5, sendo um a favor da RED e o outro a favor da PEACE, que finalizou a série. Para ele, a vantagem de escolha de lado no último confronto e bons drafts foi essencial para o resultado.
Eu sinto que os dois times têm o mesmo nível lutando, e um nível similar individualmente. Mas, acredito que no Jogo 5 nós tínhamos a escolha dos lados, tínhamos mais habilidade para adaptar o draft e penso que nosso draft foi uma grande parte do nosso Jogo 5, enquanto no Jogo 4 não pegamos nada de early-game, tentamos escalar, lutamos no começo quando não podíamos, aí a Zoe e o Lee Sin… nós nos adaptamos, vimos que não poderíamos mais fazer aquilo. Então pegamos campeões de early-game e lutamos, foi assim que vencemos.

Entrada de Avenger no jogo 4
Babip ainda revelou que acha que seus treinadores ficaram um pouco surpresos com a entrada do Avenger, e que a adaptação deles em relação ao mid laner no jogo 4 não foi boa, já que deixaram a Zoe passar, um campeão que Avenger joga muito bem.
Eu tenho quase certeza que meus treinadores foram um pouco… Para mim, pessoalmente, os jogadores não estavam pensando nisso. Assim que vimos que ocorreu a substituição, quero dizer, claro que sabíamos dele, até banimos campeões dele, mas nossa adaptação ao Jogo 4 não foi tão boa, porque demos Zoe pra ele e… Bom, ele praticamente mandou no jogo. Nos adaptamos para o Jogo 5. No fim, fomos um pouco pegos de surpresa.
Situação da Oceania no competitivo de LoL
A Oceania não tem uma liga oficial há algum tempo, mas continua com competições de LoL feitas pela ESL e licenciadas pela Riot. Mesmo com um cenário não muito favorável, a região continua evoluindo e chegou a passar de Fase no MSI 2021. Babip não acha que isso tenha alguma relação, mas ressaltou que é surpreendente a evolução da região mesmo com os melhores jogadores sendo contratados por times de fora.
Eu não acho que a Liga tenha algo com isso. A LCO que está vigente agora é muito boa, então não teve muita perda nesse sentido. Claro que nossos melhores jogadores sempre vão embora, porque são contratados por outras regiões, o que nos deixa tão surpresos quanto a isso, continuamos performando internacionalmente, mesmo perdendo jogadores todos os anos. É bastante surpreendente que ainda consigamos competir em campeonatos internacionais, mesmo perdendo nossos melhores jogadores, se talvez eles continuassem aqui, seríamos uma região bem forte. Mas, infelizmente, é melhor ir para outra região.
O caçador também citou a paixão dos jogadores de lá pelo jogo, e que isso é um diferencial para eles continuarem evoluindo mesmo com empecilhos.
Eu penso que os jogadores que continuam na Oceania… o salário é um lixo, tudo se trata de paixão. Há jogadores no NA, não tantos na Europa… Eu não quero generalizar, mas há jogadores que pensam “é um trabalho, paga bem”, há jogadores assim, certo? Mas se você está na Oceania e você joga LoL, você o faz porque ama. Você quer chegar em outra região e competir, por isso ainda é interessante jogar na Oceania. Eu acredito que há muitos talentos vindo, na LCO, ainda há novos talentos vindo, por isso eu acho que é assim.

Confronto contra a Cloud9
A PEACE enfrentará a Cloud9 valendo vaga na Fase de Grupos do Worlds 2021. Para Babip, a equipe da Oceania tem que jogar praticamente perfeito em todos os jogos, se quiser a vitória.
Eu sinto que ganhar é possível, não vou dizer que é impossível, mas teremos jogar muito bem, todos os jogos. Teremos que estar na nossa melhor forma em todos os jogos e não podemos errar no draft, não podemos nos dar esse luxo contra um time como a C9. No final, o melhor time sempre vence a Md5, por adaptar picks e nós mostramos todos os nossos hoje. A vitória é possível, mas teremos que jogar muito bem e nos adaptar bem também na série.
Para finalizar, Babip disse que caso a PEACE se classifique, ele gostaria de ir para o grupo D, que tem um time do NA e um da Europa.
Não consigo me lembrar de todos os Grupos agora, mas acredito que tenha um mais fácil com um time do NA e um da Europa. É esse que eu quero ir.
Caso a PEACE se classifique, Babip terá que se contentar com outro grupo, já que a LNG já se garantiu no grupo D por regras do sorteio.
O confronto de PEACE e Cloud9 está marcado para começar aproximadamente às 13 horas. Confira a cobertura completa do mundial de LoL aqui no Mais Esports e também no nosso canal no Youtube, que terá vídeos diários do torneio.