Após ter confirmada sua eliminação do Worlds 2022, ao não ficar entre os dois melhores do Grupo A, o treinador da Fnatic, Yamato, conversou com o Mais Esports e falou sobre a leitura do meta dos times adversários, além de elogiar a EDG, quem ele considera ser a equipe mais perigosa e assustadora, em suas palavras, e explicou sua opinião.
No passado, sempre havia um time que vencia o Mundial e ele estava fora da curva no meta, como a FPX 2019 ou a IG 2018 com suas jogadas em solo lanes, ou ganks Lv.2 em todos os jogos, ou a FPX com jogadas na mid lane com o Nautilus, e a DAMWON com os jogos ao redor da jungle, sempre garantindo que ele tenha apoio e jogar pela mid lane. Agora, esse mínimo foi estabelecido e normalmente as equipes se moldam em torno dos times que já venceram o Mundial antes, esse é o nível estabelecido e você aprende o que esse time fez. Desta vez, temos muitas equipes com grandes jogadores onde um mínimo foi estabelecido e será bem mais disputado. Se eu fosse escolher um, eu diria que a EDG está muito perigosa, está muito assustadora.
Yamato explica ainda que sua opinião é baseada na “profundidade” da champion pool dos jogadores da EDG, que podem jogar, na sua visão, com o maior número de campeões e estilos de jogo, quando comparada com outras equipes do campeonato. “Isso será muito importante nas próximas fases do torneio.”
O coach também teceu elogios à Rogue, única equipe europeia e até ocidental ainda viva no Worlds 2022. Ele conta que, apesar dos times da LEC estarem bem cientes dos melhores campeões do meta, a Rogue vai um pouco além e se destaca na região e no campeonato. “Eles já mostraram isso na Final da LEC e estou ansioso para a continuação da campanha deles.”
A Fnatic e a G2 deram adeus ao Worlds 2022 ainda na Fase de Grupos. Os fanáticos até conseguiram boas vitórias no começo desta etapa, mas perderam todos os jogos na Volta e foram eliminados, vendo T1 e EDG avançarem. Já os samurais venceram somente um confronto contra a EG e perderam todos os outros compromissos da Fase de Grupos.
Yamato relembra derrota para a LOUD
A Fnatic teve que passar pela Fase de Entrada do Worlds 2022 antes da Fase de Grupos e Yamato foi questionado se disputar a etapa inicial do torneio ajudou a equipe a se encontrar melhor no meta.
Bom, olhando de dentro do time, você trabalha com mais informação do que funciona e o que não funciona para você e é sempre mais fácil poder testar suas teorias no palco e ter esses jogos no palco para realmente desafiar suas ideias. Por exemplo, o jogo contra a LOUD, nós tentamos jogar de Fiora e Akali, queríamos fazer algo diferente. As pessoas me falaram que trolamos naquele draft, mas se o conteúdo é muito diferente, depende de como você executa, aqueles 5 campeões que tivemos nos jogos, pode ser algo que os outros times podem sonhar, mas no fim, não foi algo que executamos bem e foi algo que sofremos. No fim, por conta da complexidade da composição, não conseguimos. Às vezes, as coisas vão ser melhor nos treinos, mas você está trabalhando com informações limitadas porque a situação de treinos não estava fácil para nós, então tínhamos que nos explorar quando formos jogar no palco, então acho que os jogos do play in foram essenciais para o nosso sucesso, principalmente no começo da Fase de Grupos.
Dando mais detalhes sobre a partida contra os brasileiros, que foi vencida pela LOUD, Yamato afirma que não achou que o adversário tenha jogado “tão bem”, mas elogiou uma característica que ele diz ser normalmente encontrada em equipes que são campeãs de suas regiões.
“Eles são muito dedicados às suas ideias de como jogar o jogo, e isso ficou bem evidente na forma que eles lutavam e lidavam com situações. Não importa o quão ruim era a decisão, todos acompanhavam”, explica Yamato.
Todos estavam na mesma página. O melhor exemplo disso é o Maokai, de algum jeito, fez 4 campos, perdeu as duas poções e entrou no rio, o que ele fez é totalmente ruim, porque a Sejuani… Porque se a gente flasha no Maokai, ele morre na hora e aí o jogo poderia ter acabado, porque o Maokai ficaria totalmente atrás, mesmo assim ele entra no rio e seus companheiros estão com ele. Se fosse a gente, provavelmente teríamos abandonado o jungler, porque pensaríamos que ele estaria trollando, mas a LOUD veio com o Sylas e a bot lane e de repente mudou a situação, só porque eles nos chamaram a essa reação, nos puniram muito bem e o jogo ficou bem difícil a partir dali. Nós levamos algumas lutas quando não estávamos na mesma página, enquanto que a LOUD estava sempre junta e isso é crítico para vencer jogos Md1. Eles tinham a composição que funcionava bem nessa ideia e essa foi a força principal da LOUD que eles capitalizaram nessas situações.
Worlds 2022
O mundial de LoL acontece entre os dias 29 de setembro e 5 de novembro, com etapas no México e os Estados Unidos. Ao todo são 24 times lutando pelo título mundial e uma premiação de mais de US$ 2 milhões!
Confira a cobertura completa do Worlds 2022 com tabelas, calendário de jogos, resultados, estatísticas das partidas, line-ups, formatos e outras informações aqui no Mais Esports.