Worlds 2022 já considera formato de Double Elimination, diz Riot

League of Legends
De:Vitor Ventura-
November 4, 2021

Em coletiva de imprensa realizada nesta quarta-feira (3) antes da Final do Worlds 2021, o Head de Esports Global da Riot Games, John Needham, declarou que a publisher está considerando mudanças no formato do Mundial de LoL, principalmente depois do feedback de jogadores e da comunidade em geral.

Todos os anos, nós olhamos para o nosso formato e sempre queremos entregar o torneio mais incrível possível, um que seja ótimo para os nossos fãs assistirem e também para os times disputarem. Estamos cientes que a LPL mudou seu formato e como deu certo. É algo que definitivamente vamos considerar.

A liga profissional de LoL da China, a LPL, adotou o formato de dupla eliminação em seus playoffs. Isto é, dependendo da classificação da equipe na Fase de Pontos, ela precisa perder duas vezes nas séries Md5 para ser realmente eliminada da competição. Caso ela esteja no chaveamento superior e sofra uma derrota, ela seguirá no campeonato, mas na chave debaixo.

Continue após a publicidade

Exemplos pelo mundo

A LEC, na Europa, possui um formato semelhante. A finalista do 2º split, Fnatic, passou todo o playoff na Chave Inferior, já que se classificou ao mata-mata em 5º lugar. Seus adversários foram a Team Vitality, que ficou em 6º lugar, e depois Misfits, G2 e Rogue, todos os times que estavam na Chave Superior, mas foram derrotados.

Playoffs LEC 2021
Como se vê, as equipes que terminam de 1º a 4º lugar vão para a Chave Superior (Imagem: Reprodução/Leaguepedia)

No caso da LPL, o formato é um pouco mais complexo, já que possui 17 equipes. Porém, olhando a jornada da campeã do 2º split, a EDG, Meiko e companhia terminaram a fase de pontos em 2º lugar, o que garantiu uma vaga direta nas Quartas de Final. Entretanto, logo na primeira série, eles foram derrotados pela Team WE, por 3×2.

Por estarem no Round 4 dos playoffs, a EDG foi à Chave Inferior, onde enfrentou e venceu a LNG, depois a própria Team WE, e na Final, a FPX, se consagrando campeã do split e Seed 1 da região no Worlds 2021.

Playoffs LPL 2021
A partir do Round 4, as equipes podem perder ao menos uma vez (Imagem: Reprodução/Leaguepedia)

Tal mudança certamente acrescentaria mais partidas eliminatórias e mais séries Melhor de Cinco ao calendário do Mundial de LoL, algo que as equipes expressam descontentamento.

Enquanto a Riot decide se muda o formato para o ano que vem, o Worlds 2021 caminha para sua final. Neste sábado (6), DAMWON Kia e EDG disputam a Grande Final do Mundial de LoL, a partir das 9h da manhã, no horário de Brasília.

Veja também: EDG pode se tornar o segundo time a vencer um MSI e Mundial

24 horas de Esports em apenas 10 minutos. Assine o Recall, a Newsletter diária do Mais Esports!