×





×





×





×





×


Logo MaisEsports
Notícias
Campeonatos
Outros
Mais Esports

Worlds 2022: “Sempre tiveram muito respeito por mim”, conta Turtle sobre a EG

League of Legends

Após conseguir passar da Fase de Entrada, a Evil Geniuses foi eliminada na Fase de Grupos do Worlds 2022. A equipe é comandada pelo brasileiro Turtle, ex-jogador profissional e que já chega em seu segundo campeonato internacional junto aos norte-americanos.

Em entrevista exclusiva ao Mais Esports, Turtle falou sobre a campanha da equipe, mudança de meta, como conseguir bons treinos e também todo o aprendizado que ele teve em 2022 junto à EG.

Turtle fala sobre grupo difícil da EG e mudança de meta

Turtle começou falando sobre o grupo da EG, que tinha JDG, DAMWON e G2. Ele comentou que o grupo era difícil, mas que eles esperavam uma DAMWON “um pouco mais fraca”.

Estávamos esperando que a DAMWON viesse um pouco mais fraca, pois não tiveram um split tão bom na LCK, mas chegaram aqui e começaram a atropelar todo mundo

O treinador brasileiro também comentou que o meta está bom para o Canyon e que houve muitas mudanças do que estavam jogando na Fase de Entradas e na Fase de Grupos.

Muita coisa mudou, foi aparecendo mais Maokai, as bot lanes com Lucian, Nami e Kalista ganharam mais prioridade, mas todo mundo teve que se adaptar

Turtle comemora vitória contra a G2

A EG já estava em uma sequência de sete derrotas para a G2, por isso Turtle comentou que eles queriam muito vencer a partida, e conseguiram, resultado que, posteriormente, também eliminou a G2 do torneio.

A gente estava com um pouco de receio de perder novamente, queríamos muito ganhar deles. Ficamos muito felizes com a vitória em cima deles e pensamos “levamos o EU junto”. […] Mas, se você for ver, o NA ganhou mais que o EU, devido às nossas partidas contra a MAD Lions

Imagem do treinador Turtle, da Evil Geniuses
(Imagem: Divulgação/Colin Young-Wolff)

Gap da LCK e LPL para outras regiões está aumentando?

Existe a chance de passarem os quatro times da LCK e LPL para as quartas de final do Worlds, desclassificando todas as equipes ocidentais. Turtle falou sobre o “Gap” entre a LCK e LPL com as outras regiões, mas, para ele, MD! não é a melhor forma de determinar isso.

Tem um Gap sim, mas eu não acho que seja muito grande, por exemplo, se fosse uma MD5 daria pra ver com mais certeza os times que são melhores. EM MD1 às vezes acontece qualquer coisinha level 1 que acaba trollando tudo, então o gap é grande porque eles são mais consistentes nas decisões deles, mas se fosse uma MD3 ou MD5, conseguiríamos ver mais o quanto é esse gap.

Vantagens de jogar a Fase de Entrada

A Evil Geniuses foi um dos times que veio da Fase de Entrada, e Turtle comentou quais são as vantagens e desvantagens de já ter jogado no torneio.

Tem a vantagem de já estar no ritmo de jogar no palco, na rotina de treino, as vezes com o meta mais aprimorado por estar treinando com os outros times, e quando você vem direto para a Fase de Grupos, precisa dar uma estudada a mais no meta, pois as vezes os times possuem até outro meta diferente dos treinos, e acaba misturando com o da galera da Fase de Entrada

Mudança de meta no Worlds 2022

Turtle também falou sobre a mudança do meta, principalmente considerando a Fase de Entrada para a Fase de Grupos do Worlds 2022. Ele contou que reforçou sempre que o Maokai “está roubado”, mas que também já vinha escutando sobre vários outros picks.

Por exemplo, já sabíamos que estava acontecendo Karma mid com jungle carry, mas ainda não apareceu direito, e também já estávamos sabendo que muitos times estavam jogando de Nidalee, e tinha boatos de Kindread e Graves. O meta da Fase de Entrada não tinha muito Maokai jungle e esses junglers carry, mas o pessoal veio e já estava treinando com eles

Como conseguir treinos com times grandes

Já é de conhecimento do público que, conseguir treinos com times grandes sendo uma região Minor, não é nada fácil. Turtle explicou que isso depende muito da “network” que o time tem com outros, e que eles conseguiram bons treinos justamente por isso, mas que para times menores é mais difícil.

Para você conseguir achar treinos, depende muito do seu network. Nós conseguimos treinar contra a Gen.G, contra a T1, mas temos um bom network, e é mais fácil para quem tem contato. É muito difícil um time de região Major conseguir treinar com um de região Minor, exceto se tinha algum problema de calendário e eles estejam buscando qualquer time para treinar.

Esse ano até foi mais fácil porque o pessoal do Worlds fez um Discord com todos os times, só não sei se a LCK e LPL estavam lá, mas daí todos os times estavam marcando treinos, foi a primeira vez que vi isso, então ajudou todo mundo. Até avisei a galera da LOUD para entrarem lá e conseguirem marcar treinos.

Turtle EG MSI 2022 Dia 5
(Imagem: Divulgação/Colin Young-Wolff)

Turtle fala aprendizado de 2022

O Worlds 2022 não é o primeiro campeonato internacional de Turtle com a Evil Geniuses, pois a equipe também jogou o MSI 2022. O treinador brasileiro falou sobre todo o aprendizado que conseguiu em 2022.

Todo o aprendizado que eu tive em 2022 foi uma coisa absurda, tudo o que aprendi tanto como coach, quanto coisas fora do jogo. Trabalhei com o Inspired e consegui aprender muita coisa que eu não tinha nem ideia, ver o raciocínio dele é uma coisa que eu nunca tinha visto em um jogador antes.

Turtle comentou também que sempre foi muito respeitado na EG desde que chegou, mesmo com os jogadores sabendo que ele era de uma região Minor.

Eles tiveram muito respeito desde o começo, e depois foram vendo que eu tinha conhecimento também. O tempo foi passando e eles foram vendo que eu tinha algo a acrescentar, e então passaram a me respeitar ainda mais!

Worlds 2022

mundial de LoL acontece entre os dias 29 de setembro e 5 de novembro, com etapas no México e os Estados Unidos. Ao todo são 24 times lutando pelo título mundial e uma premiação de mais de US$ 2 milhões!

Confira a cobertura completa do Worlds 2022 com tabelas, calendário de jogos, resultados, estatísticas das partidas, line-ups, formatos e outras informações aqui no Mais Esports.

Bruno Rodrigues

por Bruno Rodrigues

Publicado em 18 de outubro de 2022 • Editado há quase 2 anos

Matérias Relacionadas
League of Legends
LCK 2024: Após 5ª semana, T1 vive má fase e HLE se torna top-2
League of Legends

LCK 2024: Após 5ª semana, T1 vive má fase e HLE se torna top-2

A LCK 2024 2º split já chegou na 5ª semana e a T1 ainda vive uma fase difícil, enquanto a HLE assume o posto de segunda força coreana!

Há 8 horas
League of Legends
LPL 2024: Após 6ª semana, LNG e JDG se classificam para os playoffs
League of Legends

LPL 2024: Após 6ª semana, LNG e JDG se classificam para os playoffs

Na 6ª semana da LPL 2024, a LNG, JDG já se classificaram para os playoffs. A Anyone Legends também está muito próxima da classificação.

Há 10 horas
League of Legends
CBLOL 2024: Na 16ª rodada, paiN Gaming sai 0x2 e VKS volta a liderança
League of Legends

CBLOL 2024: Na 16ª rodada, paiN Gaming sai 0x2 e VKS volta a liderança

A paiN Gaming após 10 vitórias seguidas, termina 0x2 e a VKS agradece e retoma a liderança do CBLOL 2024 na 16ª rodada.

Há 11 horas
League of Legends
CBLOL 2024: “Foi uma escolha de todos”, diz LOUD Vencancio sobre o time não ter psicólogos
League of Legends

CBLOL 2024: “Foi uma escolha de todos”, diz LOUD Vencancio sobre o time não ter psicólogos

O SrVenancio, assistente técnico da LOUD, comentou que era uma decisão do time inteiro não ter psicólogo(a) no CBLOL 2024.

Há 12 horas
League of Legends
CBLOL 2024: VKS aplica a vitória mais rápida do split em cima da LOUD
League of Legends

CBLOL 2024: VKS aplica a vitória mais rápida do split em cima da LOUD

A VKS venceu a LOUD de lavada e conquistou a partida mais rápida do split na atual campeã do CBLOL. Stardust comentou sobre a Nidalee do Croc.

Há 13 horas
League of Legends
Resposta LoLdle hoje – 21 de julho: veja todas as soluções do dia
League of Legends

Resposta LoLdle hoje – 21 de julho: veja todas as soluções do dia

Confira a resposta LoLdle hoje, dia 21 de julho. O mini-game de LoL traz diversos desafios de adivinhação do League of Legends.

Há 21 horas

















































Campeonatos Atuais