A fase de grupos do Worlds 2022 acabou, mas ainda existe uma polêmica que ronda o grupo C, no qual a Top Esports (TES), poderia ter conseguido uma partida de desempate e talvez até avançado aos playoffs se não fosse um bug em uma partida.
O Youtuber Vandiril, famoso por encontrar vários bugs no League of Legends, relatou um problema que aconteceu logo no fim do jogo entre TES vs GAM; na ocasião, o time vietnamita venceu o jogo em uma virada incrível, resultado que ajudou o time de JackeyLove a ser desclassificado.
- Leia também: Veja os confrontos de playoffs do mundial de LoL
O final do jogo entre TES e GAM no Worlds 2022
O jogo entre as duas equipes foi bem disputado e decidido em uma luta no Dragão Ancião, na qual JackeyLove consegue roubar o objetivo e virar a luta para a TES. Os jogadores do time chinês então se juntam pelo mid e puxam até chegar no Nexus, momento em que Karthus, Sett e a Renata nasceram.
Eis que surge o problema: enquanto os jogadores da Top Esports batem nas torres e, posteriormente, no Nexus, o Karthus utiliza o seu R, e causa um dano devastador, causando muito dano na barra de vida dos jogadores chineses. Com isso, o Sett também usou o seu R e tirou JackeyLove com seu Lucian do alcance do Nexus, e em seguida, o eliminou por conta de estar com pouca vida.
Depois disso, a Marines consegue eliminar todos os jogadores da Top Esports e parte para a base do time chinês, conseguindo finalizar o jogo e garantindo sua única vitória no grupo C do mundial de LoL. Veja abaixo a jogada:
O bug do jogo da TES
O bug, entretanto, está relacionado a um item que o Lucian de JackeyLove tinha no momento, mas aparentemente não foi ativado. A Mandíbula de Malmortius, opção contra grandes danos de campeões AP, era pra ter segurado uma parte da ultimate do Karthus, e deixado o Lucian com mais vida do que ele ficou no momento em que foi acertado, especificamente com 500 de vida a mais.
This bug might have eliminated TES from Worlds.
In the final moments of GAM vs TES, Karthus ults TES team.
Nami w/ 96 MR takes 930 Damage.
Lucian w/ 100 MR takes 924 Damage.But Lucian had Maw. It activated, but didn’t block any damage. Otherwise, he would have had 600+ HP. pic.twitter.com/2K1ryCJZcJ
— Vandiril (@Vandiril) October 16, 2022
Com isso, mesmo que o Sett adversário tenha conseguido usar sua ult no Lucian e tirá-lo de perto do Nexus, JackeyLove conseguiria voltar com seu E e dar mais alguns hits, o que poderia ser o suficiente para vencer.
Obviamente essa é apenas uma possibilidade e, mesmo que o jogador não tivesse conseguido tal feito, ficou a dúvida entre a comunidade se o problema realmente pode ter eliminado a TES.
Abaixo, o Youtuber Vandiril demonstra como a Mandíbula de Malmortius deveria ter funcionado na ocasião:
Here is how Maw should work:
Karthus does 600 Damage here. I have 88 MR, he has 18 pen. 70 MR is roughly 41% damage reduction. So I should take around 350~ damage. You can definitely see that Maw blocked the damage from Karthus R. pic.twitter.com/e2ZRAeASfL
— Vandiril (@Vandiril) October 16, 2022
A vitória no jogo em questão seria muito positiva para a TES, que posteriormente venceu a DRX e Rogue. Com isso, a equipe poderia ter jogado um desempate e talvez conseguido sair da Fase de Grupos do Worlds 2022.
Outros bugs no Worlds 2022
Neste campeonato, o mesmo usuário Vandiril também apontou outros bugs que impactaram em algumas situações dentro de jogo. Um deles o do ignite, em que quando você utiliza o feitiço em um inimigo próximo da torre e ele morria, o aggro não virava para o campeão adversário.
In FNC vs EDG game we got another big bug.
Poppy doesn’t get Turret aggro despite attacking Jinx. Turret is just AFK and it’s a bug with Ignite.
When someone ignites enemy near turret and then dies, it’s likely that his allies attacking that target won’t get the turret aggro. pic.twitter.com/JttVRY4Agw
— Vandiril (@Vandiril) October 14, 2022
Além deste, durante o campeonato a campeã Orianna também sofreu com bugs, sendo até mesmo desabilitada do torneio por um período de tempo até ser ajustada.
Técnico da Fnatic se pronuncia sobre
O técnico da Fnatic, YamatoCannon, comentou em suas redes sobre o bug que aconteceu na partida entre Gigabyte Marines e Top Esports. Ele fez duras criticas a forma que a Riot Games trata essa questão.
A Riot não vai dizer nada sobre o bug porque o seu sentimento/regra sempre foi de que se os jogadores não detectarem os próprios bugs, eles não serão contabilizados. Me lembro de jogos em que vi bugs dos bastidores e não consegui sequer lutar por uma pausa ou chronobreak
Ele ainda fala que não sabe qual seria a melhor solução, mas que gostaria de mais informações da desenvolvedora e que vê claros casos de abuso de bugs. Por fim, o treinador comentou que recebem uma lista de bugs antes do campeonato começar.
Nós recebemos uma lista de bug e exploits que são conhecidos do jogo e podemos reportar bugs para a Riot antes do tempo, mas as primeiras ocorrências acontecem
Riot Games ainda não se pronunciou
A Riot Games ainda não se pronunciou a respeito do incidente envolvendo Gigabyte Marines e Top Esportes. Por outro lado, a empresa foi bem rápida com relação ao caso da campeã Orianna, desabilitando-a e ajustando o problema de maneira ágil. Caso surja um pronunciamento, essa matéria será atualizada.
Worlds 2022
O mundial de LoL acontece entre os dias 29 de setembro e 5 de novembro, com etapas no México e Estados Unidos. Ao todo são 24 times lutando pelo título mundial e uma premiação de mais de US$ 2 milhões!
Confira a cobertura completa do Worlds 2022 com tabelas, calendário de jogos, resultados, estatísticas das partidas, line-ups, formatos e outras informações aqui no Mais Esports.