O Worlds 2024 já começou e a esperança deu as caras, mas voltou a murchar: a paiN Gaming perdeu para o PSG Talon por 2×1, de maneira sofrida para os brasileiros. Em entrevista ao Mais Esports, TitaN esclareceu melhor o que aconteceu com a Tradicional.
TitaN, qual é o seu sentimento após essa primeira série deste Worlds 2024 contra o PSG?
Sentimento de que dava muito pra ter ganho os jogos. Muita gente estava falando que a gente só ia perder, que só ia ser um stomp, que a gente não tem nível pra jogar contra a PSG, mas isso só foi pra mostrar que a gente tem realmente nível pra bater de frente.
A gente errou alguns detalhes também, achei que alguns drafts estavam muito early game, o segundo e o terceiro, a gente acabou perdendo um pouco de pressão de side, mas é tudo no detalhe aqui, cara, é foda.
Você contou no off que o nível dos mids te surpreendeu muito, e tudo rodou muito em torno do Maple, você acha que essa Akali que desbalanceou?
Cara, eu acho que depois que eles baniram o Sejuani no segundo jogo, a gente ter buscado fazer as mesmas coisas, não foi tão ideal. Essa é a minha opinião, não sei como a gente vai conversar com o time ainda, mas com certeza eles jogaram bem, eles jogam bem pela parte de cima do mapa, mas eu acho que foi muito erro meu também de não ter olhado pra swap melhor também e ter tirado a pressão do mapa, principalmente no jogo do Rumble ali, que o Wizer ficou bem preso contra o Gnar, eu podia ter ajudado bastante, mas é como eu falei, cara, tudo no detalhe e eles jogaram melhor.
Como você, do bot, pode tirar essa pressão do Wizer?
Cara, é que depende dos champions, né? Como eu tava jogando com campeões habilitadores na maioria desses jogos, eu acabei tirando um pouco da pressão do Wizer, digo, tirei mais nesse terceiro jogo. No segundo em si, eu não fiz nada pra tirar pressão dele, e esse que foi o meu maior erro.
Eu acho que eu poderia ter ajudado muito ele a sair disso, a ficar tranquilo, e o primeiro jogo eu fiz muito bem, fiquei um pouco atrás, acho que na maioria dos jogos eu fiquei um pouco atrás pra ajudar o time na lead, mas a gente tinha uma composição um pouco melhor, a gente tinha como tomar a atitude pra cima deles.
Eu fiquei em dúvida se você ia gritar, mas até que rolou ali depois do primeiro jogo, né?
Ah, eu dei uma gritadinha pro dyNquedo, porque, mano, foi muito da hora, a gente jogou bem, a nossa comunicação, assim, estava impecável de verdade. Eu gostei muito do nosso trabalho, de como a gente jogou esse primeiro jogo, sinto que em algumas horas fomos um pouco indisciplinados, mas isso é fácil de se consertar no treino.
A gente sabe o quanto que a paiN veio antes, e aí fica todo aquele negócio de pressão. Como vocês estão lidando com isso?
Cara, a gente focou bastante no nosso mental nesse mundial, nós saímos juntos várias vezes pra gente se relembrar que a gente é do mesmo time, a gente tá tranquilo, a gente não precisa brigar, discutir tanto. Óbvio que já rolou (discussão), a gente não é perfeito também, nossos jogos foram um pouco difíceis no início, foi difícil de se adaptar no começo porque a gente tava parado um tempinho também, depois teve uma mudança de patch muito grande, e isso dificultou um pouco a gente.
Só que a gente não saiu muito dos nossos padrões não, até pelo menos nesse play-in agora, a gente tá com uma cabeça boa, a gente tá bem centrado no que é bom no meta, e é isso. Acho que a gente tá suave, tá muito confiante, mano, acho que o jogo da PSG dava muito, cara, sério.
A ficha ainda não caiu, né? Sobre esse resultado
Cara, agora demora um pouco pra cair a ficha, mas quando a gente chegar em casa, eu vou assistir o game e vão ter várias coisas que eu poderia ter feito de melhor e vou falar: “putz, mano, se eu tivesse feito isso ou aquilo”, mas…
Mas é um bom indício pra próximo game que é contra Vikings, certo?
É, geralmente a gente perde e fica todo mundo pra baixo, cabeça baixa, mas pelo menos a gente tá tranquilo e a gente tá confiante na tabela de baixo. Cara, ganhar da PSG, sinceramente, era um bônus, galera, a gente não olhava como se a gente fosse stompar ou ganhar de verdade dos caras, nós só começamos a sentir que daria pra ganhar deles depois dos últimos dois treinos agora que a tivemos, que onde a nossa evolução veio.
Tivemos uma conversa muito da hora, foi muito produtiva, e todo mundo concordou que dava pra ganhar deles. Lemos eles, estudamos muito.
E a preleção foi baseada nisso, certo? É o que imagino
Foi, foi, super isso. A forma que trabalhamos foi ótimo, então eu tô orgulhoso assim dos meninos, e eu acho que essa é a parte mais importante, focar em nós e focar no nosso segmento, que se a gente continuar fazendo o que tá dentro dos nossos padrões e do nosso alcance, a gente vai se sair bem no Mundial.
Eu não vi muito as redes, mas parece que o sentimento na comunidade parece ser de “a paiN está construindo algo diferente”. Você acha que é esse o hype que a galera deve ter mesmo?
Ah, cara, eu não gosto de ficar falando muito e ficar gerando expectativas nas pessoas, a gente ainda vai continuar fazendo o nosso trabalho da mesma forma que a gente tá fazendo.
Eu acho que temos mais chances contra os outros times de baixo, né, que é a Vikings, e aí eu não sei quem a gente vai pegar mais na frente, porque depende de resultado e é isso, mano, acho que a gente tá, de fato, bem.
Você chegou a ver o jogo da Vikings?
Assisti, assisti ao jogo da Vikings. Eu acho que eles ignoram muito o macro, são muito loucos, assim, dando engage sem parar. Ontem eu joguei com eles, eu joguei contra a GAM, e eu tava no time da Vikings, só que o SOFM (técnico deles) tava mid, e aí eu acabei pegando alguns padrões deles de, que eles entram mesmo sem informação alguma. Ignorando os detalhes, e foi assim que jogaram hoje contra a MDK, então a gente precisa saber punir, a gente tá bem confiante, obviamente. Se a gente jogar como hoje contra a Vikings, a gente tá tranquilo.
O mínimo é ganhar a próxima série do Worlds 2024?
Ah, com certeza, velho, se perder aí, eu juro que eu ficaria decepcionado. Com a line que a gente tem e o momento que a gente vive hoje, eu ficaria muito decepcionado de não tirar pelo a Vikings do Worlds.
Última chance da paiN Gaming no Worlds 2024
A paiN jogará na Chave Inferior contra a Team Vikings no sábado (28) e precisa da vitória para se manter no torneio. O time que perder estará eliminado na competição, enquanto o vencedor enfrentará o perdedor de PSG e MAD Lions.
Sobre o Worlds 2024
O Worlds 2024 acontece na Europa entre os dias 25 de setembro e 2 de novembro. O campeonato passará pela Alemanha, França e a final será no Reino Unido.
O Mais Esports fará a cobertura completa do Worlds 2024, então fique ligado para ficar por dentro de todas as notícias do torneio, entrevistas exclusivas com os jogadores, análises dos times, curiosidades e mais!