O Ranking da Riot já foi atualizado com todos os feitos do Worlds 2024 e, apesar do título, a T1 não conseguiu a liderança do ranking. Vamos entender na matéria este fenômeno do novo sistema do LoL competitivo.
T1 é campeã do Worlds, mas segundo lugar no Ranking da Riot
Por 22 pontos de vantagem, a vice-campeã do Worlds é a líder do ranking da Riot, mas porque a BLG conseguiu a liderança e não a campeã do Worlds, T1? Pra isso é preciso entender o que o ranking tenta medir.
Bom, o primeiro passo que se precisa entender é que o ranking avalia o ano de 2024, ou seja, todas as competições deste ano. Neste critério, a BLG teve um ano melhor:
- Campeã do 1º split da região;
- Vice-Campeã do MSI (batendo a própria T1);
- Campeã do 2º split da região;
- Vice-Campeã do Worlds (caindo para a T1).
Por outro lado, a T1 chegou a estar fora do pódio em uma das suas competições, relembre:
- Vice-campeã do 1º split da região;
- Terceira colocada no MSI;
- Quarta colocada no 2º split da região;
- Campeã do Worlds
Então, apesar do Worlds ser muito impactante, a T1 teve um ano geral pior e algo que contribui muito no ranking é o que eles chamam de “Força do Oponente”. E nisso tivemos, sim, a influência do ano passado, tal como na definição do número da “Força da Liga”, mas isso só dificultou o caso da T1.
Por ter uma Força do Oponente alta em toda matemática de 2024, a T1 ter amargado um terceiro lugar no MSI e quarto lugar na LCK pune muito mais ela porque é como se fosse uma zebra, visto que ela é favorita. Por viver poucas zebras, a BLG se deu melhor na matemática.
Concluindo: segundo os números da Riot, a BLG teve um ano melhor que a T1, sendo mais constante e sempre alcançando finais. A T1 teve uma das maiores subidas no ranking graças ao título do Worlds, e foi a responsável por tirar a liderança da Gen.G no ranking, mas não foi regular o suficiente pro top-1.
Feitos marcantes do Ranking Global da Riot
Ao fim do Worlds, a Riot registrou alguns dos feitos marcantes que aconteceram dentro do ranking, confira alguns abaixo:
- A maior mudança de posição foi da GAM (VCS) que foi da 37ª posição para a 28ª, a segunda foi da Flyquest (LCS) que foi da 16ª posição para a 10ª e a terceira maior foi a T1 (LCK), que foi da 6ª posição e terminou na 2ª;
- A maior zebra do Worlds 2024 foi da R7 (LLA), que estava na 50ª posição, e acabou vencendo a 100 Thieves (LCS), que estava na 37ª posição do ranking;
- O time que mais tempo permaneceu no 1º lugar do ranking foi a Gen.G (LCK), que passou 33 dias no topo;
- O Brasil, no fim, teve o seu melhor time no top-50, sendo este a paiN Gaming!