×





×





×





×





×


Logo MaisEsports
Notícias
Campeonatos
Outros
Mais Esports

Worlds 2024: “Não vejo a gente mudando nosso jeito”, diz paiN Cariok em coletiva

League of Legends

Receba as últimas notícias, resultados e novidades diretamente do seu WhatsApp e Telegram!

Berlim será a sede da Fase de Entrada do Worlds 2024, o mundial de LoL, e os jogadores da paiN já estão na cidade se preparando para a estreia na competição. Diretamente da Alemanha, Cariok, TitaN e Dynquedo concederam uma coletiva para a imprensa antes de enfrentar a PSG.

Dynquedo, eu vi aqui alguns campeões bem diferentes no high-elo europeu: Aurora, Yasuo, Yone, Orianna, Syndra, Ahri. Desses, você só jogou de Ahri e Yone, e até que jogou com Azir, que pode aparecer também.

Como você está se adaptando a esta mudança de meta?

Cara, então, realmente está tendo uma mudança, né? Está entrando bastante mago agora na pool do mid, eu acho que Corki e Tristana vão dar uma caída também, então vai dar uma mudança sim. Só que não é nada que eu nunca tenha jogado na minha vida, então faz parte, o LoL muda o tempo todo.

O pior pra gente foi que a gente teve muito pouco tempo, pra gente se adaptar, pra gente entender o que ia acontecer com o meta realmente, porque a princípio a gente não sabia se ia realmente mudar ou não, agora a gente percebeu que vai mudar mais.

Enfim, nos primeiros dias foi mais difícil, mas agora eu acho que a gente se encontrou. Estamos achando um padrão bom pro nosso jogo, então eu acho que a gente vai conseguir estar bem preparado pro nosso jogo contra o PSG.

Bem, antes de vocês viajarem, a gente conversou lá no Flow Games MD3 sobre justamente aquele primeiro impacto que os brasileiros têm em solo internacional. Eu queria saber como é que está sendo esse primeiro impacto pro time.

dyNquedo

Cara, acho que a princípio foi como eu disse: nos primeiros dias a gente ainda estava bem, meio sem ritmo, a gente também estava entendendo meta, então eu acho que no primeiro dia principalmente a gente estava bem devagar. Eu sinto que agora, comparando com o começo, a gente já está num ritmo muito melhor, já acho que a gente está jogando melhor, e como eu disse, a gente já se encontrou mais no que a gente quer fazer, no que a gente sente que vai ser confortável pra gente.

Então acho que a gente conseguiu entrar no ritmo já do mundial, no ritmo do meta, e acho que está sendo bem melhor pra gente agora. Acho que a gente está num nível bom, e no começo a gente teve algumas dificuldades, mas como eu disse, a gente confia muito um no outro, então em nenhum momento a gente deixou uma crise se instaurar, a gente simplesmente seguiu e falou, mano, a gente vai ter que se adaptar de algumas formas e vamos pra cima, tá ligado? Então a gente sente que a gente está num momento bom agora.

Essa primeira pancada não afetou vocês mentalmente?

dyNquedo

A gente fez até uma brincadeira, que isso acontece muito com os times aqui fora, acho que é algo que pesa bastante pro desempenho do Brasil, eu sinto, nos últimos anos. Contudo, é algo que a gente está tentando não deixar abalar, por mais que tenha jogado mal individualmente, tenha pecado em alguns pontos, é aquilo que eu falei: é questão de ritmo, de entender o meta melhor também e confiar nos próximos passos que a gente vai estar bem.  Como time eu sei que a gente está bem, então a gente só precisa encaixar esses pontos individuais que eu acho que a gente vai estar muito bem pros jogos.

Eu queria saber como é que tá o mental de vocês nesse primeiro momento. E qual é a maior preocupação de vocês pra esse primeiro jogo?

TitaN

Quanto ao nosso mental, a gente fez bastante atividade junto, pra não deixar a gente explodiu em algum momento. Óbvio que a gente teve algumas discussões, não somos perfeitos, rolou alguns momentos difíceis, mas isso foi bem no início. Como o Dynquedo falou, a gente ainda tava pegando o ritmo. Tava bem lento.

Cariok

Acho que é natural (discutir), quando a gente enfrenta um nível maior. Enfrentar os melhores times abre mais espaço pra discussão ediscussões construtivas também, afinal a gente estava discutindo pontos sobre o jogo e acho que tá todo mundo muito confiante. Porque a gente tá precisando melhorar nos treinos, estamos jogando contra times bons, não estamos tendo treinos ruins contra time ruins ou desperdiçando tempo. Então acho que isso tudo impacta na confiança do time e acho que a gente tá no caminho bom.

Cariok, você falou sobre os treinos. E é um ponto que eu queria abordar. A LOUD sofreu muito no jeito que jogavam a jungle, até mesmo na Europa, né? Dizem que o Tier 2 europeu também já é muito rápido nesse sentido da Jungle. Você tem sentido essa velocidade e esse ritmo te surpreendeu um pouco?

Cariok

Pra falar a verdade, eu não senti muita diferença especificamente na jungle. Acho que é um jogo como um todo. Como os times jogam pra fazer Tempo, pra estar na frente. Eu acho que isso impacta todo mundo, não só o jungler. Pra mim, todos estão mais preocupados em como cuidar do Tempo, não ficar atrás do Tempo.

Porque se os caras tomam o ritmo do jogo, é muito mais rápido de jogar. A gente é um time que gosta de jogar na frente. Nós gostamos de ditar o ritmo do jogo, então acho que isso impacta todo mundo, mas eu não vejo sendo mais Jungle contra Jungle. Eu vejo mais sendo como um time todo joga pro objetivo e com certeza o jogo tá mais rápido aqui.

Eu tava conversando até com o Wizer que, tem coisas que a gente faz no CBLOL dar certo porque os outros times não punem a gente. Os outros times não jogam tão rápido. Então até a gente pegar esse ritmo mesmo, leva um tempo. Pra mim, a gente está cada vez mais rápido, afinal, se a gente não jogar assim, a gente fica um pouco atrás dos outros times. Então tá todo mundo tomando um pouco mais de conta do próprio Tempo, sendo mais responsável na hora de jogar.

TitaN

Eu nem acho que é questão de ser tão rápido assim. Por exemplo: o CBLOL é muito padronizado em Dragão e Arauto, mas aqui os caras às vezes nem ligam pro Dragão conforme a composição deles. E aí eles começam a jogar muito batendo no mapa, sabe? Então às vezes você tá com os acúmulos do Dragão, mas a tua liderança tá muito baixa em cima deles. Porque eles são rápidos nesse sentido. Porque eles não precisam gastar o tempo deles fazendo os objetivos e no Brasil não é assim.

Cariok

Eu tava conversando com o Wizer e ele falou que, contra os times do Brasil, algumas vezes ele pensava: “se os caras estiverem aqui eu tô ferrado.”, mas aí ele meio que dava uns passinhos a mais e via que os caras não estavam e ele ficava de boa. Então ele pensou assim uma vez aqui na Europa e os caras estavam lá. Tem que preparar bem porque o ponto mais forte daqui é que os caras punem bastante, se você errar, se você estiver em um posicionamento errado no mapa, acho que eles tem os times mais rápidos pra punir as suas decisões.  Enquanto no Brasil eu sinto que a gente é um pouquinho mais lento, deixamos escapar algumas oportunidades. Mas acho que a gente vai melhorando com o tempo.

Dos treinos, qual é a maior dificuldade adaptação? E qual foi a surpresa positiva que vocês tiveram?

Cariok

De dificuldade, provavelmente o meta, isso é algo que estanis focando bastante e é o que mais mudou pra gente. Nós não somos um time ruim nos conceitos do jogo, claro que dá pra melhorar sempre, mas acho que o principal pra todo mundo é o meta, porque mudou bastante coisa em todas as lanes.

E o que deu de bom, acho que é o nosso macro. Eu vi que, tipo, se a gente tiver um jogo na frente, se a gente tiver igual com os caras, se a gente fizer as coisas que a gente sabe, tipo, o nosso macro assim, eu acho que sempre foi bom. Então eu não vejo gente tendo que mudar totalmente o que a gente joga, ou que tava tudo errado. Pra mim isso foi um ponto positivo, mas não foi uma surpresa, né?

TitaN

A gente tá bem dentro dos nossos padrões, velho. Eu acho que a gente não precisa mudar só porque a gente tá no Internacional, não. Então tá muito bom.

dyNquedo

É, a gente quer manter a nossa base, pelo menos o nosso jogo, a gente quer manter na mesma linha. Não dá pra manter os picks 100%, não dá pra manter tudo, porque o patch mudou, são coisas novas, a gente tem que tá pronto. Mas a ideia é a gente continuar mantendo o nosso estilo de jogo, os nossos conceitos.

Como é enfrentar o Betty, um jogador com uma champion pool tão extensa?

TitaN

Acho que a champion pool dele, atualmente, tá parecida com a minha. Eu acho que todos ADC’s estão jogando com as mesmas coisas, no mesmo padrão: Ashe, Ez… todos os campeões que eu sou acostumado a jogar. Lucian também, então eu tô bem tranquilo quanto às questões de detalhes, assim, nas matchups. Acho que eu e o Kuri estamos bem também, enquanto dupla, somos uma bot-lane muito forte.

E eu não senti uma diferença tão grande, assim, das botlanes que a gente jogou, obviamente. Porque quando eu joguei contra a RNG, em 2021, eu senti que era impossível ganhar dos caras em qualquer coisa, mas nos nossos treinos a gente tá de boa, a gente não sentiu dificuldade nenhuma, não.

E eu acho que a PSG não é tão excelente quanto a RNG, assim, né? Tipo, os players, Gala e Ming, mas o cara tem história. Ele continua sendo bom, obviamente, não estou desmerecendo o cara, ele é muito bom, mas eu confio no nosso jogo.

Vocês acham que o vocês acham que o bot é o caminho pra ganhar do PSG?

TitaN

Ah, tem que ver o draft, né?  Não dá pra falar. Tipo, às vezes eles desenvolvem pelo bot, às vezes pelo mid e jungle. É difícil de falar, a gente não sabe nem o side ainda. A gente tem que esperar pra ver isso também, mas a gente tem a nossa preparação já. Sabemos já sabe o que fazer e ainda tem mais amanhã pra se preparar, então agora é esperar.

dyNquedo

A gente não tem certeza, mas pelo que a gente sentiu, o jogo deles gira bastante em torno da bot lane, né? Eles gostam de, pelo menos, criar as coisas a partir deles e a partir daí dar ritmo ao jogo. Então acho que se a gente jogar bem nesse early game, bot lane, a gente pode, às vezes, sair com um pouco de vantagem. Acho que isso pode ser o bastante, meio que ajudar a gente a ditar o jogo. Porque eu acho que é o que eles fazem e é o que a gente gosta de fazer também.

O nosso ponto forte também talvez seja o ponto forte deles. Então quem sair bem nesse momento pode ser que comece a ditar o jogo.

Estreia da paiN no Worlds 2024

A paiN estreará no Worlds 2024 contra o PSG Talon já no dia 25 de setembro, que é o primeiro do mundial de LoL. O jogo está marcado para aproximadamente 12h.

Mais Esports fará a cobertura completa do Worlds 2024, então fique ligado para ficar por dentro de todas as notícias do torneio, entrevistas exclusivas com os jogadores, análises dos times, curiosidades e mais!

Imagem dos jogadores da paiN Gaming de LoL
(Imagem: Divulgação/riot)

Receba as últimas notícias, resultados e novidades diretamente do seu WhatsApp e Telegram!

Sérgio Fiorini

por Sérgio Fiorini

Publicado em 23 de setembro de 2024 • Editado há 9 horas

Matérias Relacionadas
League of Legends
Worlds 2024: “Não vejo a gente mudando nosso jeito”, diz paiN Cariok em coletiva
League of Legends

Worlds 2024: “Não vejo a gente mudando nosso jeito”, diz paiN Cariok em coletiva

A paiN Gaming concedeu a última coletiva de imprensa pré-Worlds 2024 e falou um pouco sobre a preparação da equipe!

Há 9 horas
League of Legends
Ignis Cup 2024: Rise Gaming é a grande campeã do 2° split
League of Legends

Ignis Cup 2024: Rise Gaming é a grande campeã do 2° split

É título inédito! A Rise Gaming conquista sua primeira Ignis Cup presencial no 2º split de 2024, e a destaque da equipe é copeira!

Há 11 horas
League of Legends
LoL: Modo Enxame foi um dos mais populares entre os modos PVE
League of Legends

LoL: Modo Enxame foi um dos mais populares entre os modos PVE

O Enxame superou as expectativas e foi um dos modos PvE mais populares já lançados no League of Legends.

Há 12 horas
League of Legends
LoL: Modo Arena não será permanente; Riot cita desinteresse dos jogadores
League of Legends

LoL: Modo Arena não será permanente; Riot cita desinteresse dos jogadores

Ativo desde o começo do ano, o Modo Arena não atendeu algumas expectativas da desenvolvedora, por isso fará parte da rotação de modos do LoL.

Há 13 horas
League of Legends
LoL: Temporadas temáticas? Rioters falam o que esperar do jogo em 2025
League of Legends

LoL: Temporadas temáticas? Rioters falam o que esperar do jogo em 2025

Finalmente os Rioters falaram um pouco mais do que os fãs podem esperar para o LoL em 2025!

Há 13 horas
League of Legends
LoL: Rioter mostra a evolução do sistema de autofill do jogo
League of Legends

LoL: Rioter mostra a evolução do sistema de autofill do jogo

Você odeia cair com autofill no time? Ou acha que perde porque seu time está com mais jogadores no preenchimento automático? A Riot está solucionando isso!

Há 14 horas

















































Campeonatos Atuais