A paiN Gaming estreou na Fase Suíça com derrota para a G2. Embora nunca seja bom perder, a comunidade e até os próprios jogadores já esperavam que seria uma partida muito difícil, e que a equipe europeia entrava com favoritismo absoluto.
Em entrevista exclusiva ao Mais Esports, o jungler Cariok, da paiN Gaming, falou sobre os erros da equipe contra a G2, draft, quem gostaria de enfrentar e mais.
Sensação após essa partida contra a G2
A G2 é um time que a gente já sabia que era muito bom. E eu acho que o ponto forte deles foi o nosso ponto fraco nesse jogo, que foi a questão de controlar bem o tempo. Acho que eles são um time muito forte nisso. Tanto que quando eles pegam o ritmo, fica muito difícil o jogo. Mas a gente sabia que ia ser um jogo difícil. A gente sabia que ia ser uma partida muito difícil contra eles. Mas claro que a gente queria mostrar um jogo melhor.
Você se sente frustrado com essa derrota?
A sensação é de que o jogo foi bem ruim, sabe? Porque quando eles começaram a ter o ritmo, foi difícil responder. Então eu senti que a gente estava só respondendo às plays deles e não tava conseguindo fazer a nossa própria play, propor nada. E eles são um time muito chato, né? Porque quando eles estão na frente, eles começam a pegar os campos, começam a entrar na sua jungle, aí fica muito tempo sem farmar. Aí é um pouco chato, né?
O problema foi mais draft ou situações do jogo?
Ah, acho que eu preciso rever um pouco do jogo ainda como foi. Eu acho que a gente, claro, que a gente cometeu alguns erros que acabou dando ritmo para eles e talvez quando foi o nosso turno a gente não conseguiu usar muito bem. Mas é um jogo que eu preciso reassistir pra ver o que de fato foi o problema. Mas estava difícil.
Draft contra a G2
Cara, é um time difícil de draftar contra porque eles têm muita champion pool, eles jogam com muita coisa diferente. Mas a gente conhece esse estilo de jogo deles também e a gente sabe que o Caps é um cara que gosta de usar bastante. Mas a gente escolheu uma comp mais voltada para teamfight. Era pra gente ter uma boa teamfight. Só que a gente não conseguiu executar muito bem. Então, é claro que a comp deles tinha força, mas também tinha fraqueza, mas não conseguimos explorar bem essas fraquezas.
A gente sabia que ia ser difícil o começo, principalmente por conta do Brand também. No começo ele é mais forte que o Maokai. Maokai é um moleque voltado mais para teamfight.
Mas acabou que eles pegaram muito ritmo, eles pegaram todas as larvinhas e as rotações deles ficaram muito mais fortes. E eu acho que a gente acabou se perdendo durante o jogo e eles só conseguiram impor o ritmo deles.A proposta deles foi muito boa contra a gente. Então acabou que a gente acabou colocando um cenário difícil que dependia muito do erro deles. Eu acho que se eles viessem e infartassem contra a gente nas nossas condições talvez a gente teria muito mais chance de ganhar. Só que como eles estavam usando muita side, acho que eles jogaram do jeito certo e a gente não conseguiu responder muito bem.
A derrota foi um banho de água fria “bom” ou não?
Ah, eu acho que não. Tipo, acho que a gente vai conseguir ver muita coisa desse jogo. Ainda mais que foi um jogo que a gente não conseguiu tomar muita ação. Então provavelmente tem erro nosso nisso, com certeza. Então a gente vai tentar consertar isso. A gente vai descobrindo quem é o nosso adversário. Não sei se já saiu. Mas a gente ainda tem partida pela frente. A gente ainda pode melhorar. E a G2 realmente é um time muito difícil. A gente sabia que ia ser complicado. Mas eu acho que eles estavam muito melhores no conceito que a gente hoje.
Rolou pressão nos jogadores?
A gente nunca gosta de perder, obviamente. Eu queria muito ganhar hoje. Seria mais uma parte do meu sonho. Acho que todo time estava assim, querendo muito ganhar. Eu não acho que a gente perdeu por pressão. Acho que foi mais gameplay mesmo. Acho que eles jogaram melhor que a gente. E claro que a gente teve alguns erros individuais também. Eu não acho que fiz uma boa partida. Mas eu senti que o coletivo deles foi superior hoje.
É melhor ou pior já jogar novamente no próximo dia?
Acho que o ponto positivo é que a gente já tá aquecido, tá quente. E o ponto negativo é que a gente não tem muito tempo pra corrigir esses erros. Mas acho que a gente vai sentar hoje, vai conversar, vai assistir o game. Eu acho que foram bem visíveis quais foram os nossos erros. Então a gente pode trazer isso pra melhorar amanhã. E foco no jogo de amanhã. Eu não sei contra quem ainda, mas eu tô muito ansioso. Porque ou a gente vai pegar um time muito forte e vai ser legal também jogar contra eles. Ou a gente vai pegar um time que dá pra ganhar e a gente tem muita chance.
Cariok tem preferência de enfrentar algum time?
Cara, acho que se fosse falar, o time da GAM seria o mais possível pra gente, né? Comparando nível. Tem GAM, tem Fnatic, T1 talvez… Mas eu acho que a GAM seria o time que veio do play junto com a gente, né? Tem a MAD Lions também. Eu acho que seriam os dois times que a gente teria mais chance, assim. E tem chance de a gente pegar a T1, né? Seria legal pra gente jogar contra o Faker. Mas eu prefiro pegar a Marines agora.
Próximo jogo da paiN no Worlds 2024
Quando a entrevista foi realizada, o sorteio dos confrontos ainda não tinha acontecido. PAra a felicidade ou não de Cariok, a paiN jogará contra a T1 no segundo dia da Fase Suíça doWorlds 2024. A partida deve acontece às 13h, aproximadamente.
Acompanhe a cobertura completa do Worlds 2024 com calendário de jogos, resultados, tabela, formato e outras informações aqui no Mais Esports! Confira também o nosso canal do Youtube com entrevistas exclusivas com os jogadores do mundial.