×





×





×





×





×


Logo MaisEsports
Notícias
Campeonatos
Outros
Mais Esports

Worlds 2024: “Vai ficar marcado na minha vida”, diz dyNquedo sobre campanha da paiN

League of Legends

Receba as últimas notícias, resultados e novidades diretamente do seu WhatsApp e Telegram!

A paiN Gaming foi eliminada do Worlds 2024 após perder de 0x2 da Team Liquid. É o fim da história de superação, após 8 anos, podemos dizer que fomos eliminados por enfrentar diversas equipes major.

Em entrevista exclusiva ao Mais Esports, o mid-laner dyNquedo, da paiN Gaming, falou sobre a série contra a Liquid e sobre a campanha do Worlds 2024 em si.

Por diversos momentos parecia que poderia dar paiN, mas a Liquid sempre conseguia uma vantagem. O que tornou a série tão difícil?

Sendo sincero, a gente estava bem confiante de que poderia ganhar hoje. É óbvio que ia ser um jogo difícil, mas comparado ao que a gente enfrentou nos últimos confrontos, a gente sentia que esse era muito mais ganhável. E acho que a gente lutou, em muitos momentos a gente tinha claras chances de ganhar os jogos, mas eu senti que a gente estava talvez um pouco afobado em algumas decisões. Enfim, eu acho que a gente tomou as decisões corretas. Foi o que fez a gente não conseguir fechar nenhum jogo, não conseguir ganhar nenhum jogo. Mas é isso, a gente lutou bastante.

E sobre o Nocturne? Vocês deram uma prioridade pra ele que não apareceu nos outros jogos da paiN. Veio uma inspiração da Gen.G?

Acho que foi um pouco inspirado, sim, na Gen.G, mas a gente também… Como eles estavam banindo Yone, a gente tinha que se adaptar um pouquinho no draft, mudar um pouco. E para ter uma sincronia melhor com os mids APs, como Orianna e Ahri, a gente tinha que achar mais algum campeão para encaixar nessa forma. Do que a gente encontrou, o que poder fazer mais sentido era o Nocturne.

A gente começou com Orianna e Nocturne, e como a gente disse, em muitos momentos o nosso combo foi muito bom e poderia ter dado o jogo para a gente e aí a gente quis apostar mais uma vez no segundo jogo.

Essa série contra a Liquid foi sua melhor atuação individual?

Tive alguns momentos bons e alguns momentos não tão bons aqui nesse Worlds, a meu ver. Enfrentei mid laners bem bons, então em alguns momentos eu acabei ficando para trás, principalmente mid game. Não consegui afunilar tanto recurso em mim, e aí em muitos jogos acabei ficando um pouco atrás.

Só que hoje a gente estava com uma constância, com uma ideia clara do que a gente queria fazer no jogo, então isso também facilitou um pouco o meu desempenho hoje. Mas de qualquer forma, era difícil da gente se manter no mesmo nível contra um Caps da vida, contra um Faker, tendo em vista que provavelmente eles estariam na frente no jogo, e como foi. Acho que por isso que essa série foi um pouquinho mais tranquila nesses pontos.

E o APA é muito conhecido pelo trash-talk, digitar no /all. Rolou isso na série e rolou alguma resposta de vocês?

Cara, eles não estavam (fazendo trash-talk), né? Mas nesse segundo jogo ele fez uma gracinha ali na hora que eles mataram o Cariok na nossa galinha. Ele digitou: “Nice Raptors, bro”, tipo, zoando ele que ele morreu, mas logo depois a gente matou ele, só que a gente estava muito focado para ficar digitando. A gente não estava num momento bom, então a gente deixou passar.

Bom, falando de Worlds, você citou os confrontos contra o Caps e Faker, e eu queria saber qual é o saldo final dessa experiência toda?

Bom, antes de tudo, gente está triste, um pouco desapontado com o nosso jogo, principalmente na série de hoje. É muito mais difícil de impor o nosso jogo contra times melhores, isso é fato. Mas eu sinto que a gente jogou bem abaixo do que a gente poderia hoje, por isso que a gente ficou bastante triste com a situação.

No geral, obviamente, foram grandes momentos que vão ficar na minha vida, marcado como, pessoal ou profissionalmente, enfrentar o Faker, matar o Faker, enfim. Então, a gente até se divertiu bastante nessa série contra eles, mas a gente, obviamente, quer sempre mais, então a gente estava na esperança de fazer um pouco mais pelo Brasil.

Infelizmente, a gente não conseguiu terminar da melhor forma possível.

E como transformar essa experiência em frutos para a paiN no futuro?

Acho que a gente vai conseguir tirar bastante coisa desse Worlds, quando a gente conseguir parar para re-assistir detalhadamente, a gente vai conseguir tirar alguns pontos importantes do que… Porque eles conseguiram expor tanto o nosso jogo em alguns momentos e que os times do Brasil não conseguem fazer.

Então, acho que, em termos de jogo, isso vai ser bastante bom para a nossa evolução. E, como experiência, foi o que falei: acho que eu nunca senti essa experiência comparando aos outros, mas, quando você olha para o outro lado e o homem (Faker), o verdadeiro homem está lá, é outra fita, entendeu?

Então, acho que essa sensação que a gente teve nesse Worlds vai ser uma coisa que vai fazer a gente amadurecer bastante também, profissionalmente e bastante pessoalmente.

E bom, muita gente falou que ficou escancarada a nossa falta de macro. Você considera que esse foi o ponto que mais decidiu a série?

Dentro de jogo, a gente sente muita coisa que, às vezes, não é tão verdade. Então, eu tenho que assistir de novo pra tirar uma conclusão melhor, mas, eu acho que eles jogaram o mapa um pouco melhor do que a gente, sim. Eu acho que eles conseguiram ter, controlar o tempo do jogo melhor do que a gente.

E acho que a gente estava fightando até melhor, dependendo até de jogar na lane melhor. Só que, quando era questão de mapa, de tempo, eles estavam com o tempo um pouco na nossa frente. Eu preciso assistir pra ter certeza se foi alguém que jogou mal, se eles jogaram muito bem, ou se era questão de draft.

Às vezes, você abre mão de coisas no draft pra fortalecer outras coisas. Por exemplo, no nosso jogo contra a G2, é óbvio que eles tinham um side mais forte do que a gente, só que a gente tinha uma teamfight muito boa. Só que, ao mesmo tempo, a gente não conseguiu fazer fight, porque eles controlaram o tempo muito bem.

Agora, pode mandar um recado para os brasileiros? Após essa jornada histórica do Brasil e da paiN no Worlds 2024

Cara, eu tô com saudade de vocês, primeiramente. Mas, é aquilo, eu sei que a gente fez história por um lado aqui. Sei que a gente deu muito orgulho em alguns momentos. Também, a gente deu bastante conteúdo, bastante coisa pra vocês se divertirem, como Champions Queue, enfim. Então, eu espero que vocês tenham curtido esse momento também, junto com a gente.

A gente queria muito ter desempenhado melhor aqui na Fase Suíça. Só a gente sabe o quanto que a gente tentou. E, eu fiquei mais triste pela série de hoje. Os outros dois times, se eu fosse falar, eu não sinto que a gente teria nível pra ganhar deles. Óbvio que a gente poderia ganhar um jogo ou outro, mas, se eu fosse falar de nível, com certeza eles são bem melhores.

Mas, a série de hoje eu sentia que era muito mais ganhável. Então, eu queria que a gente tivesse jogado melhor do que isso, mas, é aquilo: no fim das contas, a gente lutou o máximo que a gente pôde. Agradeço a torcida de vocês. Espero que vocês tenham curtido também esse momento. E tem enfrentado o Faker, né? (9:01) Que eu sei que vocês gostaram dessa parte.

Acompanhe o Worlds 2024

Acompanhe a cobertura completa do Worlds 2024 com calendário de jogos, resultados, tabela, formato e outras informações aqui no Mais Esports! Confira também o nosso canal do Youtube com entrevistas exclusivas com os jogadores do mundial.

Iamgem do Worlds 2024
(Imagem: Divulgação/Riot)

Receba as últimas notícias, resultados e novidades diretamente do seu WhatsApp e Telegram!

Sérgio Fiorini

por Sérgio Fiorini

Publicado em 07 de outubro de 2024 • Editado há 11 horas

Matérias Relacionadas
League of Legends
Worlds 2024: Kuri fala sobre seu primeiro mundial e campanha da paiN
League of Legends

Worlds 2024: Kuri fala sobre seu primeiro mundial e campanha da paiN

Kuri, suporte sul-coreano da paiN Gaming, falou sobre a partida contra a Team Liquid, sua experiência no Worlds 2024 e mais!  

Há 10 horas
League of Legends
Worlds 2024: “Vai ficar marcado na minha vida”, diz dyNquedo sobre campanha da paiN
League of Legends

Worlds 2024: “Vai ficar marcado na minha vida”, diz dyNquedo sobre campanha da paiN

Com a eliminação da paiN do Worlds 2024, o Mais Esports entrevistou de maneira exclusiva o dyNquedo pra falar da série contra a Team Liquid e sobre o Mundial.

Há 11 horas
League of Legends
Worlds 2024: Com T1 vs G2, próximos confrontos da Fase Suíça são definidos
League of Legends

Worlds 2024: Com T1 vs G2, próximos confrontos da Fase Suíça são definidos

A Fase Suíça já teve seus próximos confrontos definidos e teremos mais reencontros do MSI: T1 vs G2 e BLG vs PSG!

Há 14 horas
League of Legends
Worlds 2024: Melhor campanha ou longe disso? Comunidade reage à eliminação da paiN
League of Legends

Worlds 2024: Melhor campanha ou longe disso? Comunidade reage à eliminação da paiN

A Tradição fez história, mas foi a melhor história do Worlds? A comunidade está dividida se a campanha da paiN no Worlds foi a melhor ou não.

Há 14 horas
League of Legends
Worlds 2024: Cariok vê campanha da paiN como positiva: “é pedir muito a gente ir muito além disso”
League of Legends

Worlds 2024: Cariok vê campanha da paiN como positiva: “é pedir muito a gente ir muito além disso”

Após a derrota, Cariok, jungler da paiN, falou sobre a partida contra a Team Liquid, saldo final da participação brasileira e mandou um recado para a torcida. 

Há 15 horas
League of Legends
Worlds 2024: Vivemos a história! Team Liquid elimina a paiN do Mundial de LoL
League of Legends

Worlds 2024: Vivemos a história! Team Liquid elimina a paiN do Mundial de LoL

A paiN lutou com tudo, mas ficou pelo caminho: a jornada histórica no Worlds 2024 chegou ao fim após um 0x2 contra a Team Liquid.

Há 15 horas

















































Campeonatos Atuais