Se há uma pauta que ganha destaque durante períodos de LoL internacional, como o Worlds 2025, são os drafts. A análise sempre gira em torno de qual é a prioridade do Mundial e de quanto o time brasileiro consegue manter seu estilo dentro do que é considerado forte.
Por dentro do draft no momento que mais importava no Worlds 2025: isto é VKS!
Você percebeu como a Vivo Keyd Stars manipulou as prioridades na última série contra o PSG? Caso não tenha reparado, aqui estão as 10 maiores prioridades da competição:
- Top 1: Orianna 96.8% de aparição (22 banimentos/8 picks e 6 vitórias);
- Top 2: Yunara 93.5% de aparição (20 banimentos/9 picks e 6 vitórias);
- Top 3: Azir 90.3% de aparição (24 banimentos/4 picks e 2 vitórias);
- Top 4: Neeko 87.1% de aparição (20 banimentos/7 picks e 3 vitórias);
- Top 5: Poppy 80.6% de aparição (19 banimentos/6 picks e 5 vitórias);
- Top 6: Wukong 71% de aparição (12 banimentos/10 picks e 6 vitórias);
- Top 7: Sion 64.5% de aparição (8 banimentos/12 picks e 10 vitórias);
- Top 8: Alistar 64.5% de aparição (8 banimentos/12 picks e 6 vitórias);
- Top 9: Ryze 64.5% de aparição (8 banimentos/12 picks e 4 vitórias);
- Top 10: Ambessa 61.3% de aparição (11 banimentos/8 picks e 3 vitórias).

Agora que você tem os números, é possível analisar melhor os banimentos da Vivo Keyd Stars quando jogou do lado vermelho: Orianna, Yunara e Azir. Além de a Orianna ser a maior prioridade deste Mundial de LoL, o banimento por parte da Keyd só acontecia depois que a Akali do Mireu fosse retirada do jogo.
Fora a Akali, o outro banimento padrão do PSG foi a Neeko; os demais variavam entre outros mid-laners. Esse padrão criou um efeito de manipulação de draft bastante eficiente. Veja: na primeira partida, entre os dez campeões com maior prioridade, quatro já haviam sido banidos na primeira rotação — Orianna, Yunara, Azir e Neeko.

Ao fim do primeiro draft, três campeões do top 10 ficaram com o PSG (Ambessa, Ryze e Wukong) e dois com a VKS (Sion e Alistar). Após a vitória do PSG, restavam apenas cinco campeões possíveis dentro desse top 10, e mais uma vez os mesmos quatro foram removidos. Em ambas as partidas, a Poppy foi banida na segunda rotação — justamente pelo PSG. Dessa forma, a segunda partida não teve nenhum campeão do top 10 disponível.
Quando a Vivo Keyd Stars finalmente jogou do lado azul, no terceiro e último jogo da série, a equipe adotou uma estratégia completamente diferente de draft: nada de banir Yunara ou Azir. Em vez disso, foram dois bans direcionados ao melhor jogador adversário na série (Karsa, o jungler) e um banimento em Caitlyn. Como o PSG não removeu a Akali, a VKS também não baniu a Orianna.
Revisitando as prioridades: a Yunara foi o primeiro pick imediato da VKS, a Orianna ficou com o PSG, mas acabou sendo counterada pela Akali. O PSG ajustou os banimentos da segunda rotação para tentar enfraquecer o topo, e a VKS respondeu escolhendo justamente o que tanto havia banido antes: a Poppy. Assim, das dez prioridades, quatro ficaram para cada lado — porém, a maior delas, Orianna, acabou sendo neutralizada pelo melhor campeão do Mireu, a Akali.

Acompanhe Bilibili Gaming vs Vivo Keyd Stars
Este será o quarto jogo da VKS na Fase Suíça. A equipe agora soma uma vitória e duas derrotas (1–2) e precisa de mais dois triunfos para se classificar aos playoffs. A partida será no dia 25 às 5h.
Acompanhe a cobertura completa do Worlds 2025 com calendário de jogos, resultados, tabela, formato e outras informações aqui no Mais Esports! Confira, também, os canais do YouTube para entrevistas exclusivas.
Caso você queira acompanhar nossa transmissão, não perca a chance de assistir à costream do Mais Esports na Kick.
Participe do Bolão do Worlds 2025
Já deixou seu palpite? Teste seus conhecimentos (ou sua sorte!) no Bolão do Mais Esports e concorra a R$ 1000 em prêmios durante o Mundial de League of Legends!
Acesse o bolão, crie sua conta em menos de um minuto e comece a jogar agora mesmo. Lembre-se de palpitar todos os dias para acompanhar a fase suíça e aumentar suas chances de vencer!
- Veja mais: “Não parecem TÃÃO bons assim”, brinca Trymbi após sorteio da BLG; veja reações dos jogadores da Keyd







