Neste último domingo (19), o Brasil descobriu qual será o próximo confronto da Vivo Keyd Stars: a atual campeã da LPL, Bilibili Gaming. Contudo, não será a primeira vez que o seed 1 brasileiro enfrenta o seed 1 da China — e digo mais: já vencemos uma vez… mas faz nove anos.
Como era o mundo na última vez que o Brasil venceu o campeão da China em um Worlds?
O ano era 2016. Sob a bandeira da INTZ, com Yang, Revolta, Tockers, Micão e Jockster, o Brasil estrearia contra a EDG — campeã da LPL e do último MSI. Ninguém esperava uma vitória… até que ela veio, e o mundo inteiro ficou surpreso.
Nove anos se passaram, e quem viveu aquela época talvez não perceba, mas muita coisa mudou. Até mesmo o elenco: hoje, a INTZ não existe mais no LoL, e apenas Tockers segue no Tier 1, agora como head coach da RED Canids. E, além do cenário competitivo, o mundo também era outro.

Sua caminhada virou Jornada Pokémon: lançamento do Pokémon Go!
No dia 6 de julho de 2016, foi lançada uma febre que dura até hoje: Pokémon Go. O jogo chegou oficialmente ao Brasil em 3 de agosto e fez muita gente sair de casa para caçar Pokémons, disputar ginásios e explorar o bairro — um fenômeno que, se brincar, fez mais gente sair de casa do que a vitória da INTZ sobre a EDG!
De acordo com dados da Sensor Tower, o Brasil é o segundo país com mais instalações e uma das maiores bases de jogadores ativos. Em outubro de 2019, já eram 58,4 milhões de instalações, número que chegou a 63 milhões em julho de 2020, ficando atrás apenas dos Estados Unidos.

Antes desse ano não se faziam “stories” – porque não tinha no Instagram
Se você não viveu aquele período, vale lembrar que a rede social do momento para postar vídeos curtos e selfies era o Snapchat. Mas em 2016, o Instagram lançou o recurso Stories, que rapidamente atraiu boa parte do público e acabou vencendo essa “guerra”.
Hoje, o Instagram é a terceira rede social mais usada no Brasil, com mais de 134 milhões de usuários, tornando o país o terceiro maior do mundo na plataforma — atrás apenas de Índia e Estados Unidos, segundo o Special Report Digital 2025, da We Are Social.
A maior descoberta da ciência no século XXI
E não foi só na tecnologia que 2016 marcou época. Muitos dizem que a maior descoberta científica do século XXI aconteceu naquele ano: a primeira detecção de ondas gravitacionais.
Cem anos antes, Albert Einstein havia teorizado que a gravidade é uma força que distorce o espaço e o tempo — que, para ele, são uma coisa só. Em 2016, observando a fusão de dois buracos negros, cientistas registraram pela primeira vez as ondas de distorção do espaço-tempo, confirmando uma das previsões mais famosas da Teoria da Relatividade.
O fenômeno do mundo dos jogos não foi Pokémon Go…
O jogo que quebrou o ano de 2016 foi da Blizzard, um verdadeiro fenômeno e vencedor do prêmio de Jogo do Ano, concedido pela cerimônia anual The Game Awards, foi o Overwatch!
Unindo conceitos do MOBA – que estava em alta – e FPS – que nunca saiu de moda – o jogo foi uma febre no seu ano de lançamento. Na época, muitos apontavam que seria o Overwatch o jogo que desbancaria o League of Legends.
Mas o tempo mostrou o contrário: em 2025, o LoL ainda conta com 10 a 11 milhões de jogadores ativos diários, segundo a ActivePlayer.io, enquanto Overwatch 2 registra entre 2 e 3 milhões. O LoLzinho resistiu — e continua firme como um dos maiores jogos do mundo.

Em 2016 existiam 13 regiões no League of Legends
No Worlds 2025, as regiões participantes são LTA (que dará lugar ao CBLOL e à LCS em 2026), LPL, LEC, LCK e LCP. Lá em 2016, o Mundial reunia LPL, LCK, LMS (semelhante à atual PCS), LCS EU, LCS NA e os classificados do International Wild Card (IWC).
No IWC, competiam LAS e LAN (que mais tarde se uniram na LLA), OPL (Oceania), LJL (Japão), LCL (CEI — região da antiga União Soviética, sediada na Rússia), TCL (Turquia), GPL (Sudeste Asiático) e CBLOL (Brasil).

Acompanhe Bilibili Gaming vs Vivo Keyd Stars
Este será o quarto jogo da VKS na Fase Suíça. A equipe agora soma uma vitória e duas derrotas (1–2) e precisa de mais dois triunfos para se classificar aos playoffs. A partida será no dia 25 às 5h.
Acompanhe a cobertura completa do Worlds 2025 com calendário de jogos, resultados, tabela, formato e outras informações aqui no Mais Esports! Confira, também, os canais do YouTube para entrevistas exclusivas.
Caso você queira acompanhar nossa transmissão, não perca a chance de assistir à costream do Mais Esports na Kick.
Participe do Bolão do Worlds 2025
Já deixou seu palpite? Teste seus conhecimentos (ou sua sorte!) no Bolão do Mais Esports e concorra a R$ 1000 em prêmios durante o Mundial de League of Legends!
Acesse o bolão, crie sua conta em menos de um minuto e comece a jogar agora mesmo. Lembre-se de palpitar todos os dias para acompanhar a fase suíça e aumentar suas chances de vencer!
- Veja mais: “Não parecem TÃÃO bons assim”, brinca Trymbi após sorteio da BLG; veja reações dos jogadores da Keyd












