Worlds 2025: “Sinto que o Brasil evoluiu muito […] O gap está diminuindo”, diz CFO Chawy

Worlds 2025: “Sinto que o Brasil evoluiu muito […] O gap está diminuindo”, diz CFO Chawy

Chawy atuou como coach no Brasil por um curto período na Falkol, durante o ano de Circuitão de 2020, e hoje (25/10/2025) concedeu uma entrevista ao Mais Esports sobre o acesso da sua atual equipe — a CFO — aos playoffs do Worlds 2025.

Apesar de a antiga LMS/PCS e atual LCP já ter vivido um título de Worlds em 2012, esta é a primeira vez desde 2015 que a região vai para os playoffs de um Mundial de LoL. Explicando o feito, as peculiaridades da equipe e até dando conselhos para o Brasil, confira como foi a entrevista com Chawy:

Como é o sentimento de ver a CFO nos playoffs?

É incrível, porque para a nossa região não chegávamos aos playoffs há 10 anos. Então isso significa muito para nós — não apenas para o time, mas para toda a comunidade e os fãs que estão assistindo.

Eu gostaria de saber por que você acha que é tão importante usar seis jogadores e o quanto isso significa ver esse trabalho dando certo em 2025?

A primeira coisa é que, no ano passado, quando formamos esta equipe, ouvi sobre a possibilidade do Fearless Draft. Então pensei nos jogadores que poderíamos usar no palco, porque cada um tem campeões nos quais é muito, muito bom — seus campeões principais. Se você tem dois jogadores com picks principais diferentes, isso funciona muito bem no Fearless Draft. E foi o que fizemos no First Stand, onde surpreendemos as pessoas com o nosso Sion, GP, Gragas, essas escolhas. Então eu acho que é tudo sobre planejamento, quando você forma a equipe e tudo mais. Funcionou bem pra nós.


Continue depois da publicidade

Foto: Reprodução/Riot Games

E falando sobre hoje, por que você substituiu o Driver pelo Rest?

Eu costumo escolher os jogadores sempre me baseando nos drafts e no estilo de jogo que quero. Depende de contra quem vamos jogar e de qual lado estaremos. Então sempre tem alguma estratégia por trás. A gente sabia que, se a FlyQuest perdesse, eles escolheriam o lado azul, e planejamos baitar a escolha de Sion indo pro lado vermelho, o que funciona muito bem pra nós nos scrims e também contra muitos dos grandes times das quartas de final. Então sabíamos que daria certo.

Isso é incrível. Eu também gostaria de ouvir de você sobre a temporada de 2025 do Doggo. Porque, na minha opinião, ele foi um dos melhores jogadores da Fase Suíça. Como você vê essa evolução do Doggo?

Sinto que o Doggo é alguém que sempre se destaca quando precisamos dele. Durante a Fase Suíça, nem todos nós estávamos na nossa melhor forma, mas, como capitão, ele está sempre lá por nós. Ele apoia os companheiros de equipe e deixa claro que está tudo bem se falharmos — porque ele sempre pode nos carregar. Eu me sinto realmente grato por ter o Doggo na equipe.

Você já passou um curto período no Brasil, certo? Então, eu gostaria de saber: onde o Brasil pode se inspirar no que vocês da CFO fizeram neste Worlds?

Pra ser honesto, sinto que o Brasil evoluiu muito, especialmente este ano. Vimos como o Brasil se saiu e sinto que o gap está diminuindo. Os brasileiros estão indo bem. Eles só precisam… talvez ter um jogo mais estável no late, assim como nós da CFO, porque somos muito fortes no early/mid-game, mas ainda precisamos aprender como fechar o jogo.

Sinto que, quando o Brasil descobrir como fazer isso, vai se tornar muito mais forte.


Continue depois da publicidade

Foto: Reprodução/Riot Games

Eu ouvi que vocês treinaram com a Vivo Keyd Stars. Qual é a sua análise sobre eles?

Eles são definitivamente uma equipe parecida com a nossa, que gosta de puxar lutas no início do jogo. Eles não têm medo de brigar, e acho que isso é algo que uma equipe vencedora precisa ter. As equipes do Brasil sempre tiveram isso — então tudo se resume ao macro no late-game, em como fechar o jogo. Acho que isso é o mais importante.

Olhando para os playoffs, contra quem você está mais animado para jogar?

A gente espera enfrentar equipes que ainda não jogamos, porque já enfrentamos a AL, a T1… jogamos contra muitas equipes este ano. Mas não jogamos contra a KT e a Gen.G, então esperamos que sejam times que ainda não enfrentamos — talvez assim eles não estejam tão preparados pra nós.

Como você disse, a última vez que sua região esteve nos playoffs mundiais foi em 2015. Que mensagem você acha que isso envia para o mundo de League of Legends?

Não tenho certeza, mas estamos aqui apenas pra nos divertir. Espero que todos possam ouvir nossa comunicação contra a FlyQuest — é tudo muito divertido. É só diversão e jogo. Todo mundo está muito tranquilo e só se divertindo. Então eu sinto que os jogadores de esports precisam… se divertir mais. E o treinador precisa criar um jeito pra todos se divertirem, porque é assim que eles vão se sair bem!

Participe do Bolão do Worlds 2025

Já deixou seu palpite? Teste seus conhecimentos (ou sua sorte!) no Bolão do Mais Esports e concorra a R$ 1000 em prêmios durante o Mundial de League of Legends!

Acesse o bolão, crie sua conta em menos de um minuto e comece a jogar agora mesmo.
Lembre-se de palpitar todos os dias para acompanhar a fase suíça e aumentar suas chances de vencer!

Acompanhe o Worlds 2025

Acompanhe a cobertura completa do Worlds 2025 com calendário de jogos, resultados, tabela, formato e outras informações aqui no Mais Esports! Confira, também, os canais do YouTube para entrevistas exclusivas.

Caso você queira acompanhar nossa transmissão, não perca a chance de assistir à costream do Mais Esports na Kick.


Continue depois da publicidade

Foto: Reprodução/Riot Games

Publicado em

Atualizado

Sérgio 'Correslol' Fiorini

Sérgio 'Correslol' Fiorini

Jornalista nos Esports desde 2022. Tropa da Edificação. Jornalismo que incomoda.

Matérias relacionadas

Parceiros
Apenas para maiores de 18 anos, aposte com responsabilidade.
ESTRELA★BET
ApostaGanha
Betfair
Partidas
Resultados
Ultimas Notícias
Worlds 2025: “Sinto que o Brasil evoluiu muito […] O gap está diminuindo”, diz CFO Chawy - Mais Esports