Félix “xQc”, ex-jogador profissional de Overwatch e um dos maiores streamers do mundo, teve sua conta da Twitch suspensa nesta semana. Isso porque o canadense começou a assistir e transmitir os jogos olímpicos de Tóquio em seu canal sem autorização, o que resultou em um banimento por DMCA.
O streamer estava transmitindo uma luta de judô quando seu canal acabou sendo suspenso. XQc comentou que tomou as precauções necessárias e afirmou que não esperava pelo banimento. Ele também se desculpou e disse que pretende seguir as diretrizes da Twitch de forma mais rígida.
I THINK I GOT MY CHANNEL LIVE-DMCA’d. I TOOK NECESSARY PRECAUTIONS AND THOUGHT IT WOULD BE FINE. REALLY DIDN’T EXPECT IT BUT I COUL’VE EASILY AVOIDED THIS. SORRY FOR EVERYONE INVOLVED INCLUDING THE VIEWERS. I’LL BE BETTER/SMARTER NEXT TIME AND FOLLOW GUIDELINES MORE STRICTLY
— xQc (@xQc) July 28, 2021
“Acho que meu canal foi derrubado por DCMA. Eu tomei as precauções necessárias e achei que estaria tudo certo. Eu realmente não esperava, mas eu poderia facilmente ter evitado isso. Desculpa para todos os envolvidos, incluindo os espectadores. Eu serei melhor e mais inteligente na próxima vez, seguirei as diretrizes com mais restrição”.
Todos que realizam transmissões que incluam eventos esportivos como os jogos olímpicos, shows, séries ou filmes de plataformas de streaming e até mesmo músicas de fundo sem permissão podem acabar tendo seus canais derrubados por direitos autorais. Esta foi a quarta suspensão de xQc na Twitch.
Veja também: Ganhar no LoL é mais difícil que vencer os russos, brinca Douglas Souza, da Seleção brasileira de Vôlei