Durante a última semana, a Twitch notificou diversos streamers acerca de uma punição de 7 dias. Nomes como Yoda, Rakin, Pimpimenta e Smurfdomuca receberam um ban de 7 dias por ter usado a palavra “mongoloide” como xingamento.
Senhores, fui notificado pela TW que meu canal vai der suspenso por 7 dias por eu ter usado a palavra “Mongoloide” enquanto eu jogava com os meus amigos. Se eu realmente ofendi alguém eu peço desculpas do fundo do meu coração. Eu tava curtindo bastante e me dedicando muito+
— YoDa SL (@StoneDYooDa) April 18, 2020
A decisão dividiu opiniões nas redes sociais. Yoda disse que “queria falar tanta coisa, mas às vezes é melhor guardar para mim”, após declarar que está frustrado com a situação imposta.
No momento da publicação da matéria, Rakin já tinha sido notificado que receberia uma punição, mas seu perfil ainda não foi suspenso. O ex-jogador profissional de League of Legends disse que não poderá participar da live de outro streamer, seja em voz ou pessoalmente.
A palavra mongoloide se refere à raça mongol, um grupo étnico asiático, e de forma pejorativa àqueles que sofrem com o Síndrome de Down – doença que causa atrasos de desenvolvimento e atinge 150 mil pessoas anualmente no Brasil segundo o Hospital Israelita Albert Einstein.