Depois da polêmica envolvendo a ministra do Esporte, Ana Moser, que disse em janeiro que esports são entretenimento, agora a própria afirmou que o governo federal terá um grupo de trabalho interministerial para discutir os esportes eletrônicos.
Durante o anúncio, feito durante uma audiência da Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado, a ministra afirmou que é preciso ter um debate sobre os esports, já que historicamente o Ministério não aprovou a modalidade como esportes.
“Todas as relações do esporte eletrônico precisam ser organizadas, porque é um fenômeno inegável e fortíssimo em termos econômicos inclusive”, disse Ana Moser.
Ela ainda continuou a fala, explicando que os esports têm implicações em várias áreas, incluindo emprego e direitos trabalhistas. “É um setor importante que não pode ser tratado só pelo esporte, deve ser tratado por outras pastas. A gente está tratando isso dentro do governo. Estamos fomentando bastante para que aconteça o mais rápido possível”, concluiu.
As declarações da ministra mostram uma direção bem diferente do que ela havia demonstrado no passado. Além do que havia dito em janeiro, no início deste mês ela reafirmou sua posição em entrevista à TV Globo ao afirmar que “esportes são movimento”.
- Veja também: Metrô do Rio ganha decoração com insani