Você já assistiu ao final de Arcane e está se perguntando o que aconteceu com a Jinx? Bem, por mais que a série tente induzir o espectador a pensar pelo mais “óbvio”, eles também colocaram algumas pistas para os mais atentos questionarem a cena principal.
A seguir, vamos falar um pouco das teorias sobre o final da Jinx, e claro, se você ainda não assistiu à série, é melhor nem continuar a leitura, pois este texto está cheio de spoilers!
A Jinx morreu em Arcane?
Bem, vamos ser super diretos aqui: sim, mas talvez não. O sim é o que a série quer que os espectadores acreditem, afinal a Jinx cai junto com Vander e detona sua própria granada, ou seja, todo o enredo final dá a entender que ela se sacrificou para salvar a VI. No entanto, alguns pequenos “easter eggs” mostram que a história pode não ir por esse “óbvio”.
Existe a teoria forte de que a Jinx conseguiu fugir no fim de tudo, muito disso é sustentado pelo “dash” que ela consegue dar contra o Warwick antes da cena da queda. Relembre o movimento que a campeã é capaz de fazer:
Nesa hora eu fiquei com medo do warwick destroçar o corpo da jinx e ela partir no meio ☠️☠️☠️☠️ pic.twitter.com/yVCC7QTSZy
— Eduardo (@edu4xdo) November 23, 2024
Percebeu que no momento que a Jinx faz esse movimento saiu um raio roxo? Pois é, este mesmo raio é visto durante a cena da explosão, o que ela a crer que ela conseguiu escapar rapidamente. Se todos os raios são azuis, por qual motivo teria um único raio na cor Cintila?
Mas pra onde ela vai fugir? Bem, pouco tempo depois mostra a Caitlyn olhando várias anotações e plantas do local, inclusive segurando o que sobrou de uma das bombinhas da Jinx. Ela fica analisando o mapa do Hexportal com leve sorriso no rosto, e no mapa é possível ver que existe uma rota de ventilação, que pode ser a rota de fuga usada por Jinx!
Como se essas duas pistas não bastassem, existe outra que consolida tudo, que é a cena final onde vemos um dirigível piltovense. Não sei se você vai se lembrar, mas no primeiro episódio da primeira temporada, Powder, que é a Jinx pequena, expressa o seu desejo de um dia pilotar um desses dirigíveis.
Um dia, eu vou andar numa daquelas coisas.
O final de Arcane tem “uma daquelas coisas”, sendo provavelmente pilotada por Jinx, afinal é ela quem nos indica que a série chegou ao fim.
Mesmo que tudo isso seja verdade, por que ela vai embora?
A pergunta que fica é: se a Jinx está viva, por que ela pelo menos nem falou/agradeceu a Vi? Bom, até pra isso existe resposta. Bom, no penúltimo episódio da série vemos a Jinx delirando e ouvindo o Silco, que diz pra ela:
Matar é um ciclo, e para o ciclo acabar, alguém tem que ir embora.
Bom, no mesmo episódio a Jinx “tenta ir embora” tirando a própria vida, mas o Ekko impede ela e – de alguma forma – mostra que a vida dela tem significado e ela precisa valorizar isso. O que reforça ainda mais o desejo dela de viver, mas não de voltar. Ela precisava quebrar o ciclo e ainda realizou o seu sonho, literalmente um final feliz.
Primeiro episódio de Arcane/Último episódio de Arcane pic.twitter.com/4EPeravfsN
— Correspondente Esportivo (LoL) (@Correslol) November 24, 2024
Podemos ver a Jinx em futuros projetos da Riot?
A Riot já informou que Arcane não terá uma terceira temporada, mas que pretende continuar explorando histórias de Runeterra. A forma como a série terminou, dá a entender que as próximas obras da Riot serão uma espécie de continuação, mas focarão em outras regiões.
O criador de conteúdo Necrit realizou uma entrevista com o cocriador de Arcane, e entre os vários assuntos falados, há a revelação de que, nos próximos projetos da Riot, outros campeões de Zaun e Piltover farão alguma participação. Esses campeões podem ser alguns que não apareceram em Arcane, como a Camille e Renata Glasc, ou até mesmo uma rápida participação dos já conhecidos, como a própria Jinx.
Por enquanto, tudo o que se sabe é que a Riot já está trabalhando em novos projetos e provavelmente Noxus será a próxima região a ser explorada.