Arcane: Cenas de relacionamento entre Caitlyn e Vi foram censuradas na China

Arcane: Cenas de relacionamento entre Caitlyn e Vi foram censuradas na China

Arcane não teve pé atrás em mostrar cenas onde Caitlyn e Vi eram de fato um casal, seja com cenas de beijos ou momentos mais picantes, protagonizados no terceiro ato da série.

Como Arcane é uma série de distribuição global, ela está sujeita a pequenas mudanças e censuras conforme a cultura e leis de certos países, e foi isso que aconteceu com a versão disponibilizada na China.

Tome cuidado, o texto abaixo pode conter spoilers! 

Caitlyn e Vi não foram retratadas como casal na China

Na versão chinesa de Arcane, Caitlyn e Vi não foram retratadas como um casal. Cenas como a da prisão, em que houve beijos e sexo, foram totalmente cortadas, enquanto que o final da série, quando Caitlyn tenta consolar a Vi pela possível morte da Jinx, teve edições para as duas não ficarem apoiadas uma na outra.

A edição para a China faz parecer que as duas estão completamente separadas, deixando as animações até um pouco estranhas, confira a comparação:

Não só as duas, mas como Caitlyn e Maddie também não foram apresentadas tendo relações, por exemplo. A cena da xerife de Piltover e a amante foi editada de uma forma como se as duas estivessem distantes, e não como se tivesse dormindo juntas, confira:

A China vive questões de moralidade quanto a questão LGBTQI+

Trazendo um contexto social, a China ainda vive uma questão moral séria quanto a trativa sobre pautas LGBTQI+, por exemplo: a nação descriminalizou a homossexualidade apenas em 1997. Como efeito de comparação, este processo ocorreu no Brasil em 1830. Até 2001, na China, ser LGBTQI+ era considerado uma doença mental pelas leis do Estado.

Ou seja, por mais que não existam algumas leis que impeçam a exibição deste tipo de conteúdo ou que esse conteúdo seja reprimido pela ética (leis), ainda existe uma repressão moral forte no país. E é óbvio que isto afeta indiretamente o meio jurídico, como a exibição de cenas ou até mesmo o fato do casamento LGBTQI+ lá ainda ser ilegal.

Essa não é a primeira vez que alguma obra do LoL é censurada na China. Já foi relatado por jogadores chineses que eventos do mês do orgulho gay tiveram diversos cosméticos “banidos” no país, enquanto que os próprios jogadores fizeram boicotes a campeões como K’Sante, Graves e Twisted Fate, que são gays ou bissexuais na história oficial do LoL.


Continue depois da publicidade

(Imagem: Reprodução/Riot)

Matérias relacionadas

Parceiros
Apenas para maiores de 18 anos, aposte com responsabilidade.
Partidas
Resultados
Ultimas Notícias