Baseada no universo do League of Legends, a série Arcane é um verdadeiro sucesso de audiência. Nesta quinta-feira (05) a Riot lançou o documentário Arcane: Bridging the Rift, que mostrará como foram os bastidores da criação da animação.
O primeiro episódio já está no ar, e nele foi revelado que apenas para produzir o episódio piloto, foram necessários 10 meses! Em vários momentos é abordado o quão difícil e trabalhoso é fazer as animações, principalmente considerando que, até então, a Riot só havia produzido animações curtas, de 4 a 5 minutos.
A série Arcane foi feita em parceria com o estúdio Fortiche, localizado em Paris (França). Para produzir a animação, foi necessário aumentar a equipe de 5 para mais de 200 pessoas trabalhando. A qualidade gráfica foi muito elogiada, principalmente pela combinação de animações 2D e 3D.
Primeira reação da Riot para a série foi um simples e direto “não”
Apesar de hoje todo o esforço para a produção de Arcane estar se pagando, quando Christian, escritor da história, chegou para Brandon e Marc (fundadores da Riot) e contou a sua ideia de produzir uma série sobre personagens do LoL, uma resposta rápida foi dada: “não”.
O Christian já havia chegado com ideias grandes e ousadas antes, mas essa foi um grande salto, de um videoclip a uma série totalmente animada. Era tão assustador que eu só conseguia pensar em como iria fazer ele desistir da ideia.
Christian então começou com passos curtos e pediu um orçamento pequeno para a Riot apenas para mostrar as primeiras ideias.
Conforme os diretores foram gostando, o orçamento foi aumentando, até que foi mostrado uma cena de luta entre a Vi e o Jayce em uma cena teste de animação, e foi aí que o martelo foi batido.
A produção do episódio piloto começou no segundo semestre de 2016 e durou 10 meses, mas encontrou problemas quanto ao enredo e história. Essa parte ficará para o segundo episódio dos bastidores (ainda não lançado).
Por enquanto, você pode assistir ao primeiro episódio (com legendas em português):
Série Arcane, de League of Legends
A série conta com vários campeões do LoL, entre eles a Vi, Jinx, Jayce, Viktor, entre outros. A animação estreou no começo de novembro, atingiu o status de melhor série da Netflix no IMDb e bateu o primeiro lugar em audiência em 36 países durante a sua estreia, desbancando a tão falada Round 6. Só na China foram mais de 130 milhões de visualizações na estreia do primeiro ato.
Antes do Ato 3, a animação já acumulava 34 milhões de horas assistidas apenas em sua versão em inglês. Ao todo foram nove episódios lançados, e a Riot já confirmou que está produzindo a segunda temporada de Arcane, mas ela não será liberada em 2022.
A animação venceu todas as nove categorias que foi indicada no Annie Awards, o “Oscar” da animação. Em julho, também foi indicada a duas categorias do Emmy Awards 2022, que acontece no dia 12 de setembro.
Veja também: Fã recria as cidades de Piltover e Zaun com LEGO