A final do Mundial de League of Legends 2016, que marcou o tricampeonato da SKT Telecom T1, atingiu números de audiência impressionantes. Com 43 milhões de espectadores únicos, a final entre SKT T1 e Samsung Galaxy deixou para trás inclusive, a audiência do jogo 7 da grande final da NBA, disputada entre Cleveland Cavalieres e Golden State Warriors, que contou com “apenas” 30,8 milhões de espectadores.
Os números divulgados pela Riot Games ainda mostram que a final do Worlds 2016 foi a mais longa da histórias dos mundiais de League of Legends, com 252 minutos de duração e também foi a primeira final a ser decidida no jogo 5, desde que a Riot implementou este formato na competição.
Outra informação interessante é que a final do Mundial de League of Legends foi transmitida em 23 canais e em 18 idiomas, tendo um pico de 14,7 milhões de espectadores simultâneos. No Brasil, a Riot Games repetiu a parceria com os canais SporTV, que transmitiram a final do Worlds no SporTV3 e no sportv.com e obtiveram aproximadamente 815.000 espectadores.
Premiação
Já em relação a premiação, que contou a novidade do implemento da premiação com a venda de skins durante o Mundial, a Riot Games distribuirá 6,7 milhões de dólares para as equipes. Sendo que a premiação original era de 2,1 milhões de dólares, com o novo sistema, o prizepool aumentou em 3 milhões de dólares vieram da contribuição dos fãs e 1,6 milhões de dólares são provenientes da venda dos ícones das equipes participantes da competição.