×





×





×





×





×


Logo MaisEsports
Notícias
Campeonatos
Outros
Mais Esports

CBLOL 2021: Após chegada de psicóloga, paiN venceu 8 dos 10 jogos que disputou

League of Legends

A evolução da paiN Gaming durante a Fase Regular do 1º split do CBLOL 2021 é notável. A equipe que trouxe duas novidades para esta temporada (o suporte sul-coreano, Luci, e o treinador turco, Nova), sofreu na primeira parte do campeonato e por diversas rodadas se via fora da zona de classificação aos playoffs.

Contudo, principalmente a partir da Semana 5 da fase de pontos, notou-se não só uma melhora no nível de jogo da paiN, mas também, na unidade de seus jogadores. Antes perdendo lutas e até partidas por jogadas desencontradas, a paiN começou a lutar, usar o mapa e de fato jogar o League of Legends com cinco peças pensando de uma única forma.

Além do time de LoL, Luciana também trabalha com os time de CS:GO e Free Fire da paiN (Foto: Reprodução)

A chegada da psicóloga, Luciana Nunes, pode explicar a grande evolução da equipe no meio do campeonato. Ela iniciou seu trabalho no time de LoL em 8 de fevereiro, na segunda-feira após a Semana 4, pouco antes do início do segundo turno. Vale ressaltar que ela também está presente no dia a dia dos times de CS:GO e Free Fire da paiN.

Desde que ela começou a atuar no dia a dia da paiN, o time de brTT e companhia venceu sete dos nove jogos do segundo turno, subindo de 7º a 5º lugar e garantindo uma vaga nos playoffs.

Além disso, vitórias sobre equipes importantes na parte de cima da tabela, como RED Canids Kalunga e até o líder Flamengo, alçaram o status dos Tradicionais para “forte concorrente ao título do 1º split.”

paiN trabalhando em duas frentes

Mas os créditos para a evolução da paiN não devem ir unicamente ao trabalho fundamental feito pela Luciana Nunes. Como os jogadores já comentavam em entrevistas no início da temporada, a entrada de Luci no lugar de esA mudava muito mais do que “somente um jogador numa line de cinco.”

Como Tinowns disse, foi a junção de dois fatores: “Ela [Luciana] nos ajuda muito, conversa conosco quase diariamente antes dos treinos, nos dá uns toques para rodarmos sempre no mesmo sentido, ficarmos todos encaixados, e além disso, nós nos encaixamos como time. Foi a junção desses dois fatores que nos fizeram decolar e voltar à boa forma.”

“Tínhamos muitos pensamentos diferentes e a Luciana nos ajudou muito fora de jogo, e nós conseguimos nos entender dentro de jogo, conversando mais, arrumando o clima, que já melhorou muito”, completa.

Mudanças causadas pela entrada de estrangeiro no elenco

Este fato deve ser levado em consideração, porque não foi somente a entrada de um novo jogador. Foi a chegada de um estrangeiro a uma equipe até então 100% brasileira, o que obriga a todos mudarem o idioma central da comunicação dentro e fora de jogo para inglês, além de ser um jogador na função de Suporte, ou seja, que irá rodar o mapa, criar jogadas e distribuir visão.

O suporte precisa estar em sincronia com todos os jogadores da equipe, não somente o atirador na Rota Inferior. Quanto a isso nem haveriam problemas, já que brTT e Luci já formaram a Bot Lane no Flamengo e até foram campeões juntos. A questão maior é a interação entre Luci, Tinowns e Cariok, jogadores que estão o tempo todo presentes no mapa, nas rotações e criação de jogadas.

Todas essas relações e interatividade entre os jogadores dentro de jogo recebem um único nome: entrosamento. Algo que leva tempo, treino e insistência para conquistar. Isso que sequer mencionamos a troca no comando da comissão técnica da paiN, que estava com o sul-coreano Xero em 2020 e agora está nas maõs de Nova, treinador turco ex-Besiktas.

Sai Xero e entra Nova

A mudança na cabeça da coaching staff muda também a maneira que a equipe trabalha durante as semanas, monta seus drafts e atua nas partidas. Essa diferença pode ser sentida na maneira que a paiN joga no CBLOL 2021. Como falou Tinowns quando questionado sobre Robo usar picks carry na rota do Topo.

“Desde o split passado, nós tínhamos potencial para jogar para o top side, mas focávamos bem mais para o bot. Porém, hoje jogamos de uma forma diferente, aproveitando as pressões das lanes para jogar na jungle do adversário, o que não fazíamos no split passado.”

paiN chega em melhor momento para os playoffs

Apesar de ter terminado a Fase Regular em 5º lugar, a paiN chega como favorita para enfrentar a LOUD nas Quartas de Final. A Tropa venceu dois dos últimos quatro jogos da Fase Regular, enquanto que a paiN venceu suas últimas partidas e chega com uma sequencia de vitórias na bagagem.

paiN vai em busca de mais uma final de CBLOL (Foto: Riot Games)

Vale lembrar, porém, que nos playoffs os jogos são disputados em série Md5, ou seja, para uma equipe ser a vencedora e passar para a próxima fase, precisa ganhar três jogos únicos, bem diferente da Md1 que foi durante toda a Fase Regular. Além disso, as equipes das quartas têm duas semanas de preparação, o que abre espaço para estratégias e picks surpresas.

O confronto entre as equipes é bastante esperado pela comunidade e promete trazer grandes picos de audiência no sábado, dia 27. Não somente são organizações bastante presentes nas redes sociais, mas o fato da LOUD ter vencido os dois jogos contra a paiN na Fase Regular deixa a torcida Tradicional com sangue nos olhos para vencer desta vez.

Você confere a cobertura completa do CBLOL aqui no Mais Esports.

Veja também: Tinowns lidera KDA da fase de grupos com 10,89

Vitor Ventura

por Vitor Ventura

Publicado em 18 de março de 2021 • Editado há 3 anos

Matérias Relacionadas
League of Legends
Resposta LoLdle hoje – 29 de maio: veja todas as soluções do dia
League of Legends

Resposta LoLdle hoje – 29 de maio: veja todas as soluções do dia

Confira a resposta LoLdle hoje, dia 29 de maio. O mini-game de LoL traz diversos desafios de adivinhação do League of Legends.

Há 6 horas
League of Legends
LoL: O que vem no Passe de Batalha e Coleções do Hall of Legends do Faker
League of Legends

LoL: O que vem no Passe de Batalha e Coleções do Hall of Legends do Faker

Neste texto, você confere todos os itens que vem em cada um dos Pacotes de Lenda do Faker, além do Passe de Evento Hall of Legends.

Há 19 horas
League of Legends
LoL: Pacote com skin do Faker custa mais de 1300 reais
League of Legends

LoL: Pacote com skin do Faker custa mais de 1300 reais

A Riot lançou as novas skins do Faker para o Hall of Legends, e os fãs do jogador ficaram malucos pelo alto preço que está sendo cobrado pelos cosméticos.

Há 20 horas
League of Legends
Novas skins do Faker – Hall of Legends: preço, campeões e data de lançamento
League of Legends

Novas skins do Faker – Hall of Legends: preço, campeões e data de lançamento

Veja quais campeões receberão as Novas skins do Faker - Hall of Legends no LoL, bem como a data de lançamento e preço de cada uma delas.

Há 22 horas
League of Legends
LCK 2024: Faker tem recorde positivo contra todos os mid’s atuais
League of Legends

LCK 2024: Faker tem recorde positivo contra todos os mid’s atuais

Faker e domínio dos mid's da LCK é uma pauta que parece antiga, mas ela está se renovando. Apesar de ter um novo desafiante... acessa!

Há 1 dia
League of Legends
CBLOL 2024: “Foi uma decepção interna”, diz FURIA Maestro sobre o primeiro split
League of Legends

CBLOL 2024: “Foi uma decepção interna”, diz FURIA Maestro sobre o primeiro split

Em entrevista exclusiva ao Mais Esports, Maestro contou um pouco mais sobre o seu primeiro split de 2024 na FURIA. Acessa!

Há 1 dia

















































Campeonatos Atuais