O treinador da paiN Gaming, o sul-coreano Xero, concedeu uma entrevista exclusiva ao Mais Esports nesta quarta-feira (9), onde falou das decisões tomadas pela comissão técnica para a temporada do CBLOL 2022 e também comparou o elenco atual da paiN com o do ano passado, que foi campeão no 1º split.
Para escolhermos o elenco deste ano, tivemos que ser rápidos. A escolha da bot lane foi rápida, mas no mid e no top, nós queríamos jogadores coreanos, então encontramos o Wizer. O Dynquedo veio junto com ele, pois já jogaram juntos na KBM e sabíamos que eles teriam sinergia. Já para a jungle, o Cariok tinha que ficar, porque eu acredito que ele é o jogador com mais noção de macro e, desde o ano passado, é quem eu conheço que mais tem essa noção. Ele tinha que ficar, pois para mim, ele é a base da paiN.
Complementando, Xero afirma que, para ele, o ideal seria ter um elenco com cinco jogadores brasileiros. Ele explica sua posição usando como exemplo quando jogadores coreanos vão para a China e são campeões da LPL, “eles aprenderam chinês para facilitar a comunicação, então se o jogador coreano não quiser aprender português, é melhor mantermos cinco brasileiros. Foi aí que trouxemos o Cariok e o esA para a paiN, em 2020.”
Elenco 2022 x Elenco 2021
O coach também respondeu o que acha do novo elenco da paiN Gaming, composto por Wizer, Cariok, Dynquedo, Trigo e Damage, em relação ao time do ano passado, que tinha Robo, Tinowns, brTT e Luci, além de Cariok na jungle.
Se for comparar neste momento, o time do ano passado era mais forte, pois o time do ano passado já tinha uma base e já tinha uma noção de campeonatos internacionais, agora o elenco de hoje, os jogadores estão construindo essa base do zero e precisam de mais tempo. Eu acredito que o time passado era muito forte, mas também vejo que o time atual é composto por jogadores jovens, que acabaram de chegar ao CBLOL.
Expectativa de Mundial, frustração no CBLOL
Depois da participação no MSI, a paiN tinha expectativas para disputar o Worlds daquele ano. Mesmo depois de acabar a Fase Regular do 2º split em primeiro lugar, a equipe de Xero não conseguiu vencer a Rensga e foi eliminada nas semifinais, jogando um balde de água fria no elenco.
Xero admite que fica com “dor no coração” ao lembrar disso, pois em dois anos de paiN, foi no segundo semestre de 2021 quando ele teve mais confiança de que sua equipe venceria novamente o CBLOL e iria para o Worlds. “Talvez tenha faltado respeito da nossa parte.”
Claro que isso pode ser dito só depois que o jogo acabou, quando você pensa o que daria para fazer de melhor. Mas, para mim, se tivéssemos mais respeito pela Rensga, nós teríamos vencido. Na minha opinião, a mentalidade acabou pesando, pois pensamos que tudo estava garantido e acabamos não vendo alguns pontos importantes. Além disso, outro ponto que pesou foi o draft. É nesse momento que mostramos o nosso respeito pelo outro time, então se tivéssemos prestado mais atenção em Magos, o resultado seria outro.
Vale lembrar que a paiN enfrentou a Rensga pelas semifinais do 2º split do CBLOL 2021, e até saiu na frente vencendo o primeiro jogo da série, mas a equipe não conseguiu segurar os Goianos depois disso e, mesmo vencendo um jogo ainda, acabou derrotada por 3×2.
A entrevista completa com o coach Xero você confere acima, no canal do Mais Esports.
Veja também: Peanut testa positivo e desfalcará a Gen.G no jogo contra a T1