Nesta segunda-feira (30) a LOUD oficializou a sua line-up do CBLOL 2022, além de revelar algumas novas contratações para o time Academy de League of Legends. Os recém-chegados foram Beenie (ADC) e Frosty (Support), mas no mesmo dia a organização anunciou a demissão de Frosty por um caso de racismo no passado.
Caso de racismo envolvendo Frosty
O caso em questão foi denunciado pelo top laner fNb ainda em 2020. Na ocasião, Frosty, que ainda atuava com outro nome, chamou o top laner da FURIA de “macaco” durante uma discussão em uma partida.
Resuminho da história, eu tava bot com o jojo deu umas merdas no bot, ele e o duo dele começaram a me bullshitar do nada mas eu fiquei de boa, até que passou dos limites perguntando como q eu tinha 90% de winrate e tudo mais, tentei dialogar mas n deu e o fim da conversa ta ai pic.twitter.com/f6P0Fk80t9
— FURIA fNb (@fNblol) October 24, 2020
Após a LOUD anunciar a contratação, vários fãs começaram a questionar a organização, inclusive até jogadores, como foi o caso de Gyeong, suporte do Flamengo Los Grandes:
Jogador racista sendo contratado, o competitivo brasileiro melhorando a cada dia 🎉🥳🎉
*contém ironia*
— Leonardo Lima (@gyeongg_) May 30, 2022
Resposta rápida da LOUD
Não demorou para vir uma resposta da LOUD. Jean, um dos donos da organização, publicou que a organização estava “averiguando se houve algum tipo de precipitação neste novo contratado”.
Estamos averiguando se houve algum tipo de precipitação nesse novo contratado. Desculpa por estar nessa posição, trago updates quando tiver mais informação.
— jeanzin (@loudgods) May 31, 2022
A organização foi duramente criticada até mesmo por fãs, por não ter buscado o histórico do jogador. “Pesquisar o passado do jogador é o mínimo em uma contratação”, escreveu um dos usuários.
Pouco tempo após a publicação de Jean, a LOUD se posicionou anunciando a demissão de Frosty.
Devido aos acontecimentos passados dos quais não estávamos cientes e que vieram a tona no dia de hoje, comunicamos o desligamento do suporte recém contratado para a nossa line do CBLOL Academy de League of Legends. Pedimos desculpas pelo ocorrido e reforçamos nosso compromisso com a comunidade LOUD de transparência e suporte para as mais diferentes vozes.
Pedimos desculpas pelo ocorrido e reforçamos nosso compromisso com a comunidade LOUD de transparência e suporte para as mais diferentes vozes.
— #goLOUD (@LOUDgg) May 31, 2022
Posicionamento do jogador Frosty sobre o caso
Após a demissão, Frosty se posicionou sobre a polêmica. Ele falou sobre o caso em 2020, conversas com fNb e evolução de lá para cá, inclusive reconhecida pelo próprio top laner da FURIA.
Nos tweets, ele também citou que a organização estava ciente do caso e que “não mediram esforços para impedir que qualquer ataque viesse à tona”. O suporte também disse que a demissão veio em uma “ligação de 2 minutos”, e que no momento ele está em São Paulo, mas não o falaram como ele voltará para casa.
Veja o depoimento do jogador na íntegra:
Bom guys, como vocês sabem não faço mais parte da LOUD, e vim esclarecer para os que se importam que tudo que aconteceu envolvendo o FNB ja fazem 2 anos, e desde o começo de tudo eu conversei com ele diversas vezes sobre tudo e me desculpei inúmeras vezes, o próprio FNB me ajudou em relação a tudo, inclusive o inhouse, cujo ele me deu a permissão de jogar novamente.
Confesso que errei e peço desculpas pelas pessoas que ofendi por uma infantilidade minha, mas estou há muito tempo tentando lutar pra conseguir um espaço mínimo de mostrar minha mudança e minha força de vontade. Deixo claro aqui que não sou uma pessoa que desiste fácil principalmente sabendo de tudo que eu tive que deixar pra trás pra estar aqui hoje.
Em relação à organização, desde o começo todos estavam cientes de toda situação e não mediram esforços para impedir que qualquer ataque viesse a tona, estou em SP agora, meio perdido e desacreditado, porém não vou desistir de nada disso. Tudo que eu recebi em relação a org foi uma ligação de 2 minutos e nada mais, não me falaram nem como eu vou voltar pra casa.
Publicação com links de prints:
esboço de um texto que eu postei em 2021 pic.twitter.com/Rb1cwToymo
— frosty (@frosty_loI1) May 31, 2022
Até o momento não se sabe quem será o novo suporte da LOUD Academy, que segue com o seguinte time:
- Makes – Top
- Enel1 – Jungler
- Samkz – Jungler
- Aithusa – Mid
- Beenie – ADC