A Riot anunciou nesta quinta-feira (20) que o CBLOL 2022 terá interpretação em Libras, a Língua Brasileira de Sinais. Visando acessibilidade, a nova adição será usada no pré-jogo e pós-jogo. A desenvolvedora afirmou que optou por não colocar Libras durante as partidas devido à quantidade de informações simultâneas apresentadas em uma partida.
Após diversas conversas com especialistas da comunidade sobre as melhores práticas relativas ao recurso, chegamos à conclusão de que, por conta da quantidade de informações simultâneas apresentadas em uma partida de League of Legends e do caráter dinâmico do jogo, de maneira a proporcionar uma experiência de inclusão no mais alto nível para as pessoas surdas, não haverá a interpretação de Libras durante as partidas – mas sim nos conteúdos antes do início da narração e também nos comentários após os confrontos.
Ao longo da transmissão, diferentes intérpretes se revezarão para fazer a interpretação de Libras, tendo em vista a “alta exigência cognitiva imposta pela atividade”, conforme cita a Riot.
Suuhgetsu, conhecida por já ter feito interpretação em Libras para organizações e streamers dos esports, será a coordenadora de Libras no CBLOL 2022. Em seu Twitter, ela comemorou a inclusão de mais acessibilidade no torneio.
É com muito orgulho que venho anunciar: eu serei a primeira Coordenadora de Libras do CBLoL! SIM! Estarei a frente desse projeto junto com o #CBLOL. Simplesmente o maior objetivo da minha carreira foi alcançado. A acessibilidade chegou pra ficar! SUUHGETSU NO #CBLOL É REAL. https://t.co/QnyLr8FUZe pic.twitter.com/9Su3FUhHsS
— Suuhgetsu (@suuhgetsu) January 20, 2022
O torneio começará no dia 22 de janeiro com o confronto de abertura entre LOUD e FURIA. Confira a cobertura completa do CBLOL 2022 aqui no Mais Esports.