Em uma longa entrevista ao Mais Esports, Jaime Pádua, Co-CEO da FURIA, explicou o motivo de a equipe optar por não trazer jogadores sul-coreanos e prefere apostar no desenvolvimento de novos talentos.
Assista à entrevista completa logo abaixo, o assunto acontece aos 51:00. Se preferir, leia a transcrição após o vídeo.
Jaime fala sobre com a FURIA avalia evolução
No fim do dia a gente não faz algo só para melhorar o que era antes, fazemos para ganhar. Em qualquer esporte a gente não consegue garantir a vitória, infelizmente essa é a realidade. No final do dia ganha um time só. Vai pro Major de Cs:GO ganha um time só, vai pro Major de Rainbow Six é um time só, e por aí vai. Não dá pra garantir que você vai ganhar, e aí falam “ah então você não quer ganhar?”, cara, a gente quer ganhar muito […]
Jaime fala sobre trazer jogadores coreanos
Continuando o papo, Jaime citou torcedores que pedem para a FURIA trazer jogadores coreanos, e ele disse que não acha que essa é a melhor estratégia.
Eu sempre acho que é a melhor estratégia. É uma decisão cultural, eu vejo que muitos coreanos se deram muito bem no CBLOL e isso é muito legal, é meio que uma estratégia padrão no cenário internacional, mas eu vejo que isso é um flip. Você contrata um coreano e ou ele vai dar muito certo ou muito errado, e vários são um meio termo a um custo muito alto. Estatisticamente não vai dar certo trazer um coreano, se você pegar quantos coreanos vieram e quantos foram bem.
Quantos jogaram como o Croc jogou? Estatisticamente não vale, é muito caro e não rende em 80% das vezes, já tenho um cenário que me apresenta isso no CBLOL, a não ser que você resolva gastar 4 vezes mais do que iria gastar em um orçamento do CBLOL.
FURIA tem a filosofia de formar novos jogadores
Outro ponto é que dentro da filosofia da FURIA, sempre fomos capazes de formar novos jogadores. Se você pegar o nosso time de CS:GO, o Drop veio do nosso Academy, o Kscerato veio do nosso Academy, o Vini teve passagem pelo nosso academy também, temos vários jogadores espalhados em outras equipes que vieram do nosso Academy.
Se você olhar para o League of Legends, temos vários jogadores que vieram do nosso projeto trainee e Academy. A FURIA está tendo uma contribuição muito grande para renovar o cenário de League of Legends, aumentar essa pool de talentos e não ficar dependendo de dois, três ou quatro jogadores para cada função. Com os nossos talentos se maturando, o projeto que começamos a investir há 2 ou 3 anos atrás, estamos com uma fornada de jogadores que olhamos e falamos “opa, esses são os jogadores que queremos apostar”.
A FURIA no CBLOL 2023 2° split
A FURIA chegará com uma line-up totalmente reformulada para o CBLOL 2° split. Após anunciar a saída de 4 jogadores, a organização apostará em novos talentos e velhos conhecidos da casa para o segundo split, líderados pelo mid laner Tutsz, que já foi campeão do CBLOL.
A escalação ficou da seguinte forma:
- Betão – Top
- Goot – Jungler
- Tutsz – Mid
- Ayu – ADC
- Zay – Support
Confira todas as mudanças já anunciadas e rumores da janela de transferências do CBLOL 2023.