Mais Esports
BetBoom

CBLOL 2024: “A LOUD sempre volta” diz PNG TitaN

League of Legends
BETBOOM

Após a décima rodada do CBLOL 2024, o Mais Esports entrevistou o ADC da paiN Gaming, TitaN! Desde que o jogador chegou, a Tradicional vem acumulando sequências de 2×0, e nesta rodada, a paiN está na liderança da competição!

Confira a entrevista:

Como você sente que foi esse primeiro turno até agora, TitaN?

Acho que todo mundo tá se sentindo muito bem, eu principalmente acho que eu tava muito decepcionado com a minha performance individual. Eu acho que eu já melhorei isso e ainda tô melhorando mais ainda. Eu acho que olhar para essa evolução assim é o que mais tá me deixando confortável. Porque eu tô vendo o progresso de pouco e pouco tô muito feliz.

Você acha que o início foi difícil por desconforto ou foi só um período de adaptação ao time?

Acho que foi um pouco dos dois, eu acho que eu precisava me adaptar um pouco a eles também e mostrar os meus pontos, os fortes e os fracos, aí o que precisava melhorar também com o que eles precisavam, e eu acho que as coisas foram se encaixando muito rápido. Eu acho que a gente entendeu que a gente é muito forte como um grupo e que também consegue ser agressivo ao mesmo tempo que dá para ter um jogo mais controlado. Por exemplo, acho que a gente tem a melhor luta nos Dragões, na minha opinião.

Como está sendo jogar com o Cariok? Durante toda a trajetória de paiN nas franquias, ele foi o que mais sofreu críticas, mas também foi bem elogiado nas boas fases. Como está sendo?

O Cacá (Cariok) me surpreendeu muito positivamente e eu não tinha uma visão tão boa dele quanto as pessoas me falavam, mas o Xero me falou que ele era um jogador maravilhoso, que ele realmente queria que eu visse isso nele. Conforme o tempo foi passando, ele é uma pessoa de coração bom, sabe? Quando você sente que é uma pessoa tipo muito do bem que quer sempre que o entrosamento do time seja bom, parece que sempre vai dar bom com ele.

Você acha que o fato de você dividir a responsabilidade com ele de callar tem ajudado ele a jogar melhor?

Eu acho que com certeza ele já conversou isso comigo. Eu acho que tirei um peso muito grande das costas dele e eu acho que tá todo mundo na mesma página. O Dynquedo ele tá organizando muito o time também e eu acho que o Dynkas merece esse ponto positivo também, porque vendo os resultados, ele também merece méritos. E cara acho que é o conjunto que tá muito bem.

Na foto, paiN Titan
Foto: Reprodução/CBLOL Flickr

Muito se falou sobre o Cariok ficar “morando” bot, mas nas estáticas ele tem a segunda menor proximidades de Jungler com o bot aos 15 minutos. Algum comentário sobre?

As pessoas têm muita memória visual, e isso fala mais alto do que elas olharem de fato a situação ali. O Cariok tá nos momentos que eu de fato precise, ou que eu vá sofrer alguma coisa, ou a gente vai precisar dele pra fazer alguma play conjunta. Eu acho que ele sempre tá no momento certo, não é a questão dele estar sempre pelo bot. As pessoas veem isso porque ele tá de Maokai, jogando batatinha lá, bota visão, e cara: isso deveria ser comum. Sempre o ADC ser ajudado dessa forma.

E quanto ao favoritismo que a comunidade coloca em vocês, você concorda? São favoritos? E acha que esse possível favoritismo acontece pela chegada da “personalidade Xesquedele”?

Primeiramente vamos falar da personalidade: Eu acho que com certeza tá me ajudando muito, independente de tudo, eu tentei passar isso da melhor forma para eles, e eu acredito que por eu ser esse jogador mais agressivo também é uma parada que já desencadeia em todo mundo. Porque, por exemplo, eu não deixo o jogo ser padronizado – eu realmente quero ir um pouco além do limite – então isso está sendo um diferencial parar ganhar todos os jogos.

E cara, essa parada (de favoritismo) é um pouco difícil de falar porque a LOUD sempre teve os tropeços dela, mas ela sempre voltou. Então eu acho que a gente tem que ir com calma, com o pé no chão mesmo e olhar mais pro nosso processo de evolução.

Pra gente finalizar: o TF (Twisted Fate) tá aparecendo e sendo muito falado, depois das aparições dele no top e aparecendo até como ADC na LCK. O que você tá achando do boneco e você jogaria com ele?

Cara o Win Rate dele tá muito alto, principalmente na Coreia, então acho que a gente tem que sim olhar e testar, mas não sei se a gente usaria no CBLOL. Não sei se iria tão bem, porque a gente tem que entender o propósito.

Por exemplo, tem muita gente que pega só por pegar, tipo: o Smolder tem pessoas que nem entendem o power spike do boneco, o timing que ele precisa estar, hoje (19/02) por exemplo: O Smolder tinha 172 stacks aos 22 minutos, isso não existe, era pra ele ter assim pelo menos 200.

Então as pessoas precisam estudar mais, precisam fechar melhor a composição em cima dele e ver quem realmente ele é um champion forte conforme as composições se desenvolvem.

Na foto Twisted Fate, que vem dominando três lanes
(Imagem: Reprodução/ Riot Games)

Já que você comentou sobre o Smolder: você acha que é Agilidade nos Pés ou Meteoro pra ele?

Acho que na lane vai depender, exemplo: se você tá contra uma lane bully, tipo Caitlyn e Lux, que acho improvável, você precisa de Agilidade nos Pés para ter Sustain. E ele é um champion que tem muita variável, você pode ir de Anel de Doran e Agilidade nos Pés, não é obrigatório escolher Cometa porque começou com AP, sabe?

Imagem do titan na paiN Gaming no CBLOL 2024
Foto: Reprodução/CBLOL Flickr

Não perca nenhum momento do campeonato brasileiro na cobertura completa do CBLOL 2024 1° split com calendário de jogos, resultados, tabela e outras informações aqui no Mais Esports!

BETBOOM
Sérgio Fiorini
publicado em 19 de fevereiro de 2024, editado há 2 meses

Matérias relacionadas

Logo MaisEsports
© Todos os direitos reservados à maisesports