×





×





×





×





×


Logo MaisEsports
Notícias
Campeonatos
Outros
Mais Esports

CBLOL 2024: “Ele continua locão”, brinca dyNquedo sobre voltar a jogar com titaN

League of Legends

O CBLOL 2024 1° split está prestes a começar e a paiN Gaming chega como uma das favoritas ao torneio. O Mais Esports teve a oportunidade de conversar com dyNquedo, mid laner da organização, sobre essa nova etapa do time.

dyNquedo falou sobre a entrada de titaN, sobre o seu ano de 2023, expectativas no meta com as mudanças do LoL, adaptação do Kuri no time e mais!

dyNquedo fala sobre os rumores de que poderia deixar a paiN Gaming

No começo nós tivemos muitas conversas, e teve muita especulação durante a janela. Nós sempre fomos muito sinceros um com o outro, eu com a org e a org comigo. Sabíamos que precisava de uma mudança de característica no time e estávamos abertos a entender, então deixamos em aberto. Eles estavam procurando opções que achavam que poderia fazer sentido pra eles, também deixaram isso livre do meu lado, mas a gente se ama muito, acabou que ninguém arrumou nada (risos). Sentimos que talvez pudesse ser, mas, ao mesmo tempo, queríamos manter esse vínculo, e no fim das contas a vontade de manter e ter mais uma oportunidade falou mais alto, e fico feliz de estar aqui mais uma vez aqui representando a paiN.

Como dyNquedo avalia o ano de 2023?

Eu acho que 2023 foi um ano de muita evolução da minha parte. Óbvio que sempre queremos mais, evoluir mais, mas lembro de ter tido um primeiro split muito constante, com bastante protagonismo fora do jogo, sempre conseguindo levantar o time e segurar a bronca. Foi um ano bom, mas obviamente sabemos que as finais não foram como o esperado, e o primeiro split foi feio pelo resultado, mas no geral foi bom pra mim como pessoa, evolui bastante. Como jogador, não foi o meu melhor ano, mas foi um ano de alto nível, pelo menos.

DyNquedo, mid laner da paiN
Reprodução/Riot Games

Como o Mid será jogado com as mudanças do LoL?

Ainda é um pouco cedo pra gente saber como o jogo vai ser jogado, mas no Mid teve uma mudança clara, que é a lane estar maior. Está parecido com o top, você tem mais chance de morrer, no 1v1 você pode ter mais dificuldade contra uma Irelia da vida, campeões com mais espaço na lane pra jogar. O mid-Jungle vai ser muito impactante agora, porque as rotações estão muito rápidas, você pode chegar no bot ou top por trás e muito rápido, isso pode impactar muito nos jogos, principalmente no competitivo.

Sinergia do Mid e Jungle

Dynquedo: Eu e o Cariok vamos ter que estar mais próximos, apesar de eu achar que o Bot está muito forte e talvez o meta venha com bot lanes bem impactantes, muita luta. Estamos especulando que vai aparecer muito Lucian, talvez Caitlyn, Kalista, Varus, campeões que querem lutar o tempo todo. O bot ainda é muito importante e todo mundo tem que estar esperto nisso, mas consequentemente se você tem vantagem no mid e jungle, pode impactar no bot, então essa sinergia é muito importante.

Dynquedo e Cariok paiN CBLOL 2022jpg
(Foto: Bruno Alvares/Riot Games)

Vai mudar muito no Mid?

Os itens de Letalidade parecem bons, mas no competitivo sempre temos dificuldade de encaixar campeões que usem esses itens. A princípio, acredito que não vai mudar tanto o meta do Mid, até pelos itens de AP estarem muito fortes também, então sinto que esse meta vai manter, mas talvez nos próximos patchs tenha alguma mudança que mude bastante.

Orianna, Azir, Neeko, acho que esses campeões vão se manter por estarem fortes, não é questão de item nem nada. Mas, com as mudanças, está tendo mais espaço para outras coisas, talvez uma Akali ou até mesmo um Sylas, que são campeões que gosto bastante.

dyNquedo fala sobre a nostalgia de jogar com titaN novamente

Muita nostalgia! Vivo falando com ele da galera que jogou com a gente, o Riyev, Zantins, Ranger, e ele (titaN) está muito parecido com antigamente. A forma dele de falar, se expressar ainda está muito parecido, ele ainda é meio locão, como sempre foi, e esse é um ponto que realmente queríamos que ele trouxesse.

Estamos nos encaixando ainda, mas ele já mostrou que está muito hypado, daquele jeitão dele de ir pra cima, e também estamos tentando colocar ele um pouco no nosso estilo de jogo pra ter esse balanço. Querendo ou não, éramos um time muito forte, então temos que nos encaixar bem, pois no geral, a mudança de line-up foi muito positiva.

TitaN ajuda a liderar o time da paiN

O titaN agrega nesse quesito de liderança. Nos pontos que eu não me considero líder, tipo em dar call, cobrar os outros, falar muito dentro do jogo, ele gosta muito de participar e vai agregar bastante, então vou estar mais pra jogar da minha forma e me comportar da forma como me sinto melhor, e isso já agrega para o nosso time. Ele vai agregar nesse ponto de liderança, e ele fala bastante, principalmente quando está com o controle da situação, ele gosta de falar muito, e isso vai ser bem positivo pra gente.

Dividir a liderança também irá ajudar o Cariok

No começo da carreira o Cariok sempre foi conhecido por ser um jogador mais mecânico, mais fluído no jogo, achar janelas boas, invadir, mas talvez ao longo dos três anos, estávamos meio engessados, e isso afetou bastante ele. Talvez ele tinha muita responsabilidade na comunicação, e ele se pressionava, então isso atrapalhava um pouco. Agora, com o estilo que estamos vindo, vai ajudar ele muito, ele vai se sentir mais solto.

Como está sendo a adaptação do Kuri?

Eu não conhecia nada do Kuri antes de ele entrar aqui, mas ele se dá muito bem com o titaN e é muito mais solto do que eu imaginava. Ele brinca com a gente, fica dando tapa, e normalmente os coreanos não são assim. Geralmente os coreanos não são assim, são mais na deles, e aí quando eles conhecem mais a gente, começam a brincar, mas ele na primeira semana já estava brincando, falando palavrão, então é bem mais solto do que eu esperava, e espero que continue dando certo assim. Ele tem uma boa relação com o titaN, então acho que as experiências ruins que eles tiveram no passado não é tanto entre eles, mas sim mais da situação da época.

O que podemos esperar do dyNquedo de 2024?

Eu quero levar muita coisa de 2023, pois foi um ano bom no geral, mas eu quero evoluir algumas coisas que sinto que me afetaram, como eu disse, estávamos meio engessados, então quero estar mais livre, sempre fui um cara que gosta de fazer jogadas e quero trazer essa característica novamente, é algo que estou focando bastante. Acho que se nos encaixarmos bem, vamos ser um time muito forte.

Quem dyNquedo deseja enfrentar na mid lane?

Dynquedo: Tem bastante gente nova esse ano, mas acho que vai ficar ali no top 4 que tem bastante cara bom. O Grevthar, sinto que ele está muito bem agora na RED, o Hauz também agora está tendo uma nova oportunidade de mostrar que é um bom jogador, e ele é bom, individualmente falando. Também tem um parceiro aí que não sei pronunciar o nick (Toucouille), e ele também é um bom jogador. Conheço ele de quando fomos no bootcamp, e ele também é um pouco conhecido no LoL, então sei que ele é um bom jogador. Estou curioso para jogar contra esses três.

Aposta de jogador “revelação” em 2024

Estou apostando bastante na FURIA, acho que eles (jogadores) vão surpreender. No split passado eles já mostraram que eram um time com potencial, mas acabaram caindo depois. O Mir, pelo que vimos dele, é um jogador bem comunicativo, bem líder, e sinto que era isso que faltava na FURIA, então acho que vai ser alguém deles. Posso falar que é o Tutsz, ele é um bom jogador e tem bastante para apresentar, mas qualquer um da FURIA pode surpreender.

Estreia da paiN no CBLOL 2024 1° split

A paiN estreará no CBLOL 2024 1° split contra a RED Canids, ex-time de titaN. O confronto será o último do sábado (20).

Acompanhe a cobertura completa do CBLOL 2024 1° split com calendário de jogos, resultados, tabelas e outras informações aqui no Mais Esports!

Imagem do troféu para ilustrar a matéria de quando começa o CBLOL 2024
(Imagem: Divulgação/Riot Games)
Bruno Rodrigues

por Bruno Rodrigues

Publicado em 19 de janeiro de 2024 • Editado há 4 meses

Matérias Relacionadas
League of Legends
MSI 2024: “Cometi muitos erros individuais”, diz Faker após eliminação da T1
League of Legends

MSI 2024: “Cometi muitos erros individuais”, diz Faker após eliminação da T1

Após a derrota da T1 para a BLG no MSI 2024, Faker assumiu parte da culpa e ressaltou que cometeu "muitos erros individuais" na série. 

Há 8 horas
League of Legends
MSI 2024: “Tinha algo de errado com eles, estava um caos”, diz Bin sobre T1
League of Legends

MSI 2024: “Tinha algo de errado com eles, estava um caos”, diz Bin sobre T1

Bin, top-laner da BLG, foi um dos grandes responsáveis pela eliminação da T1 no MSI 2024. Confira o que ele falou sobre a equipe sul coreana, acessa!

Há 12 horas
League of Legends
MSI 2024: Bin chega na sua terceira final consecutiva de MSI
League of Legends

MSI 2024: Bin chega na sua terceira final consecutiva de MSI

Bin chegou na sua terceira final consecutiva de MSI. Relembre um pouco da carreira do jovem top-laner, acessa!

Há 13 horas
League of Legends
MSI 2024: GigaBin>GOAT? BLG vence, elimina a T1 e vai à final
League of Legends

MSI 2024: GigaBin>GOAT? BLG vence, elimina a T1 e vai à final

A BLG eliminou a T1 do MSI 2024 após uma série insana de ambos os times. Foram 5 jogos, e nos 5, o Bin foi um monstro. Acessa!

Há 15 horas
League of Legends
CBLOL 2024: Djoko deixa a paiN e retorna à Vivo Keyd Stars
League of Legends

CBLOL 2024: Djoko deixa a paiN e retorna à Vivo Keyd Stars

Após ser campeão do CBLOL Academy 2024, Djoko deixa a paiN Gaming e assume a Vivo Keyd Stars em uma nova função. Acessa!

Há 17 horas
League of Legends
Resposta LoLdle hoje – 18 de maio: veja todas as soluções do dia
League of Legends

Resposta LoLdle hoje – 18 de maio: veja todas as soluções do dia

Confira a resposta LoLdle hoje, dia 18 de maio. O mini-game de LoL traz diversos desafios de adivinhação do League of Legends.

Há 18 horas

















































Campeonatos Atuais