×





×





×





×





×


Logo MaisEsports
Notícias
Campeonatos
Outros
Mais Esports

CBLOL 2024: “Experiência conta muito pra ganhar o CBLOL” – Yampi sobre a INTZ 2024

League of Legends

Receba as últimas notícias, resultados e novidades diretamente do seu WhatsApp e Telegram!

O CBLOL 2024 começa em breve e o Mais Esports vai trazer uma série de entrevistas com jogadores de cada um dos times. O primeiro deles é o Yampi – o Jungler da INTZ e um jogador que cada vez mais emula a figura de capitão no CBLOL.

Fique Mais próximo

Para aproximar ainda mais a comunidade, gostaria de te contar um pouco mais do tom da entrevista. Yampi é o cara simpático, gente boa. Apesar de ser um capitão, ele não opta pela arrogância. Como ele mesmo me disse, ele só consegue ser o cara semi-chato. A entrevista foi em um tom leve, até com algumas brincadeiras, então: leiam com leveza.

Na foto, Yampi (direita) e Correspondente (esquerda)
Yampi e eu, em uma das várias gargalhadas da entrevista/Foto: Mais Esports

A cara da INTZ: experiência

Na minha opinião experiência é uma coisa que conta muito para ganhar o CBLOL.

A INTZ fez uma escolha para 2024: amadurecer a equipe. Trazendo jogadores como Tay (Top) e Damage (Suporte), e durante a entrevista, questionei: por que a INTZ optou pela experiência?

Na foto os reforços da INTZ 2024 mais experientes: Tay e Damage
Reprodução: Redes Sociais

A LOUD é um exemplo do porquê a experiência é um diferencial: os caras têm, por idade média, um dos times mais velhos do CBLOL. Eles são cascudos e sempre estão preparados
para diferentes situações do jogo.

E o jogador faz questão de destacar que mecânica, não é tudo, e o mesmo exemplo serve pra isso:

Na minha opinião o Robô não é conhecido mais pela mecânica, por exemplo. O Tin também, volta e meia, dá uma gafe mecânica. É óbvio que os caras não são ruins, mas eles já não são o prime mecânico como um Guigo ou FNB. Ao invés da dupla da verduxa resolver jogos na mecânica, eles resolvem no conhecimento. E é nessa abertura que a gente pautou o elenco deste ano.

Yampi exemplifica que em 2023, por exemplo, a INTZ ganhou diversos jogos na mecânica individual. Segundo o Jungler da INTZ 2024, o ZZK (Top) jogava “até a morte” no Top, ele (Yampi) estava lá para dar cover, e quando matavam tinham uma abertura para trabalhar.

Agora, no exemplo do jogador, com o Tay é diferente:

Com o Tay é diferente, ele agrega muito no draft, ele joga bem focado nas waves e no conhecimento. Essa chave da sabedoria ajuda muito desde o draft, porque com a sabedoria a gente sabe quem vai ter que ser sacrificado no draft, por exemplo, ou saber como lidar em situações surpresas.

O jogador conta também que o Tay é o cara certo pra ser chato na hora que precisa, e o que o seu (Yampi) jeito “semi-chato” de ser, deixou muita coisa passar. Voltando a falar sobre experiência, Yampi ainda complementa:

Pra mim, no LoL, você vai ser pego desprevenido em algum momento. E aí que entra a experiência. Você conseguir contornar a situação e dar a volta por cima e ganha o jogo. Na minha opinião, essa vai ser a nossa cara. Se estamos atrás, a gente acalma o jogo pra preparar um comeback. Se estamos na frente, vamos saber fechar. Isso que é a experiência no LoL.

Um passo atrás: quais os ensinamentos de 2023

Citamos o ZZK, e se vamos falar da INTZ 2024, temos que falar da INTZ 2023 – mais especificamente – em seu segundo split. Ou melhor, seu melhor split na era das franquias. Ao que se deve esta evolução, Yampi– perguntei.

A gente buscou entender os nossos pontos fortes e fracos, como, por exemplo: falando de mim, eu percebi, onde a gente pecava em entender o macro. Quando a galera não sabia pra onde olhar o mapa, eu que chamava a atenção e puxava esta responsabilidade, individualmente, pra gente controlar visão, em qual wave a gente ia fightar ou qual wave a gente iria respeitar no mapa. Este era o meu ponto forte e um ponto fraco daquela line, e quando a gente reavaliou isso, a melhora veio.

E em relação à evolução que o torcedor pode projetar, Yampi volta a citar a experiência e macro sólido. Esta solidez virá das vozes ativas de Tay e Damage, segundo o jogador. Mesmo assim, Yampi dispara um alerta:

O único problema que a gente não pode cometer é se perder nesse caminho, é se render às nossas opiniões fortes e querer bater cabeça por qualquer coisa, ou não querer seguir a opinião do Aoshi. Mas eu acho que se a gente seguir a visão dele (Aoshi), e ficar na mesma página, a gente consegue buscar os play-offs de forma tranquila. Principalmente nesse meta que está um “samba de objetivos”.

Na foto, o técnico da INTZ, Aoshi
(Foto: Reprodução/CBLOL Flickr)

Quem vai ser o Yampi em 2024

Por conta do meta, Yampi parece que vai ser mais feliz, e até brincou:

Esse ano vamos inventar: vai ser louco ou gênio

Com gargalhadas, Yampi se mostrou positivamente ansioso para este meta. Yampi acredita que, diferente dos últimos anos, vai ser mais aberto para os Junglers.

Achei estranho esse meta, de jungle mais suporte. Era só ser front-line ou engange, faltou aquele brilhantismo do jungle ter abertura pra pegar uns picks, mas nesse patch está bem melhor! Teve Brand estourando na soloqueue, eu vi muita Taliyah no inhouse da LEC, e acho que até a Elise está voltando, e essa aí tem história!

Ô se tem, hein?! A título de curiosidade, o Yampi tem 11 jogos na carreira com a campeã e 88% de vitória. E se o assunto for Jungler AP, temos o Rumble dele também, com 100% de vitória em 4 jogos. Será que vamos ver algum desses?

O que a torcida pode esperar?

Na foto, a torcida intrépida (INTZ)
Reprodução/CBLOL Flickr

Quando se fala de INTZ, se fala em torcida. Pentacampeã, esperançosa, que anseia por mais. Yampi, foi categórico na resposta, confira:

Queria pedir para os torcedores acalmarem o coração. Estamos sendo taxados de underdog, como era no passado. Particularmente acho que estamos sendo
taxados até injustamente e isso incluindo não só os jogadores, mas staff e também torcida. Parece até que se nós todos, representássemos outro escudo, iam respeitar mais.

Só que essa negatividade não afeta a gente, nunca foi fácil para o Orgulho INTZ. A gente tá focando nessa vibe que está boa e sinceramente: me lembrando muito a INTZ de 2020.

E falando sobre si, o jogador encerra dizendo:

Sinto que estou na mentalidade certa em como evoluir, de como ser o cara mais ativo, afinal eu sei que dei algumas gafes no ano passado. Matematicamente falando?
Não tem como der errado…se der errado é culpa da matemática. Vai dar certo torcedor!

Finaliza Yampi, entre sorrisos e confiança, confiança em uma INTZ mais experiente.

Na foto Yampi, jungler da INTZ
Reprodução/CBLOL Flickr

Estreia da INTZ no CBLOL 2024

A INTZ estreará no torneio contra a Liberty no quarto jogo do dia. Acompanhe a cobertura completa do CBLOL 2024 1° split com calendário de jogos, resultados, tabela e outras informações aqui no Mais Esports.

Receba as últimas notícias, resultados e novidades diretamente do seu WhatsApp e Telegram!

Sérgio Fiorini

por Sérgio Fiorini

Publicado em 16 de janeiro de 2024 • Editado há 10 meses

Matérias Relacionadas
League of Legends
LoL: Campeões do Arcane aparecem mais no ARAM? Comunidade questiona
League of Legends

LoL: Campeões do Arcane aparecem mais no ARAM? Comunidade questiona

Há 16 horas
League of Legends
LoL: Com 12 vitórias seguidas, brTT chega ao Mestre na Coreia
League of Legends

LoL: Com 12 vitórias seguidas, brTT chega ao Mestre na Coreia

Há 18 horas
League of Legends
Liga das Américas 2025: LOUD tem mid laner europeu como opção, diz site
League of Legends

Liga das Américas 2025: LOUD tem mid laner europeu como opção, diz site

Embora a renovação com tinowns seja a prioridade da LOUD, a organização já tem conversas com um mid laner europeu pra plano B.

Há 18 horas
League of Legends
Liga das Américas 2025: LOUD acerta contratação de suporte ex-LCS, diz site
League of Legends

Liga das Américas 2025: LOUD acerta contratação de suporte ex-LCS, diz site

A LOUD já está com suporte definido para a LTA Sul 2025 e não continuará com Redbert. A equipe agora busca finalizar o restante da line-up.

Há 20 horas
League of Legends
LoL: Riot passará a banir jogadores por mau comportamento em streams
League of Legends

LoL: Riot passará a banir jogadores por mau comportamento em streams

Há 21 horas
League of Legends
LCK 2025: Keria renova com a T1 até 2026
League of Legends

LCK 2025: Keria renova com a T1 até 2026

Nesta quarta-feira (13) a T1 anunciou a renovação de contrato com Keria, suporte considerado um dos melhores do mundo.

Há 22 horas

















































Campeonatos Atuais