A VKS perdeu pra paiN no CBLOL 2024 e caiu para Chave Inferior nos playoffs do CLBOL 2024 2° split. A Vivo Keyd Stars não conseguiu vencer uma Melhor de 5 contra a paiN Gaming em 2024: foram três confrontos e três derrotas.
Em entrevista exclusiva ao Mais Esports, o técnico SeeEl comentou um pouco melhor sobre a série e os seus processos.
Em quantos porcentos você desempenharam abaixo?
60%, eu acho. A gente nem jogou os primeiros dois jogos, realmente. Eu acho que é bizarro: eles tinham um Corki sem flash, nós tínhamos três membros e a gente sabia que eles estavam no Dragão. E esse um Corki não tinha as quatro em volta e nós tínhamos todos os flashs. É realmente inacreditável, a gente pipocou muito nessa série.
Você também falou na coletiva que você entraram no primeiro jogo com a energia baixa, como explicar isso?
Eu acho que entramos no jogo com a energia norma, mas enquanto o jogo foi indo, nós não estávamos sendo rápidos em aceitar as situações perdidas e nós deixamos que os resultados realmente impactassem o nosso foco e a nossa capacidade de encontrar soluções. Eu acho que uma das razões disso foi que entramos na série dizendo: “Ok pessoal, no primeiro jogo, se eles foram com tal draft, nós teremos respostas para escolhas deles, mas nós não escolheríamos o Shyvana”.
E isso foi algo que mudou completamente, porque o Disamis realmente queria jogar o Shyvana, ele disse: “me deixa pickar ela que eu carrego.” e metade do time não estava realmente preparado para jogar com esse campeão, enquanto a outra metade do time estava.
Então quando começamos a jogar, e começamos a performar mal, eu acho que isso afetou o nosso foco e a partir daí foi uma bola de neve. Acho que nós tínhamos a energia em alta para começar a série com tudo, mas devido às coisas que aconteceram no jogo, isso piorou nossas performances. Só que: isso é sobre eles.
Você tira muita atenção dos jogadores, absorve muito da culpa para si quando as coisas vão mal. Então quando os jogadores tomam responsabilidade?
Os jogadores devem sempre tomar responsabilidade. Se não, eles não estariam no meu time, é o que eu acho. Pessoalmente, eu acredito que nós estamos aqui para entreter, e eu acho que não é muito divertido se os dois lados estão simplesmente jogando silenciosamente. O CBLOL não é um jogo de cavaleiros, não é o Wimbledon (campeonato de tênis em que o silêncio tem que ser mantido), sabe?
Você tem o outro cara gritando e dizendo que eles são terríveis. Então, você tem que falar alguma merda, se não funciona, então eu pareço um idiota, tudo bem, eu não me importo. Só que eu também acho que é importante, porque… Se tem alguém que precisa acreditar nos meus jogadores, tem que ser eu. E eles são pessoas muito quietas nas redes sociais, eu tenho certeza que vocês já notaram. Eu diria que todos eles são muito quietos nas redes sociais, mas eles veem tudo, e a energia que vocês trazem, as coisas que vocês dizem… Eu acho que é importante para o tipo de jogadores que eles são.
Quando nós vemos os vlogs do CBLOL dos garotos e o Behind the Stars e coisas assim… Nós vemos muitos de você liderando o time nas conversas pós-jogo. Quando os jogadores mostram a responsabilidade com seus erros?
Eu acho que isso não é verdade. Eu acho que cortamos muitas das coisas que os jogadores dizem, porque tem muita coisa relacionada ao jogo, mas eu acho que em termos de responsabilidade, responsabilidade extrema… Isso é algo que introduzimos nesse split. Como baseado no trabalho do Tim Grover, treinador do Michael Jordan, Dwyane Wade e Kobe Bryant: a propriedade e responsabilidade extrema é uma parte muito importante da competição. E eu vejo eles evoluindo nisso.
Mas ainda é muito longe de onde eu realmente quero que eles cheguem, para ser honesto. Eu acho que… eles estão longe de serem atletas de alto nível. E isso é algo que eu espero desenvolver no próximo split e neste.
Você precisa disso para ganhar no CBLOL?
Eu acho que não é necessário. Mas eu acho necessário pra desenvolver, e nós entramos nesse split com, provavelmente, um dos melhores times da região.
Se você não tem uma boa mentalidade, eu acho que é muito fácil de ficar bem atrás na competição. Então para o nosso time, é absolutamente necessário. Na minha opinião, é o que você quer em cada time, idealmente falando. Contudo, não é necessário pra ganhar no Brasil, por exemplo. Se você tem um time como LOUD, ou paiN, a meu ver, até a Kabum, acho que esses são times que deveriam poder competir o título.
Tendo mentalidade ou não, porque em termos de experiência, esses são times que deveriam ganhar. Mas sim, agora é um pouco diferente, estamos em uma posição em que deveríamos estar procurando, mas temos que tentar ganhar.
Um último desabafo do Coach SeeEl
É difícil, porque eu acho que muitos desses caras… eles não têm experiência de vida. Eles não viveram… Eles não tiveram que ir para o trabalho, não tiveram que ir para o trabalho às 5 da manhã, não tiveram que limpar o lixo de alguém ou limpar o banheiro de alguém para ganhar um salário mínimo. Muitos dos jogadores não tiveram que se preocupar com comida, dinheiro ou salário. Então… a perspectiva que eles têm de vida é muito diferente, às vezes eu acho que é difícil para um jogador ver o quão fortes eles realmente são, mas… Nós estamos trabalhando. Nós vamos nos recuperar e vamos mandar bem.
Próximos jogos do CBLOL 2024
A Vivo Keyd Stars não está eliminada, mas a equipe caiu para a Chave Inferior, enquanto a paiN Gaming consegue se classificar para a Grande Final. O próximo confronto do CBLOL acontece na próxima sexta-feira (23), no embate de LOUD contra a RED Canids. O vencedor do confronto enfrentará a VKS no sábado (24) pela última vaga na Grande final!
Acompanhe a cobertura completa da CBLOL 2024 2° split com calendário de jogos, resultados, tabela e outras informações aqui no Mais Esports!