×





×





×





×





×


Logo MaisEsports
Notícias
Campeonatos
Outros
Mais Esports

CBLOL 2024: Jojo e Brance são a chave para a vitória da RED

League of Legends

O ano é 2022. No 1º split, a RED Canids ganhou o CBLOL, recebendo o direito de representar a nossa região no MSI, enquanto a LOUD, no split, venceu e se firmou como a melhor equipe do servidor brasileiro. Jojo levantou o troféu na primeira metade do ano e Brance na segunda metade.

Quando eu mudei pra suporte, eu achava a bot do Fluxo de Brance e Jojo a melhor do Brasil também. Eles são muito bons juntos.” – Ranger durante o programa “Depois do Crime”. 

A partir daí, a história você já sabe. Ambos foram contratados pelo Fluxo já no split seguinte, no começo de 2023, e nos dois splits eles foram eliminados precocemente nos playoffs.

O Fluxo reformulou toda a sua equipe para 2024, mas a dupla continuou junta, dessa vez na RED Canids. Uma casa nova para Brance, mas já conhecida por Jojo, que foi campeão do CBLOL duas vezes com a matilha. É aqui que eles começam a se aprimorar como dupla e viram no campeonato, e é sobre isso que vamos falar neste texto.

Imagem dos jogadores Brance e Jojo
(Imagem: Divulgação/RED)

Se destacando entre os gigantes

Em um CBLOL de TitaN e Kuri, Netuno e Ceos e Route e Redbert, a dupla Brance e Jojo se destaca. Com integrantes da RED distantes da melhor fase, a botlane guiou a Matilha na campanha rumo aos playoffs, que consolidou o 3º lugar na etapa regular, e na vitória de 3 a 0 contra a LOS.

Até o momento, agiam como uma muralha impenetrável, sendo agressivos na dose certa, sólidos no alto nível e maduros na tomada de decisão, mas essa muralha foi rompida pela LOUD, no último fim de semana, na vitória por 3 a 0 em cima da RED Canids.

“Eu tava achando que a bot da RED era a melhor até ontem, mas talvez o Route só expôs ontem que a bot da RED estava jogando além do limite. Se você não tá esperto, você toma play deles (Brance e Jojo). Eles são muito bons em criar play.” – MicaO durante o programa “Depois do Crime”. 

A derrota não elimina a RED da competição, mas dificulta a vida da equipe pela chave inferior e aponta rompimentos na muralha invisível até então. É nítido o conforto de Brance e Jojo dividindo a rota, assim como os números comprovam a qualidade da dupla no CBLOL.

Imagem do time da RED nos playoffs do CBLOL 2024
(Imagem: Divulgação/CBLOL)

Números comprovam a sinergia de Brance e Jojo

Antes de jogarem juntos, Brance e Jojo tiveram parceiros de respeito no CBLOL, então não é como se fosse uma tarefa fácil ter números melhores agora. Enquanto o Brance tinha Ceos como suporte, considerado o melhor jogador do CBLOL em 2023 e 2024, Jojo jogou ao lado de titaN, um dos melhores ADCs que o cenário já viu em atuação.

No entanto, quando pegamos os números da dupla no momento, até impressiona ver que eles estão ainda melhor, mostrando que a sinergia não é apenas um “achismo” ou “hype” do momento.

Imagem de Jojo e Brance juntos no Fluxo
(Imagem: Divulgação/CBLOL)

Números de Brance

Sem Jojo, Brance jogou 72 jogos oficiais e ficou a frente na rota em 50,8% dos jogos. Sua diferença média de farm aos 15 minutos para os outros ADCs foi exatamente 0, nem a frente, nem atrás, e permanecendo em média 25 de experiência atrás – uma quantidade irrisória. No ano em que foi campeão do CBLOL com Ceos, Brance participou de 69,9% dos abates da equipe.

CBLOL 2022:

  • À frente na lane: 50,8%
  • Participação em abates: 69,9%
  • CS diff @15: 0
  • XP diff @15: -25

Com Jojo, o ADC possui 75 jogos, e a vantagem na rota, que era extremamente mediana, mudou de face. No Fluxo, a botlane estava à frente em 54,5% dos casos, enquanto na RED esse número avançou para 58,3%. A diferença de farm médio e de experiência para o outro ADC aos 15 minutos, que eram, respectivamente, 0 e -25 na LOUD, também melhoraram.

Até a participação em first blood do atirador, que era 26,2%, subiu para mais de 34%, representando uma agressividade maior no começo de jogo nessa busca por abates no early game. O esquema abaixo pode deixar as coisas mais visíveis.

CBLOL 2023

  • À frente na lane: 54,5%
  • Participação em abates: 72,6%
  • CS diff @15: +1
  • XP diff @15: +139

CBLOL 2024

  • À frente na lane: 58,4%
  • Participação em abates: 76%
  • CS diff @15: +5,4
  • XP diff @15: +219

Sem alterar tanto, a porcentagem de ouro do jogador na equipe e o seu dano por minuto também aumentaram um pouco quando comparado à época de LOUD.

(Imagem: Divulgação/CBLOL)

Números de Jojo

Sem Brance, Jojo tem duas temporadas a serem analisadas (11 e 12). Vendo os números de ambas, sua participação nos abates da equipe ficou entre 66% e 70%, permanecendo atrás em ouro em ambos os anos (-165 e -96). Sua pontuação de visão permaneceu 2,56 tanto em 2021, quanto em 2022, sem haver alternância nas wards colocadas e retiradas pelo suporte.

CBLOL 2021

  • Participação em abates: 66,5%
  • Gold diff @15: -165
  • Ward colocada por minuto: 1,48
  • Ward inimiga retirada por minuto: 0,33
  • Placar de visão: 2,56

CBLOL 2022

  • Participação em abates: 70%
  • Gold diff @15: -96
  • Ward colocada por minuto: 1,51
  • Ward inimiga retirada por minuto: 0,34
  • Placar de visão: 2,56

Com Brance, já no ano de estreia da botlane, Jojo participou de 75,9% dos abates, ficando uma média de 31 de ouro na frente na lane e tendo maior liberdade no mapa, resultando em uma crescente vertiginosa na sua pontuação de visão: 3,13.

A quantidade de wards colocadas e retiradas por minuto também aumentou. Já em 2024, todos os indicativos anteriores aumentaram, alguns mais e outros menos, sendo melhor visualizados no esquema abaixo:

CBLOL 2023

  • Participação em abates: 75,9%
  • Gold diff @15: +31
  • Ward colocada por minuto: 1,51
  • Ward inimiga retirada por minuto: 0,38
  • Placar de visão: 3,13

CBLOL 2024

  • Participação em abates: 79,5%
  • Gold diff @15: +142
  • Ward colocada por minuto: 1,77
  • Ward inimiga retirada por minuto: 0,36
  • Placar de visão: 3,39

Quando eu jogava contra ele de Nautilus, eu tava sempre com o dedo pronto pra parar a âncora do Jojo porque ela podia vir a qualquer segundo.” – Ranger sobre jogar contra Jojo.

Botlane da RED é a chave para a vitória

Imagem do time da RED nos playoffs do CBLOL 2024
(Imagem: Divulgação/CBLOL)

Os números mostram que tanto Brance quanto Jojo estão mais agressivos agora, e enquanto o ADC está menos dependente, o suporte tem mais liberdade para andar pelo mapa, ganhar mais visão e até criar mais jogadas.

Ambos já tinham parceiros de rotas que eram considerados os melhores jogadores de cada posição, mas juntos, se tornaram uma botlane mais sólida, e os números comprovam isso, mas não em comparação aos seus passados, como também contra adversários de rota.

Jojo foi o suporte com o KDA mais alto (6) e o suporte com o menor número médio de mortes por jogo (2,1), assim como Brance foi o ADC com o maior KDA (6,1) e o ADC com maior média de abates por jogo (6,2).

RED Canids não terá caminho fácil nos playoffs do CBLOL 2024

Embora os números estejam positivos para a dupla da RED Canids, a equipe não terá caminho fácil no CBLOL 2024 para chegar à final. Eles enfrentarão a KaBuM, de Netuno e Ceos, nesta sexta-feira (5), e caso vençam, terão pela frente a paiN Gaming, de titaN e Kuri, ou a LOUD, de Route e Redbert.

A jornada será difícil, mas pode estabelecer a dupla de Brance e Jojo como a melhor do split no CBLOL 2024!

Acompanhe a cobertura completa do CBLOL 2024 1° split com calendário de jogos, resultados, tabela, estatísticas das partidas e outras informações aqui no Mais Esports!

Imagem do novo troféu do CBLOL 2024
(Foto: Divulgação/CBLOL)
feliperag

por feliperag

Publicado em 04 de abril de 2024 • Editado há 2 meses

Matérias Relacionadas
League of Legends
MSI 2024: Canyon tinha Shaco como uma de suas opções para a final
League of Legends

MSI 2024: Canyon tinha Shaco como uma de suas opções para a final

De acordo com o treinador da Gen.G, um dos picks que Canyon praticou para o MSI 2024 foi o de Shaco, esse que acabou não sendo usado.

Há 17 horas
League of Legends
MSI 2024: “Finalmente consegui um título internacional”, desabafa Chovy
League of Legends

MSI 2024: “Finalmente consegui um título internacional”, desabafa Chovy

Assista à coletiva completa da GEn.G após o título do MSI 2024 em cima da Bilibili Gaming!

Há 17 horas
League of Legends
MSI 2024: Gen.G Canyon já venceu todos os torneios internacionais da Riot
League of Legends

MSI 2024: Gen.G Canyon já venceu todos os torneios internacionais da Riot

A partir deste título do MSI 2024 da Gen.G, Canyon entra para o panteão dos jogadores que coparam MSI e Mundial! Acessa!

Há 19 horas
League of Legends
MSI 2024: Chovy finalmente conquista um campeonato internacional
League of Legends

MSI 2024: Chovy finalmente conquista um campeonato internacional

Chovy levou a Gen.G para a Grande Final e foi capaz de ser o campeão do MSI 2024! Confira a jornada do jogador até a glória, acessa!

Há 20 horas
League of Legends
MSI 2024: Coisa de gente grande! Peyz bate recorde mundial de brTT
League of Legends

MSI 2024: Coisa de gente grande! Peyz bate recorde mundial de brTT

O ADC da Gen.G, Peyz, conseguiu alguns recorde neste MSI! Além de ser campeão internacional, o jogador superou o brTT em um recorde. Acessa!

Há 21 horas
League of Legends
MSI 2024: Comemora Igreja! A Gen.G atropela a BLG e é campeã do MSI
League of Legends

MSI 2024: Comemora Igreja! A Gen.G atropela a BLG e é campeã do MSI

A Gen.G é campeã do MSI 2024 em cima da BLG! Pela primeira vez, a LCK vence uma final da LPL no MSI e não vencia um MSI desde 2017! Acessa!

Há 22 horas

















































Campeonatos Atuais