Com as mudanças do competitivo em 2025, foi informado pela Riot que até quatro times podem ser cortados da franquia CBLOL, que em 2025 fará parte da “Liga das Américas” junto com a LCS e LLA.
O Mais Esports apurou com exclusividade que a Vivo Keyd Stars é um dos times escolhidos para a Conferência Sul, enquanto a Pentacampeã INTZ ficará de fora da competição. Os times, inclusive, já foram informados pela desenvolvedora da resposta final nos últimos dias.
Vivo Keyd Stars estará na Conferência Sul
Atual vice-campeã do CBLOL, a Keyd é uma das grandes surpresas do ano. Após ficar de fora da primeira escolha da Riot nas franquias do CBLOL em 2021, os guerreiros voltaram para a competição em 2023 após comprarem a vaga da Miners.
O primeiro ano da organização nesta era franquias não foi dos melhores, terminando na nona colocação e depois na quinta colocação. Em 2024, os guerreiros mudaram completamente e trouxeram o coach estrangeiro SeeeL, que montou a line-up a dedo e apostou em um plano a longo prazo.
Os resultados vieram antes do esperado, com um terceiro lugar no primeiro split e vice-campeonato no segundo split. Toda essa mudança de postura, mudança de CEOs nos bastidores e um trabalho bem feito com a comunidade somaram pontos positivos para a organização, que já era uma das mais tradicionais da liga.
A Keyd já foi comunicada pela Riot que estará na Conferência Sul. O Mais Esports procurou um posicionamento da organização, e Hugo Tristão, CEO dos guerreiros, optou por não comentar sobre.
Em respeito ao processo de aplicação na Conferência Sul e nossos termos com a Riot Games, não comentamos sobre assuntos em desenvolvimento ou especulações
INTZ ficará de fora da Conferência Sul
A INTZ é a maior vencedora do CBLOL, mas conforme mostram apurações do Mais Esports, ela não foi escolhida entre os times da Conferência Sul. A organização também já foi comunicada pela Riot da decisão.
Apesar dos títulos e grande história no torneio, a INTZ teve um período difícil na Era das Franquias, e de todos os splits disputados, apenas em um conseguiu ir aos playoffs. A organização tentou várias trocas na line-up, mas praticamente todas não deram certo.
Além dos fracos resultados na modalidade, o Mais Esports apurou que a situação interna da organização não é nada boa. Antes mesmo do resultado da Riot sair, fontes internas consideravam que “apenas um milagre” poderia colocar os intrépidos dentro da Conferência Sul.
Procurada pela organização, a INTZ não respondeu à redação do Mais Esports até o fechamento desta matéria. Em caso de resposta posterior, a matéria será atualizada.
Riot segue comunicando os times
O Mais Esports apurou que a Riot está fazendo os anúncios de forma fracionada, ou seja, contando sua decisão aos times aos poucos. A empresa deseja evitar ao máximo o vazamento de informações, já que pretende revelar as escolhas ao público apenas depois do Worlds 2024, o Mundial de LoL.
Procurada pelo Mais Esports, a desenvolvedora deu o seguinte posicionamento:
As informações oficiais sobre a temporada competitiva de 2025 ainda serão comunicadas por meio dos canais da Riot Games, e a empresa reitera que não comenta sobre seus processos internos ou especulações.
O Mais Esports segue apurando outros times que estão dentro e fora da Conferência Sul em 2024. Continue acompanhando para ficar por dentro de todas as notícias do cenário de League of Legends.
As apurações contaram com a ajuda de Leon “Butcher”, nosso editor chefe.