A Riot Games revelou diversas novidades para o competitivo de 2025, e uma delas é a nova “Liga das Américas“, que transforma o CBLOL, LCS e LLA em uma única região. No entanto, não se preocupe, o CBLOL não morreu! Explicaremos mais abaixo.
Entenda a nova “Liga das Américas”
Atualmente, o CBLOL, LLA e LCS são três regiões diferentes, mas, a partir de 2025, serão uma só. No entanto, isso não fará com que os times disputem uma liga única, pois ainda serão divididos em “Conferências”, sendo a LCS da Conferência Norte e o CBLOL da Conferência Sul.
Com a mudança, a liga LLA chegará ao fim, e dois dos times serão movidos para as novas conferências, sendo um para a Sul e outro para a Norte.
CBLOL terá oito times em 2025
O CBLOL passará a ter oito times, sendo seis deles das franquias atuais, um da LLA e o outro que virá do Tier 2. A LCS seguirá a mesma estrutura.
Inicialmente, a Riot escolherá os times franqueados que continuarão no CBLOL e LCS, os times da LLA que vão para cada conferência e também o time do Tier 2 que completará os torneios.
Timer do tier 2 sempre terá que disputar sua vaga
Esse time do Tier 2 será tratado como um “time convidado” e todo ano terá que jogar um torneio de promoção pela sua vaga, não importa sua posição no campeonato. Mesmo que ele seja campeão do CBLOL, por exemplo, no fim da temporada ele terá que jogar esse campeonato.
É esperado que em 2025 já tenhamos os torneios classificatórios. Mais detalhes de como funcionará e também das classificatórias serão revelados futuramente pela Riot.
Regionalidade das conferências
Outro ponto interessante é que a Riot terá para manter a “regionalidade” das conferências. Isso significa que, por exemplo, a Sentinels não pode criar um time e disputar o Tier 2 do Brasil para tentar entrar no CBLOL, pois ela é uma organização norte-americana, então só pode tentar uma vaga na Conferência Norte.
Inicialmente, apenas organizações do LLA terão esse “passe-livre” para disputarem qualquer conferência que desejarem, mas a Riot também pretende implementar uma regra parecida para elas no futuro.
Mais sobre as mudanças competitivas em 2025
Além dessa junção de ligas, a Riot também anunciou um novo torneio internacional, três splits para topas as regiões, nova divisão de vagas internacionais e MUITAS outras novidades.
Acompanhe tudo na nossa matéria especial das mudanças no competitivo em 2025, ou se preferir, acesse a nossa página com todas as matérias relacionadas ao tema.