Um dos campeões mais populares do CBLOL 2024 1º split é o Azir, sendo o líder de escolhas da competição, no entanto, o campeão está negativo em vitórias e derrotas. Na LCK 2024 esta semana apareceu uma build do Azir Tank, mas que não contribuiu tão bem no Brasil.
Por que o Azir Tank não funcionou no Brasil?
Envy (LOS), Dynquedo (paiN), Fuuu (Fluxo), Hauz (KaBuM) e Pilot (Liberty) foram os jogadores que usaram Azir nesta semana. Destes, quatro vezes a opção foi ir com o Azir Tank e tiveram apenas duas vitórias e uma só com o frag positivo, vamos entender caso a caso.
Hauz contra a VKS – Podia buildar full AP
Bom, aqui a opção de tank não foi uma das melhores, antes de tudo veja as composições:
O Azir Tank do Showmaker tem duas condições principais: ser a garantia de peel pra um ADC que escala e uma garantia de dano mágico para um time de maioria físico.
Como se pode ver, um time que tem Zac e Xin Zhao, não precisa de um Azir Tank – afinal, estes já são “front line”. Eles podem fazer todos os itens de tank que o Azir faz, e deixar o Imperador de Shurima ser um carregador.
Neste contexto, o Azir vai demorar mais do que já costuma pra dar dano e o Smolder fica refém nisso, porque ele demanda muito tempo pra escalar. Veja a composição do Azir Tank de Showmaker:
O Top e o Jungle são AD e são de trocação, eles podem se beneficiar com um Azir com mais vida e DPS. Diferente de uma composição sem dano nenhum no Top e Jungle para o mid-game.
Envy contra o Fluxo e RED – Podia buildar full AP
Pode parecer besteira, mas é importante entender: vencer não significa que a build é boa ou deu certo, e este é o caso do Envy contra o Fluxo. Confira as composições:
Sim, é o mesmo caso do Hauz. Aqui, eu ainda vou justificar que o K’Sante acaba virando um lutador quando ultado, mas podia ter sido feito AP pra dar match de dano – não à toa que o top dano do jogo foi o Fuuu.
A situação fica pior mesmo no jogo contra a RED, confira as composições:
Mais uma vez: duas front-line e o pior daqui foi a Condição de Vitória. O Azir tinha a missão de gerar abates, não ser DPS – afinal – em DPS a Zeri sempre seria melhor. Aqui o Envy precisa dar o máximo de dano para o Viego resetar e só assim eles ganham as lutas.
O que acontece é que o Azir deixa constantemente os campeões com vida baixa, mas isso depois do Viego morrer e aí só não faz sentido.
Dynquedo aplica o Azir Tank no melhor contexto contra FURIA
Antes de tudo vamos conferir as composições:
Apesar de eu discordar de tentar essa opção com Kalista, o Azir tank aqui é uma ótima opção pra viabilizar três opções AD muito fortes: Yone, Lee Sin e o próprio ADC.
Kuri, de forma inteligente, não faz Coração Congelado e a composição fica equilibrada e perfeita pra lidar com o equilíbrio de Dano Mágico e Dano Físico da FURIA.
E no fim das contas, não foi tão chamativo, então podemos garantir que: são tantas condições para a escolha dar certo que, talvez, seja melhor não inventar tanto!
Foi Azir safe, foi Azir MVP
Percebeu que a gente não falou do Fuuu e do Pilot? Pois é, eles foram com a build tradicional de Azir, e curiosamente, foram MVPs’s dos seus respectivos jogos!
Ainda há um grande debate sobre a build ser fraude ou não, particularmente, acredito que tudo se trate de entender qual é a função do Azir na composição e – que na maioria das vezes – não vai ser tank.