O confronto deste sábado (29) entre paiN Gaming e Vivo Keyd Stars (VKS) não só vale uma final na Chave Superior dos playoffs do CBLOL 2024, como concede uma resposta: qual o real nível dessas equipes? Esta é uma resposta que só a MD5 pode nos dar.
Tradicionais na MD5? A paiN Gaming vem provar um ponto
O midlaner da paiN, Dynquedo, em entrevista exclusiva ao Mais Esports, contou que a paiN é um time diferente na MD5, confira a resposta completa:
Eu tenho certeza que a gente é muito mais forte no md5. Acho que a gente já provou isso nos últimos anos e eu sinto que a gente é um time muito mais forte quando a gente tem mais jogo, quando a gente joga o primeiro jogo e em seguida, no segundo jogos, temos atuações muito mais controladas.
Ignorando que a paiN venceu a KaBuM graças aos minions, é fato dizer que eles são um time muito cascudo em séries. Desde o início das Franquias, foram 19 MD5 jogadas pela paiN em playoffs, com 12 vitórias e um título.
O Tradicional acredita na arma X (esquedele), que cresce em playoffs e veio com uma missão: levantar a tão esperada taça. Apesar de não ter tido apresentações de gala, o jogador teve o segundo maior DPM da primeira rodada dos playoffs,
Quem mostrou confiança, surpreendeu e foi o motor nos jogos vencidos foi o Cariok. Lidar com as críticas e pressão virou lugar-comum do jogador, e ele trouxe a tomada de decisão que faltava na paiN justamente com o seu Lee Sin. No entanto, fica a dúvida no ar: qual Cariok veremos na série? O que auxilia seus companheiros ou o que chama a responsa?
Um time tão completo e entrosado quanto a paiN, tem muitos caminhos, mas precisa provar a força da fala do próprio Dynquedo: um time maduro e capaz de se adaptar em uma série. A torcida dos tradicionais não quer ver só a vitória, mas sim aquela aura de campeão.
vivo Keyd Stars: o processo a longo prazo que está dando resultado a curto prazo
Na intenção de provar que o processo ao longo prazo é a solução, os guerreiros do Coach SeeEl conseguiram um feito e tanto dentro em seu primeiro split. Mesmo com uma ideia de projeto a longo prazo, perdendo o midlaner titular por questões de saúde mental, a Keyd finalizou o CBLOL como top 1.
Mais do que isso, este é o primeiro playoff dos guerreiros na era das Franquias. A Keyd vem pra provar também que não é um time de MD1 e pode ser adaptável numa série, porém a dúvida é maior, afinal eles não jogaram playoffs de 2021 para cá e estão com um time totalmente novo.
Apesar disso, eles possuem o Guigo, que esmaga ainda mais contra a paiN, sendo um carrasco dos tradicionais desde a época da RED.
O jogador vive uma fase insana: sendo o líder no top em estatísticas como média de abates por jogo, ouro por minuto, porcentagem de participação de abates, porcentagem de dano do time, dano por minuto e soladas.
Wizer conhece o nível insano no Guigo, quando testemunhou seus campeões tanks na final do CBLOL 2022 1º split. Na ocasião, mesmo de tank, o Guigo conseguiu solar os campeões carry do Wizer. E o resultado? RED venceu a paiN por 3×2 e levou o título!
Quem o fã da VKS e a paiN também tem que ficar de olho é no SMILEY, o jogador cresceu de produção de forma absurda na reta final do CBLOL. Chamado pela comunidade de “super normal”, mas tá vindo aí na intenção de superar expectativas.
VKS x paiN: Provação é a palavra-chave
Seja Tradicional ou Guerreiro, todos nesta série tem um ponto a se provar:
- Será que o Wizer vai ter a tão esperada performance nos playoffs?
- Chegou a hora do Guigo assumir a coroa da top-lane?
- E o Disamis? Tá pronto pra assumir a responsa?
- Vamos ver o Cariok confiante de Lee Sin, ou vai ser exposto?
- Dynquedo vai virar a chave? Ou vai ser a chance do Leleko se firmar de vez?
- SMILEY vai conhecer a fúria Xesquedele? Ou o TitaN vai tomar um gringo gap?
- Prods aplica a lei do ex? Ou o Kuri que vai ser o import sensação da série?
Todos têm perguntas para serem respondidas em suas narrativas individuais. E se falarmos de narrativa coletiva, VKS contra paiN é uma história que atravessou gerações de CBLOL e hoje, chega para decidir os rumos destas franquias, após um 1×1 em fase regular.
O xadrez do League. VKS vs paiN pode ser decidida por coachs
Eles não clicam um segundo na série, mas quando falamos de times unidos e competitivos, a força de entender a série e reconhecer forças é um diferencial. Na MD5, é onde os coachs podem brilhar. Os holofotes miram o Coach SeeEl da VKS, mas não podemos ignorar os feitos de Xero e sua paiN no CBLOL.
Xero definiu o estilo da paiN há anos: um time que se interessa pelo scaling, tem padrões de teamfight acima da média regional e tenta jogar com o LoL debaixo do braço, não à toa que o time da paiN quando pega vantagem, não costuma deixar a peteca cair.
Pelo outro lado, SeeEl criou um estilo mais versátil em seus jogadores. O mid/jungle costumam ser motores da equipe, ganhando espaço cedo e tentando conquistar vantagem nas individualidades de lane. Disamis e Leleko seguram o jogo e ganham informação para que Smiley e Guigo possam jogar suas lanes em seu máximo.
Será um espetáculo a parte entender quem vai preferir responder ao estilo do outro, ou quem vai supervalorizar esse estilo. Em cada banimento e escolha, vamos ver o plano destes treinadores que já criaram raízes no CBLOL 2024.
Quem tem o melhor plano? O que posso responder é: quem sair vitorioso, vai ganhar mais do que uma série de League of Legends. O vencedor leva toda a moral, e a oportunidade de ter confiança para trilhar os últimos passos para a Grande Final do CBLOL 2024 1° split.
paiN Gaming vs Vivo Keyd Stars acontece neste sábado (29) a partir das 13hr da tarde nos canais oficiais da Riot Games.