×





×





×





×





×


Logo MaisEsports
Notícias
Campeonatos
Outros
Mais Esports

CBLOL 2024: Tradição ou processo? As narrativas entre paiN e VKS

League of Legends

O confronto deste sábado (29) entre paiN Gaming e Vivo Keyd Stars (VKS) não só vale uma final na Chave Superior dos playoffs do CBLOL 2024, como concede uma resposta: qual o real nível dessas equipes? Esta é uma resposta que só a MD5 pode nos dar.

Tradicionais na MD5? A paiN Gaming vem provar um ponto

Imagem do Dynquedo na paiN Gaming
Foto: Reprodução/CBLOL Flickr

O midlaner da paiN, Dynquedo, em entrevista exclusiva ao Mais Esports, contou que a paiN é um time diferente na MD5, confira a resposta completa:

Eu tenho certeza que a gente é muito mais forte no md5. Acho que a gente já provou isso nos últimos anos e eu sinto que a gente é um time muito mais forte quando a gente tem mais jogo, quando a gente joga o primeiro jogo e em seguida, no segundo jogos, temos atuações muito mais controladas.

Ignorando que a paiN venceu a KaBuM graças aos minions, é fato dizer que eles são um time muito cascudo em séries. Desde o início das Franquias, foram 19 MD5 jogadas pela paiN em playoffs, com 12 vitórias e um título.

O Tradicional acredita na arma X (esquedele), que cresce em playoffs e veio com uma missão: levantar a tão esperada taça. Apesar de não ter tido apresentações de gala, o jogador teve o segundo maior DPM da primeira rodada dos playoffs,

TitaN
Foto: Reprodução/CBLOL Flickr

Quem mostrou confiança, surpreendeu e foi o motor nos jogos vencidos foi o Cariok. Lidar com as críticas e pressão virou lugar-comum do jogador, e ele trouxe a tomada de decisão que faltava na paiN justamente com o seu Lee Sin. No entanto, fica a dúvida no ar: qual Cariok veremos na série? O que auxilia seus companheiros ou o que chama a responsa?

Um time tão completo e entrosado quanto a paiN, tem muitos caminhos, mas precisa provar a força da fala do próprio Dynquedo: um time maduro e capaz de se adaptar em uma série. A torcida dos tradicionais não quer ver só a vitória, mas sim aquela aura de campeão.

Imagem dos jogadores CAriok, titaN e Dynquedo na paiN Gaming
(Imagem: Divulgação/paiN)

vivo Keyd Stars: o processo a longo prazo que está dando resultado a curto prazo

Na foto, o técnico SeeEl da VKS.
Foto: Reprodução/CBLOL Flickr

Na intenção de provar que o processo ao longo prazo é a solução, os guerreiros do Coach SeeEl conseguiram um feito e tanto dentro em seu primeiro split. Mesmo com uma ideia de projeto a longo prazo, perdendo o midlaner titular por questões de saúde mental, a Keyd finalizou o CBLOL como top 1.

Mais do que isso, este é o primeiro playoff dos guerreiros na era das Franquias. A Keyd vem pra provar também que não é um time de MD1 e pode ser adaptável numa série, porém a dúvida é maior, afinal eles não jogaram playoffs de 2021 para cá e estão com um time totalmente novo.

Imagem do time da Vivo Keyd Stars no CBLOL 2024

Apesar disso, eles possuem o Guigo, que esmaga ainda mais contra a paiN, sendo um carrasco dos tradicionais desde a época da RED.

O jogador vive uma fase insana: sendo o líder no top em estatísticas como média de abates por jogo, ouro por minuto, porcentagem de participação de abates, porcentagem de dano do time, dano por minuto e soladas.

Wizer conhece o nível insano no Guigo, quando testemunhou seus campeões tanks na final do CBLOL 2022 1º split. Na ocasião, mesmo de tank, o Guigo conseguiu solar os campeões carry do Wizer. E o resultado? RED venceu a paiN por 3×2 e levou o título!

Imagem do Guigo da Vivo Keyd Stars no CBLOL 2024
(Imagem: Divulgação/CBLOL)

Quem o fã da VKS e a paiN também tem que ficar de olho é no SMILEY, o jogador cresceu de produção de forma absurda na reta final do CBLOL. Chamado pela comunidade de “super normal”, mas tá vindo aí na intenção de superar expectativas.

Na foto, o Smiley da VKS
Foto: Reprodução/CBLOL Flickr

VKS x paiN: Provação é a palavra-chave

Seja Tradicional ou Guerreiro, todos nesta série tem um ponto a se provar:

  • Será que o Wizer vai ter a tão esperada performance nos playoffs?
  • Chegou a hora do Guigo assumir a coroa da top-lane?
  • E o Disamis? Tá pronto pra assumir a responsa?
  • Vamos ver o Cariok confiante de Lee Sin, ou vai ser exposto?
  • Dynquedo vai virar a chave? Ou vai ser a chance do Leleko se firmar de vez?
  • SMILEY vai conhecer a fúria Xesquedele? Ou o TitaN vai tomar um gringo gap?
  • Prods aplica a lei do ex? Ou o Kuri que vai ser o import sensação da série?

Todos têm perguntas para serem respondidas em suas narrativas individuais. E se falarmos de narrativa coletiva, VKS contra paiN é uma história que atravessou gerações de CBLOL e hoje, chega para decidir os rumos destas franquias, após um 1×1 em fase regular.

O xadrez do League. VKS vs paiN pode ser decidida por coachs

Eles não clicam um segundo na série, mas quando falamos de times unidos e competitivos, a força de entender a série e reconhecer forças é um diferencial. Na MD5, é onde os coachs podem brilhar. Os holofotes miram o Coach SeeEl da VKS, mas não podemos ignorar os feitos de Xero e sua paiN no CBLOL.

Xero definiu o estilo da paiN há anos: um time que se interessa pelo scaling, tem padrões de teamfight acima da média regional e tenta jogar com o LoL debaixo do braço, não à toa que o time da paiN quando pega vantagem, não costuma deixar a peteca cair.

Imagem do Xero na paiN Gaming
(Foto: Divulgação/paiN)

Pelo outro lado, SeeEl criou um estilo mais versátil em seus jogadores. O mid/jungle costumam ser motores da equipe, ganhando espaço cedo e tentando conquistar vantagem nas individualidades de lane.  Disamis e Leleko seguram o jogo e ganham informação para que Smiley e Guigo possam jogar suas lanes em seu máximo.

VKS Coach SeeL
(Foto: Reprodução/CBLOL Flickr)

Será um espetáculo a parte entender quem vai preferir responder ao estilo do outro, ou quem vai supervalorizar esse estilo. Em cada banimento e escolha, vamos ver o plano destes treinadores que já criaram raízes no CBLOL 2024.

Quem tem o melhor plano? O que posso responder é: quem sair vitorioso, vai ganhar mais do que uma série de League of Legends. O vencedor leva toda a moral, e a oportunidade de ter confiança para trilhar os últimos passos para a Grande Final do CBLOL 2024 1° split.

paiN Gaming vs Vivo Keyd Stars acontece neste sábado (29) a partir das 13hr da tarde nos canais oficiais da Riot Games.

Na foto, Xero e SeeEl, técnicos da paiN Gaming e Vivo Keyd Stars, respectivamente
Imagem: Mais Esports
Sérgio Fiorini

por Sérgio Fiorini

Publicado em 29 de março de 2024 • Editado há 2 meses

Matérias Relacionadas
League of Legends
LoL: Conheça a build da Sejuani AP Top soladora!
League of Legends

LoL: Conheça a build da Sejuani AP Top soladora!

Um Grão-Mestre na Coreia inventou uma build e estilo de jogabilidade que torna a Sejuani Top uma máquina de AP e soladora! Confira esta build.

Há 13 horas
League of Legends
LoL: Aprenda a usar o Corki Mid como o campeão mundial Scout
League of Legends

LoL: Aprenda a usar o Corki Mid como o campeão mundial Scout

O campeão do mundo de 2021, Scout, está ganhando tudo na Coreia com o Corki Mid Assassino. Conheça esta build, acessa!

Há 16 horas
League of Legends
Resposta LoLdle hoje – 23 de maio: veja todas as soluções do dia
League of Legends

Resposta LoLdle hoje – 23 de maio: veja todas as soluções do dia

Confira a resposta LoLdle hoje, dia 23 de maio. O mini-game de LoL traz diversos desafios de adivinhação do League of Legends.

Há 21 horas
League of Legends
CBLOL 2024: Abaxial treinará time do Academy no 2° split
League of Legends

CBLOL 2024: Abaxial treinará time do Academy no 2° split

Abaxial será o técnico da IDL Academy neste 2º split do CBLOL Academy. Relembre o histórico do técnico no Brasil, acessa!

Há 1 dia
League of Legends
LoL: Faker ganha (mais um) carro da Mercedes-Benz
League of Legends

LoL: Faker ganha (mais um) carro da Mercedes-Benz

Faker recebeu mais uma Mercedes-Benz, fora as BMW's, o jogador totaliza cinco recebidos de carros. Dessa vez o motivo é pelo GOAT ter se tornado o primeiro Hall Of Legends!

Há 1 dia
League of Legends
LoL: Tierlist dos melhores campeões do patch 14.10 para subir de elo
League of Legends

LoL: Tierlist dos melhores campeões do patch 14.10 para subir de elo

Quer subir de elo? Então veja a nossa Tierlist dos melhores campeões do patch 14.10 de LoL. Veja as escolhas em alta nas filas ranqueadas.

Há 1 dia

















































Campeonatos Atuais