Na noite da última quarta-feira (12), o usuário “slszxz”, no X (ex-Twitter), publicou uma captura de tela de seu chat nas filas ranqueadas. No conteúdo da imagem, é possível ver o jogador Kimchi Warrior se referindo ao próprio autor da publicação como “macaco”, termo amplamente reconhecido como ofensivo e associado à discriminação racial.
O dono da conta responsável pela ofensa é Mireu, mid laner da Vivo Keyd Stars. O sul-coreano se manifestou tanto nos comentários da publicação original quanto em seu próprio perfil, pedindo desculpas ao jogador que foi alvo da fala e afirmando que não tinha conhecimento da conotação e da gravidade do termo utilizado:
Durante uma partida solo, chamei um colega de equipe de macaco. Eu realmente não percebi que isso era um comentário racialmente discriminatório. Quando viajo para outros países, estudo as saudações, mas não pesquiso as leis locais ou a linguagem discriminatória. Como esse…
— Mireu (@jeongjobin1) February 12, 2026
Não estou dando desculpas. Assumo total responsabilidade e peço sinceras desculpas a todos que se sentiram magoados pelas minhas palavras. Aceitarei todas as punições. Peço desculpas novamente
— Mireu (@jeongjobin1) February 12, 2026
VKS SeeEl se posiciona sobre fala de Mireu
SeeEl, head coach da VKS, foi o primeiro membro da organização a se pronunciar a respeito. Segundo o comandante dos Guerreiros, Mireu falou sobre a situação imediatamente após o término da partida, reiterou que o jogador não tinha conhecimento do cunho da fala, e que irá estudar punições:
Oi pessoal, eu acabei de ver isto. Digitar em qualquer circunstância não é aceitável para um jogador profissional. Ele me pediu para entrar em contato com o streamer, mas o streamer não queria aceitar um pedido de desculpas (direito dele).
Digitar algo que é racista no Brasil não é aceitável, apesar de ter certeza de que ele não sabia, ele me confirmou de que não sabia que era um comentário racista.
Estamos considerando qual seria uma punição justa por esta situação, estando ou não em uma parte importante do campeonato. A punição é mais importante que onde estamos no campeonato.
Mesmo eu acreditando nele por já o conhecer há um tempo, vocês podem fazer seus próprios julgamentos e acreditar ou não em suas falas. Mireu irá fazer uma declaração em seu perfil.
Além do pronunciamento, o técnico também assumiu parcela da responsabilidade, alegando que deveria “educar seus jogadores melhor“, e disse em seu perfil no X que uma rescisão de contrato não está descartada:
No mínimo, vamos aplicar uma multa pesada ao salário do Mireu.
A rescisão do contrato também será discutida.
— Christopher Lee (@coachseeel) February 12, 2026
Riot aplicou punição para jogador sul-coreano no CBLOL 2022 por utilização de termo racista
Em março de 2022, Trap, então top laner da Rensga, também utilizou “macaco” como ofensa nas filas ranqueadas. À época, a Riot Games Brasil aplicou ao jogador uma punição por Conduta Inadequada Grave, suspendendo-o por três partidas e impondo multa à organização.
Seungmin “Trap” Shin, da RENSGA, violou o item 10.2.4 do Regulamento da Temporada 2022 e recebeu uma penalidade por Conduta Inadequada Grave.
Leia o comunicado oficial: https://t.co/DWmSkpr6Sn pic.twitter.com/M7PzDe7Ppm
— CBLOL (@CBLOL) March 2, 2022
O Mais Esports entrou em contato com a desenvolvedora em busca de um posicionamento oficial sobre o caso, mas não obteve retorno até a publicação desta matéria. Caso haja manifestação, o conteúdo será atualizado.
Situação da Vivo Keyd Stars na Copa CBLOL 2026
A Vivo Keyd Stars está na chave inferior dos playoffs da Copa CBLOL 2026 e enfrenta a LEVIATAN, neste sábado (14), em confronto eliminatório. Caso vença, encara a FURIA no dia seguinte, também em confronto que vale a vida para as duas equipes.
Continue depois da publicidade







