CBLOL 2026: Regra de “jogador Américas” será removida; veja a nova regra

CBLOL 2026: Regra de “jogador Américas” será removida; veja a nova regra

A regra “jogador Américas” chegou junto da formação da LTA, em 2025, com a união do CBLOL, LCS e LLA. Essa era uma nova adição à já existente regra de imports, que estipula qual é o mínimo de jogadores que um time pode ter de uma região. No caso do “jogador Américas”, os times poderiam ter mais atletas se eles fossem de uma das três regiões.

Ligas independentes removem regra “jogador Américas”

A remoção não será imediata: os jogadores que competiram sob a vaga Américas em 2025, como o Ceos na LTA Norte/LCS, serão considerados residentes da liga em que disputaram até voltarem para sua residência original. Dessa forma, Ceos não será um import neste próximo ano no NA e, em 2026, volta a ser brasileiro e, aí sim, seria um estrangeiro na LCS.


Continue depois da publicidade

Foto: Reprodução/LTA North Flickr.

A Riot também fez questão de afirmar que os representantes ex-LLA serão considerados residentes duplos das duas ligas — CBLOL e LCS — até 2027. A partir de 2028, eles precisarão escolher uma das regiões como sua residência e não serão mais considerados residentes da outra. Por exemplo: se o Josedeodo escolher ser um jogador LCS em 2028, ele seria import no CBLOL.

Ainda foi afirmado que as organizações nas ligas têm as mesmas regras de composição das suas line-ups, ou seja: só pode ter dois imports e três jogadores da região. Dessa forma, as organizações do LATAM se tornarão organizações do CBLOL ou da LCS — o que viabiliza o caso da LYON na LCS, que não tem nenhum jogador LLA nos rumores; seriam apenas três jogadores NA (Zamudo, Inspired, que se naturalizou após jogar por muito tempo no NA, e Isles) e dois imports coreanos, o Berseker e o Hena.

Quando começa o CBLOL 2026?

O CBLOL 2026 vai começar no dia 17 de janeiro, voltando a ser uma liga independente e retornando a sua identidade tão icônica. Quem vai vencer a primeira Copa CBLOL?


Continue depois da publicidade

(Imagem: Divulgação/Riot)