×





×





×





×





×


Logo MaisEsports
Notícias
Campeonatos
Outros
Mais Esports

CBLOL Academy 2024: “Quatro cabeças na paiN pensam melhor do que duas”

League of Legends

A paiN Gaming venceu o CBLOL Academy 2024 no último domingo (28), e no que diz respeito à comissão técnica, os tradicionais vieram reforçados ainda mais reforçados para essa etapa final: Djoko e BP receberam Sarkis (treinador do time principal) e TitaN (ADC do time principal) para a etapa presencial da competição.

Conheça a comissão técnica da paiN Gaming, a história de cada um deles, e veja o quão importante foi a “ajuda extra” dos membros do time principal para que a organização conquistasse o título do CBLOL Academy 2024.

Conhecendo a comissão técnica da paiN – Djoko e BP

Djoko

Imagem do treinador Djoko
(Foto: Riot Games)

Como boa parte dos treinadores, Djoko já foi jogador profissional nos primórdios do cenário, inclusive tendo atuado na INTZ em 2014 ao lado de Yang, Tockers, MicaO e Jockster. Antes do Exódia estar completo com Revolta, ele, até então Djokovic e mono Skarner, era a peça da jungle da equipe.

Posteriormente, com a entrada de Revolta, Djoko migrou para a posição de técnico, assumindo a CNB já para o primeiro split de 2015 e permanecendo até 2017 na organização. Por suas mãos, apenas nos Blumers, passaram nomes como Kalec, Wos, YoDa, Nappon e Aoshi.

Após uma era, o treinador deixou a CNB e foi para a Keyd Stars (2017), comandando o time composto por Yang, Revolta, Takeshi, esA e Ziriguidun. Posteriormente, tocou o projeto da ProGaming (2018), de Skybart, Minerva, Goku, Luskka e Professor, até entrar pela primeira vez na tradicional.

Já na paiN Gaming, com nomes como Ayel, Minerva (mais uma vez), Tin, Matsukaze e esA, Djoko subiu a equipe que havia caído para a 2ª divisão do CBLOL. Na época o campeonato tinha rebaixamento e promoção, tal qual o Brasileirão de futebol.

Permanecendo por quase dois anos na tradicional, mas sem obter nenhum título na liga principal, Djoko saiu da paiN, encontrando sua casa no, na época, atual campeão do CBLOL: Flamengo Esports.

(Foto: Riot Games)

Sob nova direção, os rubro-negros chegaram na final do primeiro split de 2020, enfrentando tanto dificuldades como o início da pandemia, quanto extra-campo – por exemplo, o retorno de Luci à Coreia do Sul no meio da temporada, forçando Jojo, até então novato, a assumir o seu lugar.

Após um ano no Flamengo, Djoko se aventurou no Wild Rift, chegando a ser técnico de equipes que disputaram campeonatos internacionais na China, como a Só Agradece, de Baiano. Com o fim do cenário competitivo no Brasil, Djoko fez uma pausa e focou em conteúdos pessoais, bem como na criação do Combo Podcast junto a Schaeppi e Prieto, que depois virou MD3 Podcast.

Obviamente, Djoko não aguentou ficar longe do cenário competitivo por muito tempo, e logo retornou a paiN Gaming. Em determinados momentos, Djoko atuou nas três equipes: CBLOL, Academy e Ignis. Hoje, Djoko é o treinador da equipe Academy junto ao BP, sigla que representa Bruno Pombal, e da equipe inclusiva – agora sozinho, pois seu antigo parceiro de coaching staff, Sarkis, foi promovido para a equipe principal.

BP

Imagem de BP na line-up da paiN Gaming
BP, treinador principal da paiN Gaming Academy (Foto: Divulgação/Riot)

BP, por sua vez, é consideravelmente mais desconhecido por parte do público do que o Djoko, mas traz o diferencial de já ter trabalhado com equipes internacionais. O treinador português já passou por diversos times das ligas de acesso a Europa, fazendo uma passagem relâmpago pela Havan Liberty, em 2020, até entrar, no mesmo ano, no Cruzeiro eSports.

O clube mineiro estava presente no League of Legends em parceria com a agência EFlix, vendendo sua vaga pouco depois para a Netshoes Miners que, posteriormente, jogou apenas sob a alcunha de Miners. Durante todo este processo, sendo mais de três anos, BP atuou com as equipes principais, de base e inclusiva como analista e assistente técnico.

Cruzeiro esports
(Imagem: Cruzeiro esports)

No fim de 2023, foi realizada uma seletiva na paiN Gaming para o novo técnico do Academy ao lado de Djoko, pois Sarkis, que fazia parte da equipe inclusiva e de base, estava sendo promovido para a principal. BP foi o técnico escolhido por Djoko para o primeiro split de 2024. 

Jungler da paiN, Tatu falou sobre como foi trabalhar com BP neste spli:

Com o BP eu sempre discuti muito, conversei bastante sobre LoL, e às vezes discordamos de muita coisa, mas sempre chegamos a uma conclusão e o resultado, bom, vocês viram

Ajuda extra para o título: Sarkis e TitaN

Sabe a frase “toda ajuda é bem-vinda”? Esse foi o lema da paiN para a reta final do CBLOL Academy, e Djoko reconheceu a importância da integração da equipe academy com Sarkis e titaN, ambos do time principal:

O que foi fundamental (para a vitória), nessa reta final, foi a integração com a line principal da paiN”. Isto é, a chegada tanto de Sarkis e TitaN para o auxílio dos jogadores e staff, quanto treinamentos com a equipe principal. Segundo o treinador, os dois “foram o coach 3 e o coach 4”, sendo o ponto “decisivo principalmente nessas duas últimas semanas

Sarkis

Na foto, um dos técnicos da paiN: Sarkis
(Foto: Reprodução/Riot)

Sarkis jogou pela Keyd Warriors (antiga line B da Keyd Stars, atual Vivo Keyd Stars), Brave, Remo Brave, Havan Liberty e Santos e-Sports. Nunca foi aquele jogador de disputar título, com a postura carregadora de um TitaN ou brTT da vida, mas sempre foi um atirador que você sabia que desempenharia bem o seu papel. Ele ficou algumas vezes no meio de tabela do CBLOL e venceu três Circuitos Desafiantes (Remo Brave, IDM e Santos), inclusive contra o Flamengo Esports, de brTT e esA.

Após se aposentar como jogador no final de 2020, o ex-atleta logo se juntou à comissão técnica da paiN Gaming no início de 2021, onde inicialmente treinou a equipe Academy, ganhando experiência prática. Em 2022, com a expansão da paiN Gaming para o cenário inclusivo, ele assumiu a liderança das duas equipes, à semelhança do que faz Djoko atualmente, levando ambas ao topo em suas respectivas competições.

Este ano, com a saída de Dionrray, Sarkis foi promovido a treinador da equipe principal, trabalhando ao lado do consagrado Xero. Sua estreia foi quase da melhor forma possível: paiN chegou na final e, embora tenha perdido para a LOUD, teve a sua melhor performance dos últimos quatro splits!

TitaN

Imagem do titan na paiN Gaming no CBLOL 2024
(Foto: Reprodução/Riot)

Já o TitaN dispensa apresentações! Um dos maiores jogadores que temos no Brasil, ele é conhecido não só pela carreira vitoriosa, com três títulos do CBLOL, mas também com sua personalidade única. É aquele cara que puxa a responsa, faz as jogadas decisivas e não tem medo de se arriscar!

A ajuda de titaN não é exclusividade da era paiN Gaming. Diversas vezes foi comentado que, enquanto ele estava na RED Canids, também ajudava os jogadores Academy da Matilha. 

TitaN esteve junto da equipe Academy e Marvin, ADC dos baby tradicionais, sempre pontuou que TitaN ajudou muito ao longo do split: 

Ter o Titan no mesmo time que eu é imensurável de bom, porque ele sempre ajuda quem tá no Academy. Toda vez que acaba o treino lá em cima, ele dá uma passadinha aqui embaixo e passa umas visões de League. O Titan é um cara que me espelho bastante, admiro muito e tenho um grande carinho.

Imagem de titaN na final do CBLOL Academy 2024
TitaN na sala da paiN Gaming durante a final do CBLOL Academy 2024 (Foto: Riot)

Título da paiN Academy 2024

As quatro peças foram fundamentais para o título da paiN Gaming no CBLOL Academy 2024, e não foi uma trajetória fácil. A equipe começou vencendo a LOUD por 2-1 e depois Flamengo por 3-2, mas perdeu para a Vivo Keyd Stars por 3-1.

Na chave inferior, os tradicionais venceram a KaBuM, que até então era a atual campeã do Academy, por 3-1, e tiveram a chance da vingança contra a Keyd, a grande favorita, garantindo a vitória por 3-1 e o título do Academy.

Nas palavras de Marvin, ADC da paiN:

Foi um upgrade muito grande (na comissão técnica). 4 cabeças pensam mais do que duas

Imagem da paiN Academy 2024 levantando o título
(Foto: Divulgação/Riot)
feliperag

por feliperag

Publicado em 29 de abril de 2024 • Editado há 28 dias

Matérias Relacionadas
League of Legends
LoL: Pantheon AP? Riot testa mudanças interessantes no campeão
League of Legends

LoL: Pantheon AP? Riot testa mudanças interessantes no campeão

O Pantheon passou por mudanças significativas que prometem aumentar sua versatilidade no League of Legends. Veja mais detalhes.

Há 9 horas
League of Legends
Resposta LoLdle hoje – 27 de maio: veja todas as soluções do dia
League of Legends

Resposta LoLdle hoje – 27 de maio: veja todas as soluções do dia

Confira a resposta LoLdle hoje, dia 27 de maio. O mini-game de LoL traz diversos desafios de adivinhação do League of Legends.

Há 1 dia
League of Legends
Ignis Cup 2024: paiN Gaming é a grande campeã do 1° split
League of Legends

Ignis Cup 2024: paiN Gaming é a grande campeã do 1° split

E o segundo título seguido da paiN Gaming na Ignis Cup, e os dois foram em cima do mesmo time! Veja mais.

Há 2 dias
League of Legends
CBLOL 2024: Cofundador deixa o cargo de CEO da INTZ
League of Legends

CBLOL 2024: Cofundador deixa o cargo de CEO da INTZ

A INTZ seguiria sob uma nova direção a parir do segundo split do CBLOL 2024: Lucas Simon, co fundador da organização, deixou o cargo de CEO.

Há 2 dias
League of Legends
LCS 2024: Zven é o novo ADC da Dignitas para o segundo split
League of Legends

LCS 2024: Zven é o novo ADC da Dignitas para o segundo split

O jogador Zven voltou da pausa que deu em sua carreira e será o novo ADC da Dignitas para a LCS 2024 2° split. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (24).

Há 3 dias
League of Legends
CBLOL 2024: No 2° split, a Liberty não fará mais scrims
League of Legends

CBLOL 2024: No 2° split, a Liberty não fará mais scrims

Em entrevista exclusiva ao Mais Esports, Samuel, CEO da Liberty, falou sobre a adoção deste do novo modelo de treinos sem scrims da organização.

Há 3 dias

















































Campeonatos Atuais