Como caitar no LoL: entenda o que é o kiting e como fazer

League of Legends
De:Vitor Ventura-
August 11, 2021

Você provavelmente já ouviu usando o termo “caitar” em uma partida de League of Legends, principalmente quando está começando no jogo e quer escolher algum campeão atirador para iniciar. Nesta matéria, vamos ensinar como caitar no LoL, além de explicar para o que serve.

Antes disso, é importante lembrar que isso é bem mais efetivo com Atiradores, que ganham muita Velocidade de Ataque ao longo da partida, além de outros campeões que possuem habilidades cujo Tempo de Recarga é baixíssimo.

O que é caitar?

Continue após a publicidade

A palavra “caitar” vem do inglês “Kiting”, que na terminologia dos jogos, é o ato de dar um ataque básico e andar logo na sequência, com o objetivo de dar dano em uma troca, ao mesmo tempo que mantém sua distância do adversário.

Como dito anteriormente, essa é uma mecânica ótima para campeões atiradores, ou seja, que batem à distância com seus ataques básicos, ou aqueles que possuem habilidades de dano com baixo Tempo de Recarga.

Vale frisar que o kiting se torna melhor e mais rápido, conforme o campeão possui itens que aumentam sua velocidade de ataque.

Como caitar no LoL

Existem diferentes maneiras de caitar no LoL. O mais básico de todos, mas também o menos efetivo, é clicar no campeão ou alvo inimigo e depois no chão, assim por diante. Um pouco mais complexo, mas também bastante eficiente é usar as teclas A ou Shift do teclado.

Usando o mouse

Para quem não tem tanta mecânica, essa é a forma mais simples de executar o kiting. Você primeiro clica no alvo inimigo, seja campeão, minion ou até mesmo um monstro da Selva, e depois clica no chão. Repita essa sequência enquanto tenta se afastar ou se aproximar do alvo, dependendo da situação.

Como caitar Modo Treino Mouse-min
Ao caitar com o mouse, há risco de miss click (Imagem: Reprodução)

Se o Alvo estiver vindo na sua direção, clique nele e depois no chão atrás de você, para assim manter a distância e aplicar dano ao inimigo, antes dele chegar até você. Caso você esteja na posição ofensiva, o processo é semelhante: clique no alvo e depois no chão à frente.

Com o kiting, você elimina o delay entre as animações dos ataques básicos andando, tornando sua troca bem mais poderosa.

Como caitar com a tecla A

Há quem diga que esta maneira é a mais eficiente e bastante utilizada até por jogadores profissionais de League of Legends. Isso porque, executando o kiting com a tecla A, você não corre o risco de clicar no lugar errado e acabar dando um passo, ao invés de atacar, o que pode acontecer ao caitar com o mouse. Porém, para fazer deste modo, é necessário treino para coordenar o movimento do mouse e dos dedos, tanto nele mesmo, quanto no teclado ao apertar A.

Além disso, essa técnica tem um facilitador: você não precisa mover o cursor para cima do alvo, somente deixá-lo na direção para onde você quer caminhar, já que a tecla A faz o campeão atacar o alvo mais próximo de onde você clicou, seja minion, seja campeão.

Como caitar Modo Treino pt4-min
Com a tecla A pressionada, o alcance do Ataque Básico aparece (Imagem: Reprodução)

A mecânica para caitar com o A é:

  • Apertar A
  • Clicar no alvo com botão direito (ou no chão perto do alvo que deseja atacar)
  • Clicar para andar na direção desejada com o botão esquerdo

Lembrando: quanto mais velocidade de ataque o campeão tiver, mais rápida essa sequência deve ser executada para que o kiting seja bem efetivo.

Focando apenas campeões no kiting

Um detalhe importante sobre o kiting com o A: já que esta técnica faz com que você ataque o alvo mais próximo, uma troca no meio dos minions pode se mostrar bastante desafiadora, mas há uma maneira simples de contornar isso.

A tecla “Aspas” é um atalho que permite que seu campeão foque somente outros campeões, mesmo que tenha uma infinidade de tropas no meio do caminho. Você saberá que essa mecânica está ativada quando o mouse ganhar um contorno branco.

Como caitar Modo Treino pt3
O kiting com a tecla A é mais preciso do que com o mouse, mas exige coordenação (Imagem: Reprodução)

Vale lembrar também que, caso você não queria ter que segurar as aspas enquanto caita, o LoL permite que você mude esse atalho para uma tecla que seja de maior conforto para você. Caso você tenha um mouse com botões laterais, fica a recomendação para que se utilize eles para este atalho.

Como treinar o kiting no LoL

No início do LoL, para treinar campeões e mecânicas novos, você só podia fazê-lo em partidas de normal game, ou até no ARAM, mas tinha que contar com a sorte e paciência dos seus colegas de time.

Atualmente, isso não se faz mais necessário, pois a Riot criou o modo treino, onde você pode escolher o campeão, colocar um bot como adversário e ir para o Rift.

como caitar modo treino limpo-min
Imagem: Reprodução

O modo é ótimo, pois você pode pegar a quantia de ouro que quiser, além de subir até o nível que desejar, sem a necessidade de ficar farmando por vários minutos. Veja mais detalhes sobre o Modo Treino do LoL.

No caso do treino de kiting, a recomendação é comprar uma bota de velocidade de ataque e itens que dão o mesmo status, tais como Guinsoo, Dançarina Fantasma, Furação de Runnan, Dente de Nashor, entre outros. Você também pode optar por uma build “padrão” para sentir como seria numa situação de jogo.

Melhores campeões para caitar no LoL

Ashe Velho Oeste
A Ashe é uma excelente campeã para treinar o Kiting. Foto: Divulgação Riot Games

Todos os campeões atiradores tiram vantagem do kiting, porém uns mais que outros. A Ashe, por exemplo, é ótima para treinar esse recurso, pois ela tem bastante Velocidade de Ataque, além de que seus ataques básicos aplicam lentidão nos inimigos, fazendo com que ela ganhe bastante ao se movimentar enquanto bate.

Outro ótimo campeão é a Kalista, pois a passiva dela foi feita para caitar. Os ataques básicos dela não podem ser cancelados por conta disso, mas sempre que a animação de ataque começar, ao clicar para se movimentar, ela dá um salto na direção do clique.

Assim ela sempre consegue manter bastante distância dos inimigos enquanto acumula suas lanças, o que dependendo do tempo da luta, pode ser devastador aos inimigos.

como caitar kalista kiting-min
A Kalista salta ao dar um Ataque Básico, o que a torna excelente para o kiting (Imagem: Reprodução)

Ao aprender o Kiting seu impacto nas partidas se tornará bem maior, principalmente em elos mais baixos. Apesar de ser um pouco difícil de masterizar, aprender o kiting é fundamental, caso você queria chegar num ranqueamento mais alto na SoloQ.

Agora que você já sabe como caitar no LoL, terá um melhor desempenho nas partidas quando jogar de atirador. Aproveite para aprender a como habilitar e mostrar maestria no jogo para mostrar sua habilidade com seu campeão favorito.