×





×





×





×





×


Logo MaisEsports
Notícias
Campeonatos
Outros
Mais Esports

CS2: Ano da FURIA é marcado por decepções e renovação de esperança

CS2

2023 foi um ano intenso para FURIA. De grandes decepções e falta de perspectiva até a renovação de esperança, a equipe brasileira não foi bem no ano. O time acumulou vexames no primeiro semestre e apenas começou a melhorar seu jogo no fim do ano, o que deixou os torcedores decepcionados.

Aqui, falaremos sobre o ano de 2023 da FURIA. No geral, o time foi muito mal e teve resultados péssimos durante todo ano. 

FURIA camisa nova
Foto: Reprodução/FURIA

O primeiro semestre

O ano começou com toda uma expectativa com o melhor time brasileiro. No entanto, logo no primeiro campeonato, o primeiro baque. O time ficou na última posição da IEM Katowice 2023, sendo eliminada após jogo contra a IHC. Ali os torcedores tiveram uma primeira experiência do que seria o primeiro semestre.

Os primeiros seis meses devem ser esquecidos pela torcida e um aviso para o time e diretoria. Um time com a qualidade da FURIA não deveria ter um começo de ano com os resultados que conseguiu. Foram eliminações para equipes pequenas nas últimas posições de campeonatos importantes.

A FURIA não conseguiu jogar seu Counter-Strike no primeiro semestre. Em todas as competições, eliminações precoces, tirando o RMR, um torneio regional e classificatório.

A melhor colocação de arT e companhia no primeiro semestre foi na IEM Rio 2023. Na frente de sua gente, com a força da torcida, a FURIA conseguiu chegar aos playoffs – um raro momento no primeiro semestre. Apesar de ser eliminada no primeiro jogo da fase final, essa foi a melhor campanha do time nos primeiros seis meses do ano. 

jogadores da furia se abraçam após vitória na iem rio 2023
Foto: Radosław Makuch/HLTV

O segundo semestre

Os resultados não foram nada perto do que todos esperavam. As péssimas campanhas colocaram uma pressão enorme em cima da equipe brasileira. Por parte da diretoria e equipe, a solução para melhorar foi dispensas de drop e saffe. Nos lugares deles, FalleN e chelo chegaram para elevar o patamar da equipe.

Expectativa x Realidade

FalleN na FURIA era um sonho de todo torcedor. Para muitos, FalleN precisava jogar com os melhores brasileiros e, com isso, o time iria decolar naturalmente. O fato novo com a qualidade do Verdadeiro e chelo trouxe uma esperança para os torcedores. 

No entanto, nem tudo acontece de forma rápida. Geralmente, quando se há trocas em uma equipe, o quinteto precisa de tempo para construir o entrosamento. E em um primeiro momento, os resultados continuaram ruins. 

Imagem de vazamento do site da furia com chelo
Foto: Reprodução/FURIA

Nos primeiro sete torneios (entre qualificatórios e competições), os resultados foram iguais ou piores dos vistos no primeiro semestre, o que acarretou certa desconfiança na torcida. Em apenas uma oportunidade nesses primeiros jogos, o time chegou na final, mas foi derrotado. Na Pinnacle Cup V, o time perdeu para 00 Nation na decisão.

A partir de outubro, o time começou a desempenhar melhor, mas teve altos e baixos. No entanto, os resultados vieram. Depois da disputa da BLAST Premier: Fall American Showdown 2023, o time começou a dar esperanças concretas para a torcida, quando alcançou o 3º-4º lugar no torneio.

Nesse tempo, o time foi campeão da BGS Esports 2023, competição nacional em LAN. Isso deu uma moral para o time, que começou a desempenhar bem nos torneios internacionais. No entanto, após o campeonato brasileiro na BGS, o time teve uma queda repentina com 9º-12º na Thunderpick World Championship 2023

Dificuldades e glória

Na Roobet Cup 2023 e PARI Please 2023, o time foi bem, mas não conseguiu chegar na final. O time caiu na semifinal e deixou escapar o título, que chegou na competição posterior. 

Apesar de todas as dificuldades enfrentadas pela FURIA e toda desconfiança da imprensa e torcida, o time comandado por FalleN e arT foi campeão da Elisa Masters Espoo 2023. O campeonato foi realizado já em dezembro, quando o time brasileiro atingiu o pico de desempenho no ano, mas no final da temporada competitiva.

furia com troféu de campeã
Foto: Reprodução/HLTV

O título foi muito importante para o cenário brasileiro. FalleN e companhia conquistaram um troféu há muito desejado pelos torcedores e isso deixou a torcida mais animada para o futuro da equipe, que tinha uma próxima competição pela frente, a BetBoom Dacha 2023.

Nessa última competição do ano, a FURIA e a entrou com desejo de conquistar o bicampeonato, o que a torcida também desejava. No entanto, isso não foi possível. Após vencer a Elisa Masters Espoo 2023, a expectativa era alta por mais uma boa exibição, que não houve. O time brasileiro foi eliminado ainda na fase de grupos.

O futuro

Para 2024, a expectativa é uma evolução ainda maior por parte da equipe brasileira. Após o período de adaptação, resultados constantes e ruins, a torcida espera desempenho muito melhor do que foi visto em 2023, um ano para esquecer para a FURIA. 

A expectativa é alta, uma vez que o time demonstrou qualidade e evolução nas últimas competições do ano. Além disso, o tempo de pré-temporada e bootcamps antes do competitivo ter início novamente, leva os torcedores a acreditarem em um bom trabalho por parte dos jogadores e staff e, por consequência, em melhores resultados nas competições internacionais contra grandes equipes.

Certamente não há como ter certeza do que acontecerá com a FURIA, no entanto, os últimos desempenhos demonstram uma evolução lenta, mas constante. Isso faz com que o torcedor tenha suas esperanças renovadas com mais uma temporada pela frente. Resta saber se o time corresponderá e fazer diferente.

Bruno Martins

por Bruno Martins

Publicado em 27 de dezembro de 2023 • Editado há 5 meses

Matérias Relacionadas
CS2
Betboom Dacha Belgrade: MOUZ é a grande campeã do torneio
CS2

Betboom Dacha Belgrade: MOUZ é a grande campeã do torneio

O Betboom Dacha Belgrade 2024 chegou ao fim neste domingo (19) e a MOUZ se sagrou campeã da competição após vencer a Team Spirit, de Donk,

Há 8 dias
CS2
CS2: S1mple relembra jogo contra a FURIA na Major Rio: “não escutávamos nada”
CS2

CS2: S1mple relembra jogo contra a FURIA na Major Rio: “não escutávamos nada”

Em entrevista ao Mais Esports, o S1mple falou sobre a sua pausa, contou sobre o novo projeto "Play Like a S1mple" e relembrou quando jogou contra a FURIA na IEM Rio! 

Há 17 dias
CS2
BetBoom Dacha Belgrade 2024: Torneio terá transmissão em português pela BTSBrasilTV
CS2

BetBoom Dacha Belgrade 2024: Torneio terá transmissão em português pela BTSBrasilTV

O BetBoom Dacha Belgrade 2024 de CS2 terá uma transmissão toda em português pela BTSBrasilTV com mais 20 personalidades do cenário!

Há 17 dias
CS2
BetBoom anuncia parceria com a Team Spirit em produção de “O Clipe Perfeito”
CS2

BetBoom anuncia parceria com a Team Spirit em produção de “O Clipe Perfeito”

A BetBoom é a nova parceira de longo prazo da organização de esports Team Spirit, uma das equipes de esports em ascensão no cenário.

Há 1 mês
CS2
CS2: Betboom lança vídeo “Estilo Brasileiro” com personalidades do cenário
CS2

CS2: Betboom lança vídeo “Estilo Brasileiro” com personalidades do cenário

A produção do vídeo de CS2 contou com mais de 90 profissionais envolvidos e tem nomes como FNX, Fer, Bida e Nyvi Estephan como atores.

Há 2 meses
CS2
CS2: BTS vence Gaules na disputa pelos direitos do Major Copenhagen 2024
CS2

CS2: BTS vence Gaules na disputa pelos direitos do Major Copenhagen 2024

Gaules não terá os direitos de transmissão do PGL Major Copenhagen 2024, o primeiro Major da história do CS2.

Há 5 meses

















































Campeonatos Atuais