O calendário competitivo do Counter-Strike 2 em 2026 sofreu um grande baque. Silviu Stroie, CEO da PGL, revelou nesta quarta-feira (12) que pelo menos quatro campeonatos Tier 1 não irão acontecer no próximo ano por descumprirem prazos estabelecidos pela Valve.
Em publicação no X (antigo Twitter), Stroie afirmou:
Vários eventos Tier 1 de CS2 em 2026 não irão acontecer, pois perderam o prazo para anunciar as informações adicionais. Nenhum dos eventos Tier 1 da StarLadder em 2026 será realizado. O mesmo se aplica a dois dos três eventos Tier 1 da Fissure em 2026 (Playground 4 e Playground 5). Até o momento, a StarLadder não anunciou nenhum evento Tier 1 para 2027.
StarLadder e FISSURE perdem o prazo da Valve
Segundo o executivo, os eventos afetados são:
- StarLadder StarSeries May
- StarLadder StarSeries September
- FISSURE Playground 4
- FISSURE Playground 5
Esses torneios estavam programados para ocorrer entre 25 de maio e 11 de setembro, mas as organizadoras não divulgaram as informações adicionais exigidas pela Valve dentro do prazo de até 10 meses antes do evento principal ou duas semanas antes dos qualificatórios abertos.
Vale lembrar inclusive que o Brasil é o atual campeão do último torneio FISSURE, o FISSURE Playground #2.

Exceções e o cenário de 2026
Ainda há uma chance de que a Valve abra exceções para casos específicos, mas até o momento, apenas quatro torneios receberam autorização especial para manter o status de Tier 1: ACL x CS2, BLAST Rivals, IEM Kraków e XPL.
Enquanto isso, a StarLadder concentra esforços na organização do segundo Major de CS2 de 2026, que será disputado de 24 de novembro a 14 de dezembro, com 32 equipes e US$ 1,25 milhão em premiação.
Impacto no circuito Tier 1
Com o cancelamento, a temporada de 2026 pode ter um número consideravelmente menor de torneios de alto nível. A decisão reforça o novo modelo de controle da Valve sobre os torneios Tier 1, implementado em 2025 para garantir mais transparência e previsibilidade no circuito.








