CS2: MIBR aplica punição em jogador após fala racista

CS2: MIBR aplica punição em jogador após fala racista

O MIBR anunciou nesta quarta-feira (10) que aplicará sanções internas ao jogador russo kl1m, do time de CS2, após ele proferir um insulto racista durante uma partida online na plataforma FACEIT.

O episódio aconteceu na segunda-feira (8), antes da estreia oficial de kl1m pela equipe. Durante um pug, o jogador chamou um colega de time chileno de “macaco” após desentendimento no chat. A frase escrita foi: “O que você quer de mim, macaco?”. A declaração rapidamente repercutiu nas redes sociais.

Na nota oficial, o MIBR afirmou que a fala foi “inaceitável e não reflete os valores da organização”. O clube ressaltou que reconhece o peso histórico do termo no Brasil e que não há espaço para ambiguidade em casos de racismo. Veja a nota completa:

O MIBR vem a público se posicionar sobre o episódio ocorrido em uma partida rankeada na plataforma FACEIT na noite da última segunda-feira, dia 8.

Reiteramos que repudiamos veementemente qualquer forma de preconceito, seja racismo, xenofobia ou discriminação de qualquer natureza. Nosso compromisso é e sempre será com a promoção de um ambiente seguro, respeitoso e diverso em todas as frentes do esporte eletrônico.

A linguagem utilizada pelo jogador foi inaceitável e não reflete os valores da nossa organização. Embora o atleta alegue que o uso do termo em sua cultura possa ter uma conotação diferente, reconhecemos e validamos plenamente o impacto histórico e social devastador que a palavra carrega no Brasil. Não há espaço para ambiguidades quando se trata de racismo.

Por isso, informamos que o atleta sofrerá sanções disciplinares internas e será imediatamente integrado a um programa de letramento racial e cultural, focado na história e nos desafios sociais do Brasil. A reincidência não será tolerada.

Seguiremos trabalhando ativamente para que situações como essa não se repitam, reforçando nosso compromisso com o jogo limpo, com a nossa comunidade e com os valores que defendemos.

kl1m será reeducado após fala racista

Como consequência, kl1m foi submetido a medidas disciplinares internas e será integrado a um programa de letramento racial e cultural. O clube destacou que o conteúdo será focado na história e nos desafios sociais brasileiros. A reincidência, segundo o comunicado, não será tolerada.

Ainda antes do pronunciamento oficial, o jogador se manifestou em três posts no X (antigo Twitter), publicados em português e inglês. Ele alegou que a palavra é usada em sua cultura como insulto genérico, semelhante a “burro”, mas reconheceu a gravidade do termo no Brasil.

Enquanto na minha cultura essa palavra é frequentemente usada como um insulto genérico, como burro, eu entendo que seu impacto aqui é completamente inaceitável. Não teve intenção racista da minha parte, e quero me desculpar a todos que ofendi.

Segundo o russo, ele está comprometido a aprender sobre a cultura e a história do país. O jogador também afirmou que, mesmo sem intenção, reconhece que o efeito das palavras é o que importa.

Estreia de kl1m é adiada

O incidente aconteceu um dia antes da estreia oficial de kl1m pelo MIBR, que ocorreu na terça-feira (9), na ESL Challenger Cup 2. Apesar da polêmica, a equipe venceu a UnderDogs por 2 a 1 na abertura da competição.


Continue depois da publicidade

(Imagem: Divulgação/MIBR)

Redação Mais Esports

Equipe de redação do Mais Esports

Matérias relacionadas

Parceiros
Apenas para maiores de 18 anos, aposte com responsabilidade.
Partidas
Resultados
Ultimas Notícias