×





×





×





×





×


Logo MaisEsports
Notícias
Campeonatos
Outros
Mais Esports

CS:GO: “Cedo ou tarde vamos precisar regulamentar os esports”, diz FalleN

CS:GO

A fala da ministra Esporte Ana Moser não caiu bem na comunidade nacional de esporte eletrônico. Diversas personalidades criticaram as respostas da ministra. Gaules disse que o setor não precisa do governo, e FalleN pediu diálogo. 

FalleN, inclusive, fez uma fala extensa em uma transmissão ao vivo, na qual coloca seus pontos de vista sobre o assunto. Para o Verdadeiro, é importante estabelecer o diálogo e ter uma regulamentação da área no Brasil.

FalleN durante a iem rio major 2022
Foto: ESL

Primeiramente, FalleN começou dizendo que o assunto é complicado, mas defendeu a regulação da prática no Brasil. O Verdadeiro ainda citou a Dinamarca como exemplo de investimento na área.

Eu acho que esse é um assunto meio complicado de entrar porque a molecada costuma confundir muito as coisas, assim como confundiram também quando eu recebi do antigo presidente falando sobre essas coisas de games. Eventualmente, cedo ou tarde, a gente vai precisar ter regulações do esporte eletrônico no país. Já está acontecendo em outros países como a Dinamarca, que está fazendo um bom trabalho de base com a molecada na escola, já formando times de base e enxergando o esporte eletrônico como uma realidade.

Na sequência, o Professor falou que pessoas em postos de poder precisam entender “o Brasil na totalidade” e criticou o fato da ministra Ana Moser não considerar o pensamento de toda a comunidade.

Pessoas que estão na posição de poder e estão cuidando de pastas como essa, precisam entender o Brasil na totalidade. Muito se fala que esse governo que chegou ao poder sobre tentar ver todos os lados da moeda. É verdade, tem que ser assim mesmo. Se alguém entra nessa pasta e entra com a noção dela sem pesquisar, sem considerar o que as pessoas pensam, sem considerar coisas que elas não conhecem, elas arriscam fazerem coisas que não fazem sentido.

imagem de ana moser, ministra do esporte com uma placa com seu nome e cargo na frente
Foto: Reprodução

FalleN ainda defendeu um diálogo com a apresentação de ideias e do próprio cenário do esporte eletrônico e de que é importante as ações serem reguladas para ajudar os profissionais da área.

Quem sabe com diálogo, apresentando as ideias seja possível mostrar a outra face do esporte eletrônico. É importante ter ações reguladas, e abre oportunidades de fazer coisas bacanas no esporte eletrônico. Leis que ajudam profissionais e atletas que estão começando e leis que ajudem as empresas a investirem nesse mundo. Existem várias leis no Brasil que acabam incentivando que empresas participem de eventos, sendo patrocinadores. 

A regulação continuou no pensamento de FalleN, mas pontuou que a fala da ministra do Esporte irá atrasar o cenário e alguns sentidos. Segundo o capitão da Imperial, a regulação permite o crescimento de determinada área.

Quando você tem coisas reguladas, quando você permite essas coisas, tudo vai crescer. Mas o esport vem crescendo bem. Acho que ele vem traçando seu caminho no mundo todo e no Brasil. Esse pequeno contratempo vai nos atrasar em alguns sentidos, mas, por outro ponto de vista, acabam atrapalhando menos.

fallen no rmr americas 2022 para o iem major rio 2022
Foto: Josip Brtan/HLTV

FalleN voltou a defender o diálogo da sociedade com o governo sobre o esporte eletrônico. Para o Verdadeiro, a intenção é mostrar a realidade dos esports àquelas pessoas que possuem pouco conhecimento da indústria.

Da nossa parte que conhecem os games e quem é fã, cabe a gente, positivamente, tentar fazer diálogo e mostrar uma realidade que outras pessoas não conhecem e está tudo bem. Ninguém conhece tudo. A gente vai gradualmente lidando com essa pauta.

Por fim, FalleN citou Kim Kataguiri (União-SP), deputado federal por São Paulo, como um dos únicos políticos que tocam no assunto no Congresso Nacional.

Tem alguns políticos que defendem essa bandeira. Eu mesmo me solidarizei bastante com o Kim Kataguiri, que é um cara que fala bastante sobre os games na Câmara dos Deputados. Ele fez um bom trabalho no último mandato dele. Até fui polemizado quando disse estar na torcida para fazer um bom trabalho. Dos que conheço, é um dos poucos que falam sobre essa pauta.

Bruno Martins

por Bruno Martins

Publicado em 11 de janeiro de 2023 • Editado há mais de 1 ano

Matérias Relacionadas
CS:GO
Os 21 melhores documentários sobre esports – LoL, Dota 2, CS, VALORANT e outros
CS:GO

Os 21 melhores documentários sobre esports – LoL, Dota 2, CS, VALORANT e outros

O Mais Esports preparou uma lista com os 21 melhores documentários de esports para se assistir. Tem sobre LoL, Dota 2, VALORANT, CS e mais!

Há 5 meses
CS2
CS: KSCERATO é o 19° melhor jogador do mundo na lista HLTV 2023
CS2

CS: KSCERATO é o 19° melhor jogador do mundo na lista HLTV 2023

O jogador KSCERATO, da FURIA, foi eleito o 19° melhor jogador do mundo em 2023 pela HLTV; é a quarta aparição seguida dele na lista.

Há 5 meses
CS2
CS: FalleN terá casamento transmitido na Twitch; veja como assistir
CS2

CS: FalleN terá casamento transmitido na Twitch; veja como assistir

Veja como assistir ao casamento de FAlleN e Letícia diretamente na Twitch. O astro dos esports brasileiros transmitirá toda a cerimônia.

Há 5 meses
CS:GO
CS:GO: TACO não tinha salário na LG quando venceu 1º Major
CS:GO

CS:GO: TACO não tinha salário na LG quando venceu 1º Major

TACO disse que não recebia salário quando ganhou o primeiro título do Major com Luminosity; veja o que mais disse o jogador.

Há 7 meses
CS:GO
CS:GO: Valve colocou nome errado de TACO no troféu do Major
CS:GO

CS:GO: Valve colocou nome errado de TACO no troféu do Major

Duas vezes campeão do Major, TACO revelou que a desenvolvedora do Counter-Strike, a Valve, escreveu seu nome errado no troféu do Major

Há 7 meses
CS:GO
CS:GO: Com FalleN, analista elege os 5 melhores IGL da história
CS:GO

CS:GO: Com FalleN, analista elege os 5 melhores IGL da história

A admiração de FalleN vai além do cenário nacional. Para Pimp, o Verdadeiro foi o terceiro maior IGL da história do CS:GO.

Há 8 meses

















































Campeonatos Atuais