×





×





×





×





×


Logo MaisEsports
Notícias
Campeonatos
Outros
Mais Esports

Os 21 melhores documentários sobre esports – LoL, Dota 2, CS, VALORANT e outros

CS:GO

Está nas férias e sem o que fazer? Quer entender mais um pouco do cenário de esportes eletrônicos? O Mais Esports preparou uma lista com os 21 melhores documentários de esports do momento!

Nossa seleção inclui produções que contam a história de alguns dos maiores times do mundo, bem como de campeonatos de LoL, CS, Dota 2, VALORANT, Starcraft, Super Smash Bros e mais!

State of Play (2013) – Starcraft

Este documentário de esports conta a história de um dos jogos mais antigos de esports, Starcraft: Brood War, seguindo três histórias distintas: um jogador veterano no auge, um jovem talentoso aspirando ao sucesso e um novato em uma equipe conhecida.

The Smash Brothers (2013) – Super Smash Bros

Um dos documentários de esports mais elogiados pelos fãs de jogos de lutas. Ele é focado no Super Smash Bros., um dos jogos mais populares da comunidade de jogos de luta (FGC). A série, financiada coletivamente, segue seis jogadores profissionais e o torneio EVO 2013.

Free To Play (2014) – Dota 2

Talvez o documentário de esports mais popular devido à sua exibição na Netflix. Acompanha três jogadores profissionais de Dota que superam adversidades pessoais, pressões familiares e as realidades da vida para competir em um torneio de $1.000.000 que pode mudar suas vidas para sempre.

The Celebrity Millionaires of Competitive Gaming (2015) – Geral

Documentário de esports feito pela VICE que retrata as competições de jogos eletrônicos, com foco na Coreia do Sul, um importante centro de talentos dos esports.

FGC: Rise of the Fighting Game Community (2016) – Geral

Documentário de esports é ideal para fãs de jogos de luta, com foco na Evolution Championship Series (EVO) e um balanço geral sobre o futuro da categoria.

Team Liquid – Breaking Point (2016) – LoL

Este documentário segue a equipe de League of Legends da Team Liquid em 2016 e mostra o desempenho dela na LCS.

É tido por muitos como um dos melhores documentários de esports já feitos devido à abordagem super direta e sem censuras, mostrando os bastidores de uma equipe de esports e abordando temas como saúde mental e estresse competitivo.

7 Days Out EP6: League of Legends (2018) – LoL

Parte da série da Netflix ‘7 Days Out’, este documentário cobre a semana que antecede as finais do primeiro split da LCS 2018, focando tanto nos aspectos de produção do torneio quanto na vida pessoal dos jogadores envolvidos.

Assista 7 Days Out na Netflix. 

Rainbow Six Siege: Em Busca da Vitória (2019) – Rainbow Six

Documentário que acompanha três jogadores profissionais de alto nível, incluindo o brasileiro Leo “ziGueira” Duarte, em sua jornada pelo título do Six Invitational 2019, um dos eventos mais icônicos de Rainbow Six Siege.

Against the Odds (2019) – Dota 2

Tido por muitos como um dos melhores documentários de esports, o Against the Odds narra a incrível jornada da equipe OG, que de azarões se tornaram campeões do The International 18 em Dota 2, superando todas as expectativas.

One Last Try | G2 (2020) – LoL

Esse documentário mostra a trajetória da G2 no Worlds 2020, um ano após a equipe ter conseguido chegar à final da competição. O documentário também foca no peso no campeonato, que seria o último da lendária line-up com Wunder, Jankos, Caps, Perks e Mikyx jogando juntos.

CBLOL 2020 – A história como foi (2020) – LoL

Em meio a pandemia do COVID-19 e uma chuva que alagou todo o estúdio, o CBLOL (Campeonato brasileiro de LoL) precisou dobrar o trabalho para manter o torneio acontecendo e superar todos esses problemas. O documentário mostra os bastidores de tudo isso até a grande final do segundo split.

Fight for First: Excel Esports (2021) – LoL

Documentário sobre a Excel Esports de League of Legends, que saiu de uma posição de “azarão” para o título na LEC. Após uma temporada ruim em 2019, a organização recebe uma série de investimentos e busca deixar o seu legado.

Assista na HBO Max. 

Ready Up (2022) – CS:GO

Este documentário explora a trajetória dos principais jogadores de Counter-Strike, destacando ⁠karrigan⁠, ⁠cadiaN⁠ e device⁠. O longa analisa o impacto da pandemia no mundo do CS e ressalta a importância de competições presenciais, oferecendo uma visão profunda sobre os desafios e as dinâmicas do cenário competitivo de CS:GO.

Fnatic Valorant: Year One (2022) – VALORANT

Esse documentário mostra toda a trajetória de entrada da Fnatic no VALORANT. Boaster, Mistic, Derke, Doma, Magnum e Mini relembram o primeiro ano de jogo competitivo e refletem sobre o que é preciso para se tornar um campeão.

VCT Documentary Series (2022) – VALORANT

Um dos primeiros documentários de esports do VALORANT. Ele aborda todo o ano competitivo de 2022 com os três principais torneios internacionais do ano: Masters Reykjavík , Masters Copenhagen e Champions Istanbul, esse que inclusive teve o time brasileiro LOUD como campeão.

LOUD Valorant: Campeã Mundial da Champions (2022) – VALORANT

Documentário feito pelo time brasileiro LOUD que retrata toda a jornada e bastidores do time de VALORANT composto por Aspas, Sacy, Less, Saadhak e paNcada até o inédito título mundial no Champions Istanbul.

Game and Glory (2023) – CS:GO

“Game and Glory” é um documentário que mergulha no lado pessoal dos jogadores s1mple, KSCERATO e cadiaN no IEM Major Rio, o primeiro Major de CS:GO que aconteceu no Brasil e também considerado um dos melhores de todos os tempos.

DRX: The Ryse (2023) – LoL

Documentário que mostra toda a trajetória da DRX até o título mundial de LoL em 2022. A equipe chegou como uma das menos favoritas, conseguiu chegar na final e desbancou a T1, time que todos apostaram que seria o campeão naquele ano.

Inside the Rift – paiN Gaming (2023) – LoL

Um dos documentários de esports brasileiro mais elogiados em 2023, Inside The Rift mostra toda a rotina semanal da paiN Gaming, um dos maiores times do CBLOL e que busca quebrar a maldição do 2° lugar na competição. A série mostra todo o clima da equipe entre momentos ruins e retomadas na competição.

LOUD LOL: Qual o segredo? (2023) – LoL

Outro documentário da LOUD, dessa vez mostrando os bastidores do terceiro título consecutivo da organização no CBLOL, o campeonato brasileiro de LoL. A LOUD foi a primeira organização a conseguir tal feito na história do torneio.

Faker Inside (2023) – LoL

Documentário lançado pela T1 em que aborda os 10 anos de carreira de Faker, considerado o maior jogador de LoL de todos os tempos. É mostrado desde a infância do jogador até o seu quarto título mundial, um marco histórico em sua trajetória.

Bônus – League of Legends: A Origem

Documentário que narra a história do sucesso do League of Legends, desde seus primeiros passos como uma simples demo até se tornar um dos principais títulos do cenário competitivo.

Bônus – Arcane: Bridging the Rift

Documentário que mostra os bastidores da criação da série Arcane, feita pela Riot e Netflix. A série, ambientada no universo do League of Legends, foi um verdadeiro sucesso de audiência.

Bruno Rodrigues

por Bruno Rodrigues

Publicado em 31 de dezembro de 2023 • Editado há 7 meses

Matérias Relacionadas
CS:GO
Os 21 melhores documentários sobre esports – LoL, Dota 2, CS, VALORANT e outros
CS:GO

Os 21 melhores documentários sobre esports – LoL, Dota 2, CS, VALORANT e outros

O Mais Esports preparou uma lista com os 21 melhores documentários de esports para se assistir. Tem sobre LoL, Dota 2, VALORANT, CS e mais!

Há 7 meses
CS2
CS: KSCERATO é o 19° melhor jogador do mundo na lista HLTV 2023
CS2

CS: KSCERATO é o 19° melhor jogador do mundo na lista HLTV 2023

O jogador KSCERATO, da FURIA, foi eleito o 19° melhor jogador do mundo em 2023 pela HLTV; é a quarta aparição seguida dele na lista.

Há 7 meses
CS2
CS: FalleN terá casamento transmitido na Twitch; veja como assistir
CS2

CS: FalleN terá casamento transmitido na Twitch; veja como assistir

Veja como assistir ao casamento de FAlleN e Letícia diretamente na Twitch. O astro dos esports brasileiros transmitirá toda a cerimônia.

Há 7 meses
CS:GO
CS:GO: TACO não tinha salário na LG quando venceu 1º Major
CS:GO

CS:GO: TACO não tinha salário na LG quando venceu 1º Major

TACO disse que não recebia salário quando ganhou o primeiro título do Major com Luminosity; veja o que mais disse o jogador.

Há 8 meses
CS:GO
CS:GO: Valve colocou nome errado de TACO no troféu do Major
CS:GO

CS:GO: Valve colocou nome errado de TACO no troféu do Major

Duas vezes campeão do Major, TACO revelou que a desenvolvedora do Counter-Strike, a Valve, escreveu seu nome errado no troféu do Major

Há 9 meses
CS:GO
CS:GO: Com FalleN, analista elege os 5 melhores IGL da história
CS:GO

CS:GO: Com FalleN, analista elege os 5 melhores IGL da história

A admiração de FalleN vai além do cenário nacional. Para Pimp, o Verdadeiro foi o terceiro maior IGL da história do CS:GO.

Há 9 meses

















































Campeonatos Atuais