O dia 21 de agosto é especial para os amantes do CS:GO. Nesse dia, há 11 anos, em 2012, a atual versão do jogo foi lançada pela Valve. Essa foi a quarta edição da franquia, que está no coração dos jogadores há quase 23 anos.
A sequência de Counter-Strike: Source foi desenvolvida em conjunto pela Valve Corporation e Hidden Path Entertainment. No lançamento, o jogo estava disponível para Windows, OS X, Xbox 360. Uma versão para PlayStation 3 foi lançada exclusivamente para o público dos EUA. O Linux também ganhou uma versão, lançada em setembro de 2014.
FELIZ ANIVERSÁRIO, CS:GO! ✨🥳
O jogo que trouxe a união das comunidades do 1.6 e do Source está celebrando hoje o seu 11º aniversário!👏 pic.twitter.com/N8NQEKULTY
— Mais Esports CS (@maisesportscsgo) August 21, 2023
Desenvolvimento e lançamento do CS:GO
Inicialmente, o CS:GO era para ser um porte do Counter-Strike: Source para consoles, como tentou fazer a Hidden Path. No entanto, a Valve constatou a oportunidade de se fazer um jogo novo, mais completo e iniciou o desenvolvimento do que seria o CS:GO em março de 2010, mais de dois anos antes do lançamento.
Revelado ao público geral em agosto de 2011, o Beta do CS:GO começou no fim de novembro de 2011 para apenas 10 mil pessoas. Durante a fase de testes, a Valve convidou jogadores profissionais para testarem o jogo e dar seus feedbacks. A empresa anunciou o lançamento oficial na E3 2012.
Atualizações ao longo dos anos
A Valve não lançou o CS:GO e deixou para lá. Ao longo de sua história, a empresa modificou muito o jogo, que até parece outro ao olhar para o passado e comparar. Os gráficos melhoraram um pouco, skins foram adicionadas, áudio dos armamentos foram incrementados, etc.
Em 13 de agosto de 2013, a Valve lançou a atualização “Arms Deal”, onde introduziu algo que todos os jogadores amam: as skins. Com isso, a empresa colocou as loot boxes no jogo e também as microtransações, já que para abrir as caixas era (e ainda é) necessário comprar chaves virtuais para abri-las. A introdução das skins fomentou o mercado dos cosméticos na Steam e também fora dela. A economia virtual do CS:GO tornou-se muito sólida.
Em outubro de 2014, os kits de música foram introduzidos ao Counter-Strike. Os kits substituem as músicas padrões do jogo por canções de artistas convidados pela Valve. Se um jogador é destaque em uma rodada, por exemplo, a música que ele escolheu tocará para todos os presentes no servidor.
Novembro de 2014 foi o mês em que a Valve adicionou 44 missões de campanha multijogador e também um diário de estatísticas para o player poder ver seus desempenhos nas partidas que jogou. Já em 2018, o CS:GO passou a ser gratuito na Steam e ganhou o modo “Danger Zone”, que não é muito popular.
Em 2021, o CS:GO recebeu mais atualizações importantes. Foi criado o modo de jogo competitivo com partidas mais curtas de 18 rodadas. O Mata-Mata passou a ser Free-For-All.
11 anos e o término de uma era
Apesar do grande sucesso, o CS:GO deixará de existir. Isto porque a Valve anunciou em março de 2023 o Counter-Strike 2, uma atualização gigante do CS:GO com novo motor gráfico, sistema de sub-ticks, melhoria e remake em mapas, incremento no sistema de áudio e utilitários mais realistas.
A Valve afirmou que o CS 2 será lançado no verão do hemisfério norte, quando é inverno no Brasil. No entanto, a empresa não divulgou nenhuma data oficial e a comunidade apenas especula possíveis datas de lançamento, mas nada oficial.