A Valve anunciou na última quinta-feira (3) o fim do sistema de franquias no Counter-Strike. Em nota, a desenvolvedora afirmou que as organizadoras de torneio “não terão mais relações comerciais exclusivas” com as organizações.
No mesmo dia, a ESL e BLAST, que usam o sistema atualmente, se pronunciaram sobre a questão nas redes sociais. As empresas confirmaram que vão adaptar seus torneios para a nova realidade imposta pela Valve.
No Twitter, Urich Schulze, vice-presidente de ecossistemas de jogos da ESL, afirmou que a ESL está trabalhando para ajustar seus torneios para a nova realidade e que a partir de 2025, todas as competições serão baseadas em classificação/eliminatórias. Além disso, Schulze revelou que a receita, também a partir de 2025, será divida entre as equipes.
Todas as competições serão baseadas em classificação/eliminatórias a partir de 2025. Implementando a visão que a Valve compartilhou conosco, estamos trabalhando em ajustes em nossos eventos. Mudaremos nosso modelo de compartilhamento de receita do torneio de equipes selecionadas para todas as equipes participantes a partir de 2025.
We will shift our tournament revenue sharing model from selected teams to all teams participating starting in 2025. We will announce more details on this in the coming months.
— Ulrich Schulze (@theflyingdj) August 3, 2023
A BLAST também concordou com a mudança no ecossistema competitivo do CS:GO. Em nota, a empresa afirmou que irá permanecer como campeonato de Tier-S no futuro.
O BLAST permanecerá parte integrante do Tier-S do Counter-Strike neste novo ecossistema aberto. Estamos mais entusiasmados do que nunca para continuar a inovar a experiência de visualização de esports e levar torneios para todos os cantos do mundo.
— BLAST Premier 💥 (@BLASTPremier) August 3, 2023