O RMR das Américas será realizado em Estocolmo, Suécia, e a escolha do local de disputa do torneio gerou surpresas em muitos torcedores. No entanto, Ulrich Schulze, vice-presidente da ESL, revelou o motivo para que o campeonato fosse parar no país nórdico: a questão dos vistos dos jogadores.
Em seu Twitter, o comentarista Moses criticou o fato do RMR das Américas não ser realizado no continente. O profissional falou em abandono do cenário das Américas por parte do organizador do torneio.
The fact that the Americas RMR doesn’t take place in the Americas is insane. How is a region so foundational to CS just entirely abandoned that we can’t get a qualifier to Valve’s sponsored world championship.
— Jason O’Toole (@MosesGG) August 24, 2022
“O fato do RMR das Américas não acontecer nas Américas é insano. Como uma região tão fundamental para o CS:GO está completamente abandonada, não conseguimos realizar as seletivas do campeonato mundial patrocinado pela Valve”, disse Moses.
Schulze respondeu o comentarista no próprio Twitter com os motivos que levaram a ESL a levar o RMR das Américas para a Suécia. Segundo o executivo, o RMR estava marcado para ser realizado nos EUA “até algumas semanas atrás”, mas que a organizadora teve que fazer a alteração “devido aos atuais tempos de espera para agendamento de vistos”.
We had planned to host it in the US until a few weeks ago, but had to move it when it became clear that due to current waiting times for visa appointments many SA players would not get visa in time, so we had to resort to a location that would work on short notice.
— Ulrich Schulze (@theflyingdj) August 24, 2022
“Muitos jogadores da América do Sul não conseguiram o visto a tempo, então tivemos que recorrer a um local que funcionaria em curto prazo”, completou Schulze.
O executivo da ESL finalizou ao citar a importância de sediar eventos nas regiões de onde são as equipes, mas que ter todas na disputa era o objetivo.
Entendemos a importância de sediar eventos na região onde as equipes estão sediadas, por isso nosso plano original era fazer exatamente isso – mas é mais importante que todas as equipes possam se qualificar para o Major e não sejam prejudicadas por problemas de visto.
We understand the importance of hosting events in the region where teams are based, hence our original plan to do exactly that – but ultimately it is more important that all teams can qualify for the Major and are not hindered by visa issues.
— Ulrich Schulze (@theflyingdj) August 24, 2022
O RMR das Américas será disputado entre os dias 5 e 9 de outubro na cidade de Estocolmo, capital da Suécia. Ao todo, 16 equipes vão disputar seis vagas no IEM Major Rio 2022.