×





×





×





×





×


Logo MaisEsports
Notícias
Campeonatos
Outros
Mais Esports

CS:GO: fox projeta futuro da MIBR: “Eles têm talento e espírito de sacrifício certos para voltarem ao topo”

CS:GO

fox
fox, da Giants, durante a BLAST Pro Series Madrid (Foto: João Ferreira/BLAST Pro Series)

Ricardo “fox” Pacheco se lembra com orgulho de quando recebeu o convite para ser jogador temporário da SK Gaming. Em 2016, o veterano atuou pelo então time número um do mundo durante as finais da segunda temporada da ECS e o Eleague Atlanta Major.

“Ser convidado para jogar com aquela que era a melhor equipe do mundo foi uma grande felicidade. Qualquer jogador se sentiria lisonjeado e feliz pela oportunidade”, relembrou fox em entrevista ao Mais Esports.

Na ocasião, o português foi escolhido para substituir Lincoln “fnx” Lau – movido para o banco de reservas. Pela SK, fox foi semifinalista das finais da ECS e do Eleague Atlanta Major. Após o evento, em fevereiro de 2017, ele encerrou seu período com os brasileiros – que passaram a jogar juntos de João “felps” Vasconcellos.

O período com fox é lembrado com carinho também pelos jogadores brasileiros. Ao ser eleito o melhor jogador do mundo em 2017, Marcelo “coldzera” David escolheu o major com fox como “a melhor memória” daquele ano.

“Ele foi um pessoa incrível, nos ajudou a lembrar quem éramos. […] fox nos deu o prazer de jogar CS de volta e lembrou cada jogador do time do potencial que eles tinham para serem os melhores do mundo. Para mim, 50% de todas as vitórias do ano pertencem a ele, por toda a ajuda que ele nos deu”, disse o brasileiro em entrevista à HLTV.

Questionado sobre qual foi a ajuda que deu a SK, fox foi modesto.

“Apenas tentei dar o meu melhor e encaixar-me bem na equipe, ajudar ao máximo. Quando fui jogar com eles eu já era um jogador experiente, tal como eles, e tentei fazer o máximo possível pela equipe. Eles são excelentes jogadores e pessoas, aprendi muito mais com eles do que eles comigo, com certeza. São [alguns] dos melhores de sempre a jogar este jogo”, afirmou.

Apesar dos elogios de fox, a agora MIBR tem tido um desempenho abaixo do esperado desde o ano passado. Para o veterano, é difícil arrumar uma resposta para a fase de Gabriel “FalleN” Toledo e companhia.

“Eles têm o talento e o espírito de sacrifício certos para voltarem ao topo. Sinceramente, não sei o que tem faltado. Mas, sei que vão trabalhar a 200% para voltar ao nível que já conseguiram ter anteriormente. Com ajuda do zews agora, penso que têm tudo para melhorar e voltar a um nível de excelência”, afirmou fox.

BLAST PRO SERIES MADRID

Pouco mais de dois anos após o período com a SK, fox passou por várias equipes internacionais, como Dignitas, Team Kinguin e Tempo Storm. Em outubro de 2018, porém, o jogador decidiu voltar às raízes e integrar a Vodafone Giants – equipe formada por jogadores portugueses.

Com a Giants, fox ainda não conseguiu alcançar grandes voos até o momento. A principal aparição da equipe foi na última etapa da BLAST Pro Series, em Madri, onde a Giants venceu a seletiva ibérica do torneio.

A equipe terminou a competição na lanterna, com uma vitória em cinco mapas. Voltando a jogar um torneio tier 1 depois de muito tempo, fox se viu em um bom nível.

“Penso que individualmente tive alguns mapas melhores e outros piores, mas no geral penso que estive em um bom nível. Coletivamente estivemos muito bem. Muito bem mesmo. Mas, cometemos alguns erros que a este nível não se pode cometer”, afirmou.

Torcida portuguesa da Giants marca presença na BLAST Pro Series Madrid (Foto: Joe Brady/BLAST Pro Series)

O ponto alto foi a vitória contra a Ninjas in Pyjamas, além da presença massiva da torcida portuguesa – no melhor estilo torcida organizada. Apesar da campanha não ter sido a melhor possível, a Blast Pro Series Madrid ficará na memória.

“Sem dúvida [foi um dos momentos mais marcantes da carreira]. Por tudo. Por estar num torneio deste nível com uma equipe totalmente portuguesa, pela presença dos nossos fãs, tudo o que foi envolvido. Sem dúvida, [foi] um momento incrível na minha carreira”, afirmou.

FUTURO LUSO-BRASILEIRO

E a conexão Brasil – Portugal ainda segue viva no pensamento de fox. A relação entre os dois países no Counter-Strike vem de longa data e o awper não descartou voltar a jogar com brasileiros no futuro.

“Não sei se será possível [jogar com brasileiros]. Mas, porque não? Eu estaria receptivo a isso, com certeza. A minha experiência com jogadores brasileiros foi fantástica e não há qualquer barreira linguística. Apesar disso, a barreira geográfica complica as coisas”, finalizou.

Roque Marques

por Roque Marques

Publicado em 30 de maio de 2019 • Editado há quase 5 anos

Matérias Relacionadas
CS:GO
Os 21 melhores documentários sobre esports – LoL, Dota 2, CS, VALORANT e outros
CS:GO

Os 21 melhores documentários sobre esports – LoL, Dota 2, CS, VALORANT e outros

O Mais Esports preparou uma lista com os 21 melhores documentários de esports para se assistir. Tem sobre LoL, Dota 2, VALORANT, CS e mais!

Há 4 meses
CS2
CS: KSCERATO é o 19° melhor jogador do mundo na lista HLTV 2023
CS2

CS: KSCERATO é o 19° melhor jogador do mundo na lista HLTV 2023

O jogador KSCERATO, da FURIA, foi eleito o 19° melhor jogador do mundo em 2023 pela HLTV; é a quarta aparição seguida dele na lista.

Há 4 meses
CS2
CS: FalleN terá casamento transmitido na Twitch; veja como assistir
CS2

CS: FalleN terá casamento transmitido na Twitch; veja como assistir

Veja como assistir ao casamento de FAlleN e Letícia diretamente na Twitch. O astro dos esports brasileiros transmitirá toda a cerimônia.

Há 4 meses
CS:GO
CS:GO: TACO não tinha salário na LG quando venceu 1º Major
CS:GO

CS:GO: TACO não tinha salário na LG quando venceu 1º Major

TACO disse que não recebia salário quando ganhou o primeiro título do Major com Luminosity; veja o que mais disse o jogador.

Há 6 meses
CS:GO
CS:GO: Valve colocou nome errado de TACO no troféu do Major
CS:GO

CS:GO: Valve colocou nome errado de TACO no troféu do Major

Duas vezes campeão do Major, TACO revelou que a desenvolvedora do Counter-Strike, a Valve, escreveu seu nome errado no troféu do Major

Há 7 meses
CS:GO
CS:GO: Com FalleN, analista elege os 5 melhores IGL da história
CS:GO

CS:GO: Com FalleN, analista elege os 5 melhores IGL da história

A admiração de FalleN vai além do cenário nacional. Para Pimp, o Verdadeiro foi o terceiro maior IGL da história do CS:GO.

Há 7 meses

















































Campeonatos Atuais