A Esports Integrity Comission (ESIC) fez alterações nas punições aplicadas aos brasileiros Apoka e guerri. A entidade recalculou as punições usando como base uma nova fórmula. A Valve, no entanto, parece que não irá utilizar os novos “pontos de deméritos” em seus campeonatos.
ESIC’s Statement relating to the Independent Appeal Panel findings on two appeals lodged by Mr. Alessandro “Apoka” Marcucci and Mr. Nicholas “Guerri” Nogueira in July 2022.
Read here: https://t.co/rRS7kB6yo0 pic.twitter.com/sDbUSp7nHf
— ESIC (@ESIC_Official) August 5, 2022
A ESIC divulgou uma nota sobre o fato na manhã desta sexta-feira (5). No comunicado, a entidade afirmou que o advogado Luiz Felipe Maia entrou com o recurso para guerri e Apoka no último dia 5 de julho para avaliar as sanções da ESIC com as sanções da Valve.
O recurso foi feito fora do prazo legal, mas o comissário exerceu seu poder para permitir o recurso fora do prazo. Isso aconteceu porque o executivo entendeu que “as sanções aplicadas pela Valve haviam distorcido o efeito pretendido das sanções da ESIC”.
A ESIC comunicou os resultados à Valve “na esperança de que a editora ajustasse suas sanções de acordo” com o novo método de cálculo. No entanto, a nota da ESIC afirmou que “a resposta inicial da Valve indica que eles não farão esse ajuste”. A entidade pediu à Valve que considerasse uma mudança sua posição.
Com a mudança de cálculo, Apoka e Guerri poderiam atuar na IEM Major Rio 2022. Apoka tinha oito pontos de deméritos e passou para 1,2; ante com cinco pontos, com a apelação, guerri passou a ter dois pontos.
- Veja também: IEM Major Rio 2022: fnx diz que não jogará o torneio